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Tipo do documento: Dissertação
Título: A concordância verbal no 9º ano do ensino fundamental: variação, norma e ensino
Título(s) alternativo(s): Verbal agreement in the 9th year of elementary school: variation, norm and teaching
Autor: Sousa, Patrícia Resende de
Primeiro orientador: Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu
Resumo: Este trabalho desenvolve-se na linha de pesquisa “Teorias da Linguagem e Ensino”do Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS da Universidade Estadual do Piauí-UESPI e tem por tema o desempenho dos alunos do 9º ano acerca da concordância verbal, com relação à concordância do sujeito com o verbo segundo a norma padrão do Português Brasileiro. Atualmente, o ensino de Língua Portuguesa vem ganhando destaque e o tema Ensino de Gramática tem sido objeto de reflexões em debates de professores, em livros e revistas especializadas, uma vez que o trabalho com a gramática é considerado problemático em todos os níveis de ensino, principalmente, no Ensino Fundamental. Nesse cenário, a concordância verbal é um dos aspectos da gramática normativa importantes a serem observados. A concordância verbal na óptica da gramática normativa apresenta-se sob a formulação de regras excessivas, o que torna o seu ensino muito mecânico e puramente prescritivo. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é investigar o desempenho linguístico dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Piracuruca – PI, com relação ao emprego da concordância do sujeito com o verbo segundo a norma padrão e, mais especificamente, desenvolver uma proposta de ensino que contribua para o desenvolvimento do desempenho linguístico dos alunos acerca da concordância verbal. Para alcançar esses objetivos, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo, que adotou como procedimento a pesquisa de campo. A abordagem teórica do presente estudo fundamenta-se em pressupostos dos seguintes autores: Antunes (2003), Possenti (2006), Cagliari (2009), Travaglia (2009) Neves (2014), Elias (2014). A análise dos dados apontou que a variação existente na aplicação das regras da concordância verbal padrão não ocorre de modo aleatório, mas sim, por motivos ligados a fatores internos à própria língua, uma vez que em alguns cenários, como a anteposição e proximidade do sujeito em relação ao verbo, houve eficácia na realização da concordância verbal padrão. Por outro lado, observa-se que os casos em que não houve o cumprimento às regras da concordância verbal padrão parecem decorrer do próprio funcionamento da língua e dos processos cognitivos envolvidos nos usos que o falante pratica, o que confirmou a hipótese de que a norma padrão da língua deve ser ensinada na escola a partir da inter-relação da gramática normativa com os pressupostos da Linguística, mostrando a existência da variedade linguística. Com isso, justifica-se a elaboração de uma proposta de ensino reflexiva acerca da concordância verbal, já que o acesso à norma padrão da língua amplia o desempenho linguístico dos alunos, favorecendo o desenvolvimento das competências cognitivas para que eles possam fazer um uso consciente dessas regras.
Abstract: This research develops at the field “Language and Teach Theories” of Professional Masters at Letters Program – PROFLETRAS of Piauí State University – UESPI and has as theme the perfomance of 9th grade students about verbal agreement, relative to the subject agreement with verb according to the standard of Brazilian Portuguese. Nowadays, the tutorship of Portuguese language is acquiring featured and the theme Grammar Teaching has been object of reflections at debates of teachers, at books and magazines spcialized, once the work with grammar is considerated problamatic at all levels, above all, at Elementary School. At this scene, the verbal agreement is one of the aspects of normative grammar important to be observed. The verbal agreement from the perspective of normative grammar presents under the formulation of excessive rules, what make its instruction mechanical and purely prescriptive. In this sense, the objective of this study is to investigate the liguistic perfomance of 9th grade of Elementary School students of a public school in Piracuruca – PI, related to the usage of agreement of subject with verb according to the standard and, specifically, develop a teaching purpose that contributes to the developmet of linguistic performance of the students about the verbal agreement. To reach such, it was developed a descritive research, of qualitative nature, wich adopted as procedure the field research. The theorical abording of this study was grounded at the assumptions of these authors: Antunes (2003), Possenti (2006), Travaglia (2009), Neves (2014), Elias (2014). The data analysis show the variation at the aplication of verbal concordance standard rules doesn’t happen of random way, but, for reasons linked to the very language factors, once that some scenes, like the anteposition and proximity of subject relative to the verb, there was effectiveness in achieving the standard verbal agreement. In the other hand, it was observed that the cases which there wasn’t compliance rules to the standard verbal agreement appear during the very functioning of language and cognitive processes involved in the uses that the speaker practices, what has confirmed the hypothesis that the standard of language must be taught at school from interrelation of normative gammar with the liguistic assumptions, evincing the existence of liguistic variety. Therewith, justifies the elaboration of a reflexive teaching purpose around the verbal agreement, since the access to the language educated norms expands the linguistic performance of the students, promoting the development of cognitive competences so they can make the aware use of the rules.
Palavras-chave: Concordância Verbal
Gramática
Ensino
Desempenho Linguístico
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SOUSA, Patrícia Resende de. A concordância verbal no 9º ano do ensino fundamental: variação, norma e ensino. 2015. 105 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/82
Data de defesa: 31-Aug-2015
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