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Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos do 6º ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia
Título(s) alternativo(s): Multiple representations of the phoneme / s / in syllabic attack, writing of students of the 6th year: A sociolinguistic reflection on teaching spelling
Autor: Monção, Cristiane Silva dos Santos
Primeiro orientador: Carvalho, Lucirene da Silva
Resumo: As alterações ou erros ortográficos decorrentes de representações múltiplas são problemas comuns na escrita dos alunos do 6º ano, visto que ainda apresentam dificuldades provenientes da aquisição do ensino da língua escrita. O aluno desse ano por não ter, ainda, apropriado-se completamente da grafia convencionada da língua, quer por motivos relacionados à etapa de alfabetização ou outros quaisquer, imprime na escrita esses erros considerados comuns no processo de aprendizagem, mas que necessitam de atenção no ensino de ortografia. Diante do exposto, este trabalho intitulado “as representações múltiplas do fonema /s/ em ataque silábico na escrita de alunos do 6º ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia” objetiva analisar os erros decorrentes das representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos, assim como os fatores que possibilitam essas ocorrências, refletindo sobre a apropriação do sistema ortográfico e a prática de ensino de ortografia sob uma perspectiva sociolinguística. Pretende, ainda, discutir os princípios do sistema ortográfico e o ensino de ortografia, identificando que estratégias ou princípios são utilizados na escolha de letras que representam o fonema /s/ no ato da escrita, categorizando as situações de erros de múltiplas representações do fonema /s/, verificando em quais contextos há maior produção de erros, apresentando estratégias que auxiliem na minimização dessa ocorrência na produção escrita dos alunos. Com base nos objetivos, caracterizou-se como uma pesquisa exploratória e descritiva. Com relação aos procedimentos técnicos, adotaram-se as pesquisas de campo e bibliográfica e quanto à análise e interpretação de dados é de cunho quantitativo e qualitativo. Para a coleta de dados desta pesquisa foram aplicados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário de sondagem de leitura e escrita, ditado de palavras conhecidas, ditado de texto, ditado imagético, atividade de palavras lacunadas, e produção de texto espontâneo. Esta pesquisa se sustenta nos estudos sociolinguísticos de Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), no suporte teórico acerca de fonética e fonologia, especificamente, na constituição silábica discutida por Bisol (2005), Câmara Jr. (2001), Collischonn (2005), Hora (2009), nas pesquisas sobre o sistema alfabético de Scliar-Cabral (2003), Cagliari (1995), nas concepções de ensino de ortografia por Faraco (2010), Morais (2000, 2007), Monteiro (1999), Rego (2007), Nóbrega (2013), acerca das representações múltiplas de Zorzi (1998), dentre outros autores que se têm preocupado com os percalços por que passa o ensino de ortografia na escola e a aquisição da escrita das crianças em fase escolar. Constatou-se, com esse estudo, que os erros motivados pelas representações múltiplas do fonema /s/ em ataque silábico necessitam de atenção no ensino de ortografia, no que se refere aos contextos de regularidades e de irregularidades, e que esse ensino seja delineado de forma reflexiva e sistemática conduzindo o aluno ao aprendizado.
Abstract: Changes or spelling errors due to multiple representations are common problems in writing of the students of the 6th year, as still present difficulties from the acquisition of written language teaching. The student this year for not, yet, completely appropriate the agreed spelling of the language, either for reasons related to literacy step or any others in writing, these errors considered common in the learning process, but need attention in teaching spelling. Given the above, this work titled "Multiple representations of the phoneme / s / in syllabic attack in the writing of students of the 6th year: a sociolinguistic reflection on the teaching of spelling" aims to analyze errors resulting from multiple representations of the phoneme / s / in syllabic attack on students' writing, as well as factors that enable these events, thinking on the appropriation of the spelling system and the practice of teaching spelling in a sociolinguistic perspective. It also intends to discuss the principles of the spelling system and the teaching of spelling, identifying what strategies or principles are used in choosing letters representing the phoneme / s / in the act of writing, categorizing situations of errors of multiple representations of the phoneme / s /, checking in what contexts there is more production of errors, presenting strategies that help to minimize this occurrence in the written production of the students. Based on the objectives, it was characterized as an exploratory and descriptive research. Regarding the technical procedures it was adopted field research and literature and the analysis and interpretation of data is quantitative and qualitative nature. For data collection of this research the following data collection instruments were applied: reading and writing survey questionnaire, dictation of known words, text and imagery, fill in the blanks activity, and spontaneous text production. This research is based on sociolinguistic studies of Bortoni-Ricardo (2005, 2008, 2014), the theoretical support about phonetics and phonology, specifically in syllabic constitution discussed by Bisol (2005), Câmara Jr. (2001), Collischonn (2005 ), Hora (2009), in research on the alphabetic system of Scliar-Cabral (2003), Cagliari (1995), the spelling teaching concepts by Faraco (2010), Morais (2000, 2007), Monteiro (1999) Rego (2007), Nóbrega (2013), about the multiple representations of Zorzi (1998), among other authors who have been concerned about the mishaps experienced by the teaching of spelling in school and the acquisition of the writing of schoolchildren. It was found, with this study, the errors motivated by multiple representations of the phoneme / s / in syllabic attack need attention in the teaching of spelling, in relation to the contexts of regularities and irregularities, and that teaching is reflective and systematic, driving the student to learning.
Palavras-chave: Ensino de Ortografia
Erros Ortográficos
Representações Múltiplas do Fonema /S/ em Ataque Silábico
Sociolinguística Educacional
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MONÇÃO, Cristiane Silva dos Santos. As representações múltiplas do fonema /s/, em ataque silábico, na escrita dos alunos do 6º ano: uma reflexão sociolinguística sobre o ensino de ortografia. 2015. 140 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/78
Data de defesa: 25-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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