Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/75
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura nas aulas de língua portuguesa: uma abordagem sociocognitiva
Título(s) alternativo(s): Reading in Portuguese language classes: A socio-cognitive approach
Autor: Santos, Valnecy Oliveira Corrêa
Primeiro orientador: Lopes, Iveuta de Abreu
Resumo: Este trabalho investiga a competência leitora de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem de leitura. Assim, a leitura, atividade de interação social, através da qual a cena enunciativa é (re)construída, tornou-se objeto de estudo. Parto do pressuposto de que (i) a leitura proposta com base em objetivos previamente definidos concorre para a compreensão do leitor. (ii) Durante as atividades de leitura, os alunos utilizam estratégias cognitivas e metacognitivas. (iii) As inferências cumprem um papel importante para a compreensão de textos durante atividades de leitura individual e mediada. A pesquisa é de natureza qualitativa interpretativista, através da qual se focaliza a leitura enquanto processo e tem como sujeitos trinta e dois alunos de oitavo ano do ensino fundamental de uma escola comunitária, localizada no município de Vargem Grande – Ma. Utilizo como instrumento de coleta de dados, exercícios realizados pelos alunos em atividades individuais e em grupo, além dos protocolos verbais. Neste âmbito, são apresentados conceitos de cognição, sociocognição, metacognição, esquema, contexto e inferência através dos quais os processos e estratégias envolvidos no ato de ler são tematizados, à luz dos estudos realizados por Smith (1999), Dehaene (2012), Kleiman (2011, 2013, 2013) e Marcuschi (2008). Busco estabelecer uma relação entre teoria e prática, durante as atividades de pesquisa. Para tanto, observo a relação autor, texto e leitor, em processo de escolarização e o desenvolvimento sociocognitivo do educando, bem como a competência leitora dos alunos em atividades de leitura subsidiadas por objetivos previamente estabelecidos. Analiso as estratégias cognitivas e metacognitivas utilizadas pelos alunos nas atividades de leitura, observando o papel da produção de inferências na compreensão, durante atividades de leitura individual e mediada. A análise dos dados favoreceu constatar que (i) os alunos encontram dificuldade para realizar atividades individuais de leitura, devido a concepção que eles têm do ato de ler, a falta de objetivos definidos para leitura e por não compreenderem que o uso de estratégias é condicionado pelos objetivos do leitor. (ii) apesar das dificuldades de compreensão, os alunos utilizam estratégias cognitivas e metacognitivas durante as atividades de leitura e (iii) quando leem motivados, produzem inferências e estas favorecem a compreensão do texto.
Abstract: This work investigates the reader competence of the 8th grade students of the elementary school in the process of teaching and reading learning. Thus, reading, activity of social interaction, through which the enunciative scene is (re) constructed became object of studying. I start from the presupposition that (i) the proposed reading based on previously defined objectives competes to the understanding of the reader. (Ii) During the reading activities, students use cognitive and metacognitive strategies. (Iii) The inferences play an important role in understanding texts during activities of reading individual and mediated. The research is of qualitative interpretativist nature, through which focalises the reading while process and has as subjects thirty-two students of eighth grade from the fundamental teaching of a communitary school, located in the municipality of Vargem Grande - Ma. I use as data collecting exercises performed by students in individual and group activities, besides the verbal protocols. In this context, are presented cognition concepts, socio-cognition, metacognition, scheme, context and inference through which the processes and strategies involved in the act of reading are thematized in the light of studies realized by Smith (1999), Dehaene (2012), Kleiman (2011, 2013, 2013) and Marcuschi (2008). I search to establish a relation between theory and practice during the research activities. Therefore, I observe the relation author, text and reader, in schooling process and the socio-cognitive development of the student as well as the reading competence of students in reading activities subsidized by previously established goals. I analyze the cognitive and metacognitive strategies used by students in reading activities, observing the role of the inferences production in understanding, during reading activities individual and mediated. The data analysis, made it possible noticing that (i) the students find difficulties to realise individual activities of reading, due to the conception they have of the reading act, the lacking of defined objectives by reading and for not understanding that the use of strategies is conditioned the reader's objectives. (ii) despite the comprehension difficulties, students use cognitive and metacognitive strategies during reading activities and (iii) when they read motivated, produce inferences and these favor the text understanding.
Palavras-chave: Leitura
Estratégias
Compreensão
Inferências
Ensino e Aprendizagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Valnecy Oliveira Corrêa. A leitura nas aulas de língua portuguesa: uma abordagem sociocognitiva. 2015. 142 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/75
Data de defesa: 6-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo2,34 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons