Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/509
Tipo do documento: Dissertação
Título: Alteridade e subjetivação nas redações nota mil do ENEM: uma questão de autoria
Autor: Sousa, Maria das Dores Ozório de
Primeiro orientador: Silva, Tarcilane Fernandes da
Resumo: Pensar no processo avaliativo do Enem, sobretudo nas redações, faz-nos observar o peso que esse exame tem na vida daqueles que nele se inscrevem, já que se configura como um mecanismo, por vezes o único, de ingressar na Educação Superior em universidades públicas, por meio do Sisu, e nas privadas, através do ProUni e Fies. Dada a relevância atribuída à redação na pontuação final do exame, propusemo-nos a investigar a autoria em redações nota mil do Enem, do ano de 2020, constituindo o corpus desta pesquisa, tomando como base a Análise Materialista do Discurso. Integrada ao rol de competências do ENEM até o ano de 2019, a autoria, vista nessa perspectiva discursiva, se configura como uma posição assumida no texto que permite o sujeito trazer do seu repertório discursos para a produção textual, no entanto, com a retirada dessa noção do quadro de competências, vemos um acontecimento discursivo (Pêcheux, 2015) em torno do conceito de modo a provocar mudanças ao conceber as redações. Investigamos aqui o gesto de escrita do aluno com nota máxima, que consegue assumir essa posição dentro do texto, tendo em vista que sempre será imputado uma autoria às produções textuais (Orlandi, 2020). Para tanto, apoiamo-nos em produções de Pêcheux (1997; 1999; 2011; 2014) ao tratar de noções caras à AD, como formações discursivas e ideológicas, formações imaginárias, antecipações e condições de produção; Orlandi (2005; 2007; 2013; 2017), a respeito dos gestos de leitura e de interpretação do aluno; Pacífico (2012) que abordou a autoria nas redações de sujeitos-candidatos, bem como dissertações e teses, além de outros autores que contribuíram com esta investigação. Percebemos que a autoria no ENEM parte de um gesto condicionado, influenciado pelos textos motivadores, que funcionam como um bloco de sentidos, que permitem os dizeres que devem ser acionados pelo candidato, que busca a posição-autor de acordo com sua pontuação na competência III.
Abstract: Thinking about the evaluative process of Enem, especially in the essays, makes us observe the weight that this exam has in the lives of those who register for it, since it is configured as a mechanism, sometimes the only one, to enter Higher Education in public universities, through Sisu, and in private ones, through ProUni and Fies. Given the relevance attributed to the essay in the final score of the exam, we proposed to investigate authorship in Enem's essays with a score of a thousand, from the year 2020, constituting the corpus of this research, based on the Materialist Discourse Analysis. Integrated into the set of competencies of ENEM until the year 2019, authorship, seen from this discursive perspective, is configured as a position taken in the text that allows the subject to bring discourses from their repertoire for textual production. However, with the removal of this notion from the set of competencies, we see a discursive event (Pêcheux, 2015) around the concept in order to provoke changes in conceiving the essays. Here, we investigate the writing gesture of the student with the maximum score, who manages to assume this position within the text, considering that authorship will always be attributed to textual productions (Orlandi, 2020). To do so, we rely on Pêcheux's productions (1997; 1999; 2011; 2014) when dealing with notions dear to AD, such as discursive and ideological formations, imaginary formations, anticipations, and production conditions; Orlandi (2005; 2007; 2013; 2017), regarding the reading and interpretation gestures of the student; Pacífico (2012) who addressed authorship in essays of candidate-subjects, as well as dissertations and theses, in addition to other authors who contributed to this investigation. We realize that authorship in ENEM stems from a conditioned gesture, influenced by motivating texts, which function as a block of meanings, allowing the statements that must be activated by the candidate, who seeks the author-position according to their score in competency III.
Palavras-chave: Autoria
Alteridade
Subjetivação
Redações
ENEM
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: Sousa, Maria das Dores Ozório de. Alteridade e subjetivação nas redações nota mil do ENEM: uma questão de autoria. 2024. 107f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/509
Data de defesa: 27-Mai-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo1,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.