Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/57
Tipo do documento: Dissertação
Título: A relação entre música e palavra: uma análise das canções de Chico Buarque e Tom Jobim
Título(s) alternativo(s): The relationship between music and words: an analysis of songs by Chico Buarque and Tom Jobim
Autor: Torres, Alfredo Werney Lima
Primeiro orientador: Bezerra Filho, Feliciano José
Resumo: Esta dissertação objetiva estudar as relações entre palavra e música na canção popular brasileira. Para tanto, escolhemos a obra de Chico Buarque e Tom Jobim, dois importantes compositores da história da música popular brasileira, por terem dilatado as possibilidades de articulações entre o sistema de signos verbal e o musical. Das canções compostas em parceria por eles, selecionamos três (“Retrato em branco e preto”, “Imagina” e “Sabia”), pelo fato de que nelas a relação entre letra e melodia mostrou-se de forma mais patente. Tomamos como base os estudos de melopoética de Solange Ribeiro de Oliveira e, principalmente, a semiótica da canção, teoria erigida pelo músico e professor Luiz Tatit. Estas teorias nos permitiram compreender a construção de sentido do discurso dos dois cancionistas de forma mais coesa e abrangente. Isto porque, em nossa análise, contemplamos tanto os elementos linguísticos quantos os musicais, pois entendemos que a leitura de um texto de uma canção fora da sua estrutura musical pode gerar efeitos de sentido diferentes de quando a ouvimos com todos os seus componentes. A partir da audição analítica das canções selecionadas e da pesquisa bibliográfica, pudemos perceber que as composições de Chico Buarque e Tom Jobim se pautam por uma rigorosa articulação entre palavra e música, o que gera uma organicidade estética, um resultado estilístico homogêneo. Além disso, trata-se de composições que dialogam intensamente com a moderna literatura brasileira, mormente no que concerne ao uso de coloquialismos e prosaísmos, à busca de uma simplicidade, à utilização de uma linguagem mais concisa e visual e a inserção da ironia e da paródia.
Abstract: This work aims at studying the relations undertaken between word and music in Brazilian popular song. Therefore, we chose the works of Tom Jobim and Chico Buarque , two fundamental composers in the history of MPB ( Brazilian Popular Music), for having expanded the possibilities of articulation between the system of verbal and musical signs. Out of all the songs they composed we selected three (“Retrato em Branco e Preto”, "Imagina" and "Sabiá"), by the fact that in them the relation between lyrics and melody proved more patent. We have taken as basis the studies of Solange Ribeiro de Oliveira on melopoetics, and especially the semiotic of the song , theory raised by the musician and professor Luiz Tatit. The theories used allowed us to understand the meaning construction of the speech of the two composers more cohesive and comprehensive. This is because, in our analysis, we contemplate both the linguistic and musical elements, we understand that reading a text of a song out of its musical structure may generate effects of meaning different from when we listen to it with all its components. From the analytical hearing of the selected songs and bibliographical research, we realized that the work of Tom Jobim and Chico Buarque is guided by a strict connection between word and music, which generates an aesthetic organicity, a homogeneous stylistic result. Furthermore, they are compositions which dialogue intensely with the modern Brazilian literature, especially with regard to the use of colloquialisms and prosaisms, the search for simplicity, the use of a more concise and visual language and the insertion of irony and parody.
Palavras-chave: Canção Popular
Melopoética
Semiótica da Canção
Chico Buarque
Tom Jobim
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: TORRES, Alfredo Werney Lima. A relação entre música e palavra: uma análise das canções de Chico Buarque e Tom Jobim. 2013. 123 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/57
Data de defesa: 17-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons