???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/743
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma análise dos enunciados presentes em atividades com tirinhas no livro didático do 3° ano do ensino médio de língua portuguesa da coleção português contemporâneo: diálogo reflexão e uso |
Autor: | Carvalho, Maria das Dores Licindo de |
Primeiro orientador: | Gomes, Francisco Wellington Borges |
Resumo: | O livro didático é um recurso muito utilizado por professores e alunos. Nas escolas, professores, frequentemente, se utilizam dessa ferramenta para disseminarem conhecimentos e informações. Estes materiais estão repletos de textos multimodais, entre eles, as tirinhas. No entanto, nem sempre as atividades didáticas relacionadas a esses textos se inserem no contexto dos multiletramentos, tampouco com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Desse modo, neste estudo buscamos compreender estratégias relacionadas aos multiletramentos nos enunciados das atividades propostas para as tirinhas de um livro didático de Língua Portuguesa. Para tanto, como autores basilares do trabalho, estão: o Grupo de Nova Londres (1996), norteando o estudo a partir da perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos. Com base nos 4 movimentos pedagógicos propostos pelo GNL, esse estudo busca entender como o livro do 3° no do Ensino Médio, da Coleção Português Contemporâneo: Diálogo, Reflexão e Uso, se apropria desses quatro movimentos nos enunciados das atividades propostas aos textos das tirinhas nelas contidas. A partir disso, temos como objetivo geral: identificar os movimentos pedagógicos proposto pelo GNL (1996); bem como analisar como o LD se apropria destes movimentos para alcançar ao objetivo geral da pesquisa. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, bibliográfico/documental. Os resultados demonstraram que, em geral, os enunciados das atividades didáticas das tirinhas privilegiam as práticas pedagógicas voltadas ao ensino da linguagem verbal, muitas vezes, usando os componentes visuais das tirinhas como pretextos, pois os enunciados não apresentam reflexões mais complexas que extrapolem a estrutura textual. Os resultados revelaram também que as tirinhas apresentam potencial para os multiletramentos caso as atividades fossem adaptadas pelo professor em sala de aula, contextualizando o texto conforme as necessidades reais do alunado. |
Abstract: | The Textbook is a resource widely used by teachers and students. In schools, teachers often use this tool to disseminate knowledge and information. These materials are full of multimodal texts, including comic strips. However, the teaching activities related to these texts are not always included in the context of multiliteracies, nor with the National Common Curricular Base (BNCC, 2017). Therefore, in this study we seek to understand strategies related to multiliteracies in the statements of activities proposed for the comic strips in a Portuguese language textbook. To this end, the main authors of the work are: The New London Group (1996), guiding the study from the perspective of multiliteracies pedagogy. Based on the 4 pedagogical movements proposed by GNL, this study seeks to understand how the Book for the 3rd year of high school in the collection Contemporary Portuguese: Dialogue, Reflection and Use appropriates these four movements in the statements of the activities proposed to the texts of the comic strips contained therein. From this, the general objective is to identify the pedagogical movements proposed by GNL (1996) and analyze how LD appropriates these movements to achieve the general objective of the research. We carried out qualitative bibliographic/documentary research. The results demonstrated that in general, the statements of didactic activities in the comic strips favor pedagogical practices aimed at teaching verbal language, often using the visual components of the strips as pretexts, as the statements do not present more complex reflections that go beyond the textual structure. The results also revealed that the comic strips have potential for multiliteracies, if the activities were adapted by the teacher in the classroom, contextualizing the text according to the students' real needs. |
Palavras-chave: | Multiletramentos Tirinhas Livro didático |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | CARVALHO, Maria das Dores Licindo de. Uma análise dos enunciados presentes em atividades com tirinhas no livro didático do 3° ano do ensino médio de língua portuguesa da coleção português contemporâneo: diálogo reflexão e uso. 2024. 91 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/743 |
Data de defesa: | 28-May-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa.pdf | Texto Completo | 3,05 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.