Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/74
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Margarida Maria Silva-
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.date.accessioned2016-11-03T12:20:41Z-
dc.date.issued2015-08-05-
dc.identifier.citationMIRANDA, Margarida Maria Silva. A escrita ortográfica de alunos do 6º ano: a motivação fonológica para os erros produzidos. 2015. 189 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/74-
dc.description.resumoOs erros ortográficos produzidos por alunos dos diferentes anos do Ensino Fundamental têm sido objeto de inúmeras pesquisas conduzidas a partir de suas diferentes motivações. Para esta dissertação, o problema colocado foi considerando, especificamente, os erros ortográficos produzidos em decorrência do apoio na oralidade, por que eles ainda são produzidos por alunos do 6º ano, quando o esperado seria a inexistência dos mesmos, a se considerar a evolução do processo de aprendizagem pela qual já passaram esses alunos? O apoio na oralidade é fator determinante para os erros motivados fonologicamente? Desta forma, este estudo teve por objetivo geral relacionar os erros ortográficos produzidos por alunos do 6º ano do ensino fundamental aos processos fonológicos, evidenciando-se o contexto fonológico que mais favorece as suas ocorrências. Como objetivos específicos elegeu-se inventariar os erros ortográficos produzidos pelos alunos; investigar, através da fonologia, a motivação para a produção dos erros encontrados; finalmente, elaborar uma proposta de intervenção que possa contribuir para a diminuição da incidência de erros ortográficos, por apoio na oralidade, na produção escrita dos alunos. A pesquisa foi realizada com a produção escrita de 21 alunos, com idade entre dez e quatorze anos, da única turma de 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual, na cidade de Teresina-Pi. A pesquisa realizada tem natureza quantitativa-qualitativa. Os dados foram levantados no período de tempo correspondente a todo o segundo semestre letivo do ano de 2014, quando realizaram-se atividades para a coleta do corpus, constituído da amostra de produções escritas espontâneas dos alunos, textos ditados e textos imagéticos para a construção de textos verbais. Estudos sobre os erros ortográficos produzidos por alunos conduzem a duas possibilidades: os erros relacionados ao sistema ortográfico; a segunda, erros relacionados à fonologia, aos processos fonológicos. É nessa segunda linha de estudo que se propôs essa pesquisa, quando foram estudados os segmentos fônicos da língua e a estrutura da sílaba no português brasileiro (PB), como também os processos fonológicos que influenciam a escrita. Foram feitas referências aos estudos de Camara Jr. (1991), Bisol (1999,2005), Da Hora (2009), Miranda (2009, 2010, 2012) quando do estudo da fonologia das vogais, consoantes, processos fonológicos e estrutura silábica. Para tanto, foram importantes os estudos da teoria autossegmental. Os estudos de Lemle (1995), Morais (2010, 2011) Cagliari (1999), Miranda (2009, 2010, 2012) dentre outros, subsidiaram essa pesquisa, quanto ao tratamento dos erros ortográficos e ao ensino-aprendizagem da ortografia.por
dc.description.abstractThe orthographic errors produced by students of different elementary school years have been object of several studies conducted from their different motivations. To this dissertation, the problem posed was considering specifically the orthographic errors produced as result of support in orality, why they are still produced by students of the 6th grade of elementary school, when the expected would be their absence, considering the evolution of the learning process through which they have passed these students? The support in orality is determinant for errors phonologically motivated. Thus, the general aim of this study is relate orthographic errors produced by students of the 6th grade of elementary school to the phonological processes, evidencing the phonological context that most favors their occurrences. As specific aims, was elected to inventory the orthographic errors produced by students; investigate, through the phonology, the motivation for the production of the errors found; finally, prepare a intervention proposal that can contribute to reducing the incidence of orthographic errors, for support in the oral, in written production of students. The research was carried out with the written production of 21 students, aged between ten and fourteen years old, of an only class of 6th grade of elementary school of state public schools in the city of Teresina-PI. The research has quantitative and qualitative nature. The data were collected in the corresponding time period the entire second semester of 2014, when activities were made to collect the corpus, consisting of sample of written productions spontaneous of the students, dictated texts and imagery texts for building texts verbal. Studies about the orthographic errors made by students, leading to two possibilities: errors related to the orthographic system; the second, errors related to phonology, to the phonological processes. It is this second study line that proposed this research, It is in this second study line that is proposed this research, on which the phonic segments of the language and the structure of the syllable were studied in the Brazilian Portuguese (BP), as well as the phonological processes that influence the writing. References were made to studies of Camara Jr. (1991), Bisol (1999, 2005), Da Hora (2009), Miranda (2009, 2010, 2012) when studying the phonology of vowels, consonants, phonological processes and syllabic structure. Therefore, it was important studies of autosegmental theory. Studies of Lemle (1995), Morais (2010, 2011) Cagliari (1999), Miranda (2009, 2010, 2012) among others, subsidized this research, regarding the treatment of orthographic errors and teaching-learning of orthography.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-11-03T12:20:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTACAO MESTRADO VERSAO FINAL 07 OUT 2015.pdf: 4378216 bytes, checksum: 542bfa6d1ff173430e2491c95224d3e5 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-03T12:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTACAO MESTRADO VERSAO FINAL 07 OUT 2015.pdf: 4378216 bytes, checksum: 542bfa6d1ff173430e2491c95224d3e5 (MD5) Previous issue date: 2015-08-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectProcessos Fonológicospor
dc.subjectOrtografiapor
dc.subjectErros Ortográficospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA escrita ortográfica de alunos do 6º ano: a motivação fonológica para os erros produzidospor
dc.title.alternativeSpell writing students of the 6th year: phonological motivation for errors producedeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa4,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons