Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/81
Tipo do documento: Dissertação
Título: A produtividade do gênero tira cômica em atividades de compreensão leitora com alunos do 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The productivity of the genre becomes comic in activities of reading comprehension with students of the 6th grade.
Autor: Falcão, Karpgianne Medeiros
Primeiro orientador: Lima, Silvana Maria Calixto de
Resumo: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) defendem, como um dos princípios básicos do ensino de língua portuguesa, que a prática da leitura em sala de aula deve ocorrer utilizando gêneros presentes nas situações comunicativas diárias. Várias pesquisas apontam que o gênero tira cômica é um material de leitura popular entre os alunos, em parte pelo suporte do gênero, que frequentemente é encontrado em revistas com temáticas voltadas às crianças ou jovens, bem como em jornais e na internet. Intui-se que esse tipo de material pode desenvolver no aluno, dentre outras habilidades, a da compreensão leitora de textos que utilizam a linguagem verbo-visual (multimodais). Nesse universo, este trabalho tem o objetivo de investigar a produtividade do gênero tira cômica como estratégia para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 6º ano do ensino fundamental. Quanto aos objetivos e finalidades, esta pesquisa é de cunho descritivo-explicativo; quanto aos procedimentos, é uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública da rede municipal do município de Teresina- PI, envolvendo alunos do 6º ano do ensino fundamental. Na constituição deste trabalho, partiu-se da hipótese de que o trabalho com o gênero tira cômica pode desenvolver a compreensão leitora dos alunos a partir de atividades que explorem o caráter multimodal do respectivo gênero. Dessa forma, buscou-se fundamento em trabalhos filiados à área da Linguística Textual, tais como Koch (2004), Marcuschi (2008), Cavalcante e Custódio Filho (2010), dentre outros. Vergueiro (2012) e Ramos (2011; 2012) também contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento deste trabalho, no que tange à caracterização e funcionalidade do gênero tira cômica. Para as discussões sobre a multimodalidade e estratégias de leitura e ensino, particularmente com o gênero tira cômica, recorreu-se, dentre outros pesquisadores, a Kress e Van Leeuwen (1996), Cavalcante (2013) e Dionísio (2014). A proposta deste trabalho, então, configurou-se por meio da aplicação de uma atividade diagnóstica envolvendo o gênero multimodal tira cômica, para analisar o nível de compreensão leitora dos alunos participantes, destacando algumas categorias relacionadas à leitura do gênero, e, a partir daí, apresentar elementos para a sistematização de uma proposta de trabalho com foco na melhoria do desempenho leitor de textos multimodais dos sujeitos envolvidos. Assim, o presente trabalho está direcionado para uma abordagem qualitativa com análise de dados, culminando com a apresentação de uma proposta de intervenção, baseada no modelo de sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e nas estratégias de leitura propostas por Solé (1998) e Santos et al. (2013).
Abstract: The National Curriculum Parameters (Brazil, 1998) argue, as one of the basic principles of Portuguese language teaching, the practice of reading in the classroom should occur using genres present in everyday communicative situations. Several surveys show that the comic strip genre is a popular reading material among students, in part by genre support, which is often found in magazines with topics geared to children and young people, as well as in newspapers and on the internet. One suspects that such material can develop in students, among other skills, reading comprehension using the verbal-visual language (multimodal). In this universe, this research aims to investigate the productivity of the comic strip genre as a strategy for the development of reading comprehension of students in 6th year of elementary school. As to the objectives and purposes, this research is descriptive and explanatory nature; on procedures, it is a field research conducted in a municipal public school in the city of Teresina PI, involving students from 6th grade of elementary school. In the constitution of this dissertation, the starting point was the hypothesis that working with the comic strip genre can develop the reading comprehension of students from activities that explore the multimodal character of its genre. Thus, we sought to foundation in works in the area of text linguistics such as Koch (2004), Marcuschi (2008), Cavalcante and Custódio Filho (2010), among others. Vergueiro (2012) and Ramos (2011; 2012) also contributed significantly to the development of this work, with respect to the characterization and functionality of the genre comic strip. For discussions on multimodality and reading strategies and teaching, particularly in the genre comic strip, it used, among other researchers, Kress and Van Leeuwen (1996), Cavalcante (2013) and Dionísio (2014). The purpose of this work then set up through the application of a diagnostic activity involving the multimodal genre comic strip, to analyze the level of reading comprehension of the participating students, highlighting some categories related to the reading of the genre, and from there, provide the elements for the systematization of a work proposal focused on improving reading performance of multimodal texts of the subjects involved. The present work is directed to a qualitative approach with data analysis, culminating in the presentation of a proposal for intervention, based on the didactic sequence model of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) and in reading strategies proposed by Solé (1998) and Santos et al. (2013).
Palavras-chave: Multimodalidade Textual
Tira Cômica
Compreensão Leitora
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: FALCÃO, Karpgianne Medeiros. A produtividade do gênero tira cômica em atividades de compreensão leitora com alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2015. 164 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/81
Data de defesa: 28-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo10,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Ficha CatalográficaFicha catalográfica31,94 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons