???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/60
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Palavra e imagem: uma leitura de Marginal à Esquerda, de Angela Lago |
Título(s) alternativo(s): | Word and image: a reading Marginal à Esquerda, Angela Lago. |
Autor: | Cunha, Jane Virginia da Rocha |
Primeiro orientador: | Carvalho, Diógenes Buenos Aires de |
Resumo: | Esta dissertação analisa a relação palavra e imagem no livro ilustrado, levando em consideração a importância da leitura da imagem como um recurso indispensável para a formação dos jovens leitores. O trabalho parte do pressuposto de que a educação para a imagem faz-se necessária, pelo fato de ser uma ferramenta que colabora para conquistar os mais jovens, estimulando sua criatividade, imaginação, despertando-os para a leitura e, assim, ampliando seus horizontes de expectativas. A presente pesquisa demonstra que as modalidades de análise da relação texto e imagem no livro híbrido ajudam na apreensão das diferentes acepções suscitadas por ele. Para o corpus deste estudo, foi escolhida a obra Marginal à esquerda, de Angela Lago e para a análise, as categorias de apreciação texto e imagem de Nicolajeva e Scott (2011), bem como os critérios de leitura de ilustração propostos por Camargo (1995), Oliveira (2008) e Linden (2011). A abordagem inicia com reflexões acerca da literatura juvenil, ressaltando suas especificidades, bem como a de seu público alvo, o leitor jovem. São apresentados os elementos utilizados para a leitura da imagem e por sua vez, como ela se relaciona com a palavra. Para a aplicação desses aspectos ao corpus da pesquisa, foram escolhidos os critérios considerados mais relevantes na obra selecionada. Nessa perspectiva, a proposta dissertativa evidencia que os critérios citados facilitam a compreensão das diferentes linguagens, colaborando com o leitor no sentido de que ele compreenda o significado que elas buscam representar. |
Abstract: | This dissertation analyzes the existing relations between word and image in the picture book, taking into consideration the importance of image reading as an indispensable resource for the formation of young readers. The work starts from the assumption that education for the image it is necessary, because it is a tool that contributes to win the younger ones interest, stimulating their creativity, imagination, waking them to reading and thus broadening their expectations horizons. This work shows that analytical methods of text and image relation in the hybrid book help in the apprehension of different meanings raised by itself. For this work corpus, it was chosen the title Marginal à esquerda, by Ângela Lago, and for the analysis, the appreciation categories text and image, by Nicolajeva and Scott (2011), as well as the illustration reading criteria proposed by Camargo (1995), Oliveira (2008) and Linden (2011). The approach begins with reflections on youth literature, emphasizing its particularities as well as their target audience, the young reader. Then, elements used for reading the image are presented, and in turn, how they relate with the word. For the implementation of these aspects to the research corpus, the criteria considered most relevant in the selected work were chosen. From this perspective, the essay proposal shows that the above criteria facilitate the comprehension of the different languages, collaborating with the reader in the sense that he understands the meaning they seek to represent. |
Palavras-chave: | Literatura Juvenil Marginal à Esquerda Palavra Imagem Leitura |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | CUNHA, Jane Virginia da Rocha. Palavra e imagem: uma leitura de Marginal à Esquerda, de Angela Lago. 2016. 124 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso. |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/60 |
Data de defesa: | 31-Mar-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format |
---|
This item is licensed under a Creative Commons License