Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/73
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura do livro de literatura: examinando o letramento literário no espaço da sala de aula
Título(s) alternativo(s): Reading literature book: examining the literary literacy in the classroom space
Autor: Freitas, Hilda Mendes da Silva
Primeiro orientador: Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu
Resumo: Esta dissertação tem por tema as práticas de leitura do texto literário, mais especificamente, as práticas que favorecem o desenvolvimento da subjetividade dos alunos e contribuem para o letramento literário.Tendo em vista que o trabalho com o texto literário nas aulas de Língua Portuguesa é fundamental para garantir a formação e o desenvolvimento de leitores e escritores proficientes, atualmente, práticas de leitura nessa perspectiva têm sido tema de várias discussões no contexto de ensino de língua materna. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivos investigar a compreensão do texto literário por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, mais especificamente, apresentar uma proposta de prática de leitura que favoreça o desenvolvimento da subjetividade e o letramento literário. No percurso metodológico foi desenvolvida uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, tendo como procedimento o estudo de campo. A coleta de dados ocorreu a partir da realização de uma sondagem acerca do contato dos alunos com o objeto livro fora do ambiente escolar; da observação das atividades de leitura literária e textos propostos pelo Livro Didático de Língua Portuguesa adotado para o 6º ano de uma escola pública de Teresina-PI e aplicação de uma atividade diagnóstica, que possibilitou a observação do desempenho dos alunos ao realizarem as atividades de compreensão, construção e de linguagem do texto literário, investigando se o que propõe o Livro Didático adotado pela escola atende às necessidades de leitura dos alunos do referido ano, com vistas ao desenvolvimento da subjetividade e ao letramento literário. A partir dos dados que foram coletados elaborou-se uma proposta de leitura contemplando o leitura do livro de literatura infantil e direcionada aos alunos do nível de escolarização em foco. O estudo se fundamentou em Cosson (2014; 2010); Bortoni-Ricardo (2013); Graça Paulino (2010); Girotto e Souza (2010); Hansen (2005); Candido (2004); Lerner (2002); Soares (1998); Terzi (1995), dentre outros. Os resultados evidenciam que apesar do texto literário está presente no Livro Didático de Língua Portuguesa, essa presença precisa ser ampliada com outros textos, com sugestões de atividades e principalmente inserindo a leitura do livro de literatura no cotidiano das aulas com vistas ao letramento literário, o que justifica a apresentação da proposta de prática de leitura na culminância deste trabalho.
Abstract: The theme of this dissertation is the literary text reading practices, more specifically, the practices that favor the development of subjectivity of students and contribute to the literary literacy. Considering that working with the literary text in Portuguese language classes is fundamental to ensure the formation and the development of proficient readers and writers currently reading practices in this perspective have been the subject of several discussions in the Portuguese language teaching context. In this sense, this study aims to investigate the understanding of literary text for students of the 6th grade of elementary school, more specifically, elaborate a reading practice that favors the development of subjectivity and the literary literacy. In the methodological approach was developed a descriptive research of qualitative nature, with the field study procedure. Data collection was carried out from conducting the probe into the contact of students with the book object outside the school environment; from observation of activities texts and literary reading proposed by the Portuguese language book adopted for the 6th year of a public school in Teresina-PI and implementing a diagnostic activity, which allowed the observation of student performance when making the comprehension activities, construction and literary text language, investigating if what proposing the textbook adopted by the school, meets the reading needs of students in this school grade, aiming to the development of subjectivity and literary literacy. From the data that was collected was drawn up a reading proposal from the book of children's literature and targeted students in the level of education in focus. The study was based on Cosson (2014, 2010), Bortoni-Ricardo (2013) Graça Paulino (2010), Girotto and Souza (2010), Hansen (2005), Candido (2004), Lerner (2002), Soares (1998), Terzi (1995), among others. The results show that despite inside of the literary text in the textbook of Portuguese, this presence needs to be expanded with other texts, with suggestions for activities, and especially inserting the reading of literature book in daily classes, aimed at literary literacy. Which justifies the presentation of reading practice proposed in the culmination of this wor
Palavras-chave: Leitura
Texto Literário
Livro Didático de Língua Portuguesa
Letramento Literário
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: FREITAS, Hilda Mendes da Silva. Leitura do livro de literatura: examinando o letramento literário no espaço da sala de aula. 2015. 153 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/73
Data de defesa: 24-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo3,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons