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Tipo do documento: Dissertação
Título: A apropriação do gênero artigo de opinião: um estudo das produções textuais de alunos do 9º ano
Título(s) alternativo(s): The appropriation of the genre of opinion article: a study of the textual productions of 9th grade students
Autor: Melo, Maria Betânea Luz Moura de
Primeiro orientador: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Resumo: Considerando as propostas de trabalho com a Língua Portuguesa em que o gênero textual figura como objeto de ensino, esta dissertação tem por tema a apropriação do gênero artigo de opinião por alunos do 9º ano. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar a apropriação do gênero textual artigo de opinião a partir das produções textuais escritas dos alunos do 9° ano de uma escola pública municipal de Teresina e, mais especificamente, elaborar uma proposta de intervenção que vise a ampliação dos conhecimentos dos alunos acerca do gênero artigo de opinião. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, a partir da observação sistemática do desempenho dos alunos ao produzirem artigos de opinião, analisando que elementos da organização composicional desse gênero textual foram apreendidos pelos alunos ao longo dos anos, como eles organizam a sequência argumentativa, quais operadores argumentativos são utilizados e quais significados eles adquirem nas produções textuais desses alunos. O estudo se fundamentou em Bronckart (1999), Bakhtin (2000), Dolz e Schneuwly (2004), Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Leal e Morais (2006), Toulmin (2006), Marcuschi (2008), Antunes (2009, 2010), Adam (2011), Koch (2011) e nos documentos oficias Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN de Língua Portuguesa (1997), dentre outros. Dentre os resultados, observou-se que os alunos apresentam dificuldades em produzir artigo de opinião porque não se apropriaram efetivamente desse gênero, visto que não estão expostos a eles nem em casa, nem na escola. Assim, não se apercebem que se trata de um gênero mais complexo, que requer determinados cuidados no momento da sua produção, como a consideração do contexto de produção, o planejamento do percurso argumentativo a ser adotado para tal situação comunicativa, bem como a escolha dos operadores argumentativos que orientem o interlocutor para uma determinada conclusão. A falta desse planejamento reflete-se em texto cuja sequência argumentativa se apresenta incompleta ou sem força argumentativa, não conseguindo atingir o objetivo de persuadir o leitor. Observou-se que apesar de os documentos oficiais já estimularem o trabalho com os gêneros argumentativos e os livros didáticos os inserirem como conteúdo, é necessário que o professor planeje um trabalho efetivo com esse gênero, partindo das reais necessidades dos alunos, a fim de possibilitar-lhes condições de manifestar-se com eficiência. Para tanto, elaborou-se uma sugestão de intervenção que busca ampliar os conhecimentos dos alunos acerca desse gênero. Para a proposta das atividades, usou-se o procedimento sequência didática, por considerar-se uma metodologia que contribui para a apropriação de um gênero textual.
Abstract: Considering the research proposals with Portuguese language in which the textual genre acts as a teaching object, this dissertation has as theme to appropriation of the opinion article genre for 9th grade elementary school. In that sense, the overall objective of this study is to analyze the textual productions of the students of a public school in Teresina – PI with a view to prepare a proposal for intervention, through a didactic sequence to broaden their knowledge of the opinion article genre. For such was carried out field research, a qualitative approach, from the systematic observation of student performance to produce opinion articles, analyzing elements of compositional organization of this genre were seized by students over the years, how they organize the argumentative sequence, which argumentative operators are used and what meanings they acquire in the textual productions of these students. The study was grounded on Bronckart (1999), Bakhtin (2000), Dolz and Schneuwly (2004), Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), Leal and Morais (2006), Toulmin (2006), Marcuschi (2008), Antunes (2009, 2010), Adam (2011), Koch (2011) and in official documents National Curriculum Standards – PCN of Portuguese Language (1997), among others. Data analysis identified that most students didn’t appropriate the opinion article genre, didn’t develop a complete prototypical argumentative sequence, but they used properly some argumentative operators at the moment of textual production. It was observed that although official documents already stimulating work with argumentative genres and textbooks insert them as content, it is necessary that the teacher plans an effective work with this genre, from the real necessity of students with a view the conditions enabling them to express themselves effectively through more complex texts. Therefore, was elaborated an intervention proposal that seeks to increase students knowledge about this genre. To propose activities, was used didactic sequence procedure, considering this as methodology that contributes to the appropriation of a textual genre.
Palavras-chave: Gênero Textual
Artigo de Opinião
Sequência Didática
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MELO, Maria Betânea Luz Moura de. A apropriação do gênero artigo de opinião: um estudo das produções textuais de alunos do 9º ano. 2015. 166 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/83
Data de defesa: 28-Aug-2015
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