???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/71
Tipo do documento: Dissertação
Título: O texto poético na sala de aula: uma proposta de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The poetic text in the classroom: a proposal of reading with students in the 9th grade of elementary school
Autor: Furtado, Carlos César Gonçalves
Primeiro orientador: Brito, Stela Maria Viana Lima
Resumo: O texto poético, seguramente, não tem tido o lugar que merece no ensino de língua portuguesa, uma vez que se faz pouco presente em sala de aula e quando isso ocorre, é explorado de maneira geralmente ineficaz, sendo restrito à análise linguística e pouco explorado em seus elementos semânticos e estéticos. A arte poética desempenha nas sociedades humanas um papel essencial, seu caráter de universalidade e sua linguagem peculiar fazem dela uma presença marcante. O aspecto afetivo que emana do texto poético merece atenção, pois a poesia é expressão do sentimento, emanação da alma e voz do coração. Dessa forma, a afetividade que a permeia deve também pontuar o trabalho que com ela se realiza. Este trabalho examina como o texto poético vem sendo trabalhado no contexto escolar e verifica a relevância deste na formação crítica, humanística e leitora dos alunos do ensino fundamental. Demonstra, ainda, a contribuição do ensino de poesia para o letramento literário dos alunos, propondo estratégias metodológicas para se trabalhar a leitura de poesias em sala de aula, por meio de práticas que proporcionem a interação entre o leitor e o texto. Possibilita, ainda, aos alunos uma leitura crítica do texto poético, de maneira a compreender o seu contexto e formas estruturais, proporcionando a reflexão desse gênero e vivências através de oficinas que favoreçam a sua utilização como elemento sedutor à formação do leitor. A metodologia adotada contou com a pesquisa bibliográfica, qualitativa do tipo descritiva. Para tanto, realizou-se um projeto de pesquisa com a leitura do texto poético em sala de aula em uma escola da rede estadual de ensino, em Teresina-Piauí, com alunos na faixa etária entre 13 e 18 anos. O trabalho consistiu de aulas de leitura de poesias organizadas em sequências didáticas. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas e questionários. A fundamentação teórica adotada compreende bibliografia referente aos estudos de Paz (2012), Borges (2000), Gebara (2012), Bosi (2000 e 2010), Cândido (1996), Cosson (2014), Kleiman (2013), Solé (1998), e algumas pesquisas que abordam a temática da leitura e o texto poético.
Abstract: The poetic text surely has not had the place it deserves in portuguese language teaching since it makes little present in the classroom and when it occurs, it is explored generally unavailable way, being restricted to linguistic analysis and little explored in their semantics and esthetics elements. The poetic art performs in human societies an essential function, its universal character and its peculiar language make it a striking presence. The affective aspect emanating from the poetic text deserves attention, because poetry is feeling of expression, emanation of the soul and voice of the heart. In this way, the affectivity that permeates should also punctuate the work with which it is done. This paper examines how the poetic text has been working in the school context and verify the relevance of this the critical formation, humanistic and reading of elementary school students. It demonstrates, even, the poetry teaching contribution for literary literacy of students, proposing methodological strategies to work the reading poetry in the classroom, by means of practices that provide interaction between the reader and the text. It also enables to the students a critical reading of the poetic text. So that to understand its context and structural forms, providing the reflection of this genre and living experiences through workshops that favoring its use as a seductive element of the reader formation. The methodology adopted counted on the bibliographic search, qualitative descriptive type. For this, we carried out a research project with the reading of the poetic text in the classroom at a school in the state school system, in Teresina-Piauí, with students aged between 13 and 18 years. The work consisted of poetry reading classes organized in didactic sequences. They were used as data collection instruments, interviews and questionnaires. The theoretical foundation adopted understands bibliography referring to studies by Paz (2012), Borges (2000), Gebara (2012), Bosi (2000 e 2010), Candido (1996), Cosson (2014), Kleiman (2013), Solé (1998), and some researches that approach on the theme of reading and poetic text.
Palavras-chave: Texto Poético
Leitura
Estratégias
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: FURTADO, Carlos César Gonçalves. O texto poético na sala de aula: uma proposta de leitura com alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2015. 145 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/71
Data de defesa: 17-Aug-2015
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação CompletaTexto completo5,96 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons