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Tipo do documento: Dissertação
Título: Carta do leitor no ensino fundamental: apropriação de elementos do gênero e de estratégias linguísticas da sequência argumentativa
Título(s) alternativo(s): Reader's letter in elementary school: appropriation of the genre elements and language strategies of the argumentative sequence
Autor: Rocha, Antônia Cláudia de Carvalho
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: O presente trabalho tem como tema a produção textual a partir do estudo do gênero carta de leitor, está delimitado aos alunos do 8º ano de uma escola municipal localizada no município de Santo Antônio de Lisboa-PI. A temática desenvolvida procura se adequar à linha de pesquisa do Profletras Leitura e Produção Textual: diversidades e práticas docentes. O problema que se tem diante do tema é: as atividades de produção textual contempladas pelo livro didático dão suporte suficiente para que o aluno possa se apropriar efetivamente da produção do gênero carta de leitor? Portanto, a hipótese é de que trabalhar os gêneros textuais utilizando como recurso apenas o livro didático pode não ser suficiente para que os alunos possam se apropriar de um gênero. Na construção da pesquisa, o objetivo geral se constitui em investigar a apropriação do gênero carta de leitor em contexto escolar. De maneira mais específica: a) caracterizar o gênero carta de leitor; b) verificar o tratamento que o livro didático dar ao gênero carta de leitor; c) reconhecer os elementos estruturais e linguísticos do gênero carta de leitor nas produções textuais dos alunos feitas a partir das atividades sugeridas pelo livro didático; d) propor uma sequência didática como metodologia de trabalho centrada no gênero carta de leitor. A pesquisa justifica-se dentre outros motivos, por tratar do trabalho com o gênero carta enquanto gênero textual que circula na sociedade e há uma constante necessidade e interesse de estudantes na produção do mesmo, além de ser indicado pelos PCNs como gênero a ser trabalhado no segundo ciclo do Ensino Fundamental. A base teórica que fundamenta a pesquisa parte dos estudos de Bakthin (1997) e Bronckart (2003) para o estudo de gêneros numa perspectiva sociointeracionista da linguagem. Tem também como aparato teórico para discutir sequência textual e argumentação, as ideias de Adam (2011), Koch (2011), Reboul (2004), dentre outros. E como apoio teórico e metodológico no estudo e composição da proposta de intervenção, as pesquisas de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Costa-Hübes (2008 e 2012). Ao final dessa pesquisa, podemos verificar que a abordagem sobre a carta de leitor, feita pelo livro didático para a produção de texto e consequente apropriação do gênero, não foi adequada em relação a alguns itens que compõem a estrutura do gênero como o vocativo, a referência à matéria lida, a saudação final, além da limitação no uso de elementos linguísticos característicos da sequência argumentativa, como os operadores argumentativos e a presença relevante de outras sequências como a narrativa e a expositiva no texto que foi orientado para a construção da sequência argumentativa, cabendo assim a indicação de uma proposta de intervenção para posteriores trabalhos com o respectivo LD e com o gênero carta de leitor.
Abstract: This work has as its theme the text production from the study of gender card reader, is delimited to 8th graders from a public school in the municipality of Santo Antonio de Lisboa-PI. The developed thematic looking suit the research area of Profletras Reading and Textual Production: diversity and teaching practices. The problem that has on the theme: the text production activities contemplated by textbook give enough support so that the student can effectively appropriate the production of gender card reader? Therefore, the hypothesis is that working the genres using as a resource only the textbook may not be sufficient to allow students to take ownership of a genre. The construction of research, the overall goal is constituted to investigate the appropriation of the genre reader letter in schools. More specifically: a) characterize the genre drive letter; b) verify the treatment that the textbook give the genre drive letter; c) recognize the structural and linguistic elements of the genre reader letter in the textual productions of the students made from the activities suggested by the textbook; d) to propose a didactic sequence as work methodology focused on gender drive letter. The research is justified among other reasons, to treat the work with gender letter as genre circulating in society and there is a constant need and interest of students in the production of the same, and is indicated by the NCPs as kind to be worked on second primary school cycle. The theoretical basis underlying the research part of Bakhtin studies (1997) and Bronckart (2003) for the study of gender in socio-interactionist perspective of language. Also has the theoretical apparatus to discuss textual and argument sequence, Adam's ideas (2011), Koch (2011), Reboul (2004), among others. And as a theoretical and methodological support in the study and composition of the proposed intervention, the research Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and Costa Hübes (2008 and 2012). At the end of this research we can see that the approach on the drive letter, made by textbook for text production and subsequent appropriation of the genre, it was not appropriate for some items that make up the gender structure as the vocative, the Referring to read field, the final salutation, beyond the limitation on the use of characteristic linguistic elements of the argument sequence as the argumentation operators and significant presence of other sequences as narrative and expository text that was instructed to construct the argument sequence thus fitting the appointment of an intervention proposal for further work with their LD and gender drive letter.
Palavras-chave: Gênero Textual
Carta do Leitor
Sequência Argumentativa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: ROCHA, Antônia Cláudia de Carvalho. Carta do leitor no ensino fundamental: apropriação de elementos do gênero e de estratégias linguísticas da sequência argumentativa. 2015. 116 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/69
Data de defesa: 31-Aug-2015
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