Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/84
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Beatriz Gonçalves da-
dc.contributor.advisor1Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2016-11-24T16:38:26Z-
dc.date.issued2015-08-31-
dc.identifier.citationSILVA, Beatriz Gonçalves da. Notícia na escola: uma proposta para o ensino na educação básica. 2015. 146 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/84-
dc.description.resumoEssa pesquisa teve por objetivo investigar a produção do gênero notícia em duas turmas do 7º ano de uma escola estadual, na cidade de Bom Jesus-PI. Com isso, identificamos as dificuldades dos discentes com relação a esse gênero. Analisamos também, a abordagem queo livro didático utilizado em sala de aula apresenta a respeito do gênero notícia. Posteriormente, sugerimos uma proposta de intervenção que apresente alternativas para minimizar as dificuldades apresentadas pelos discentes. Algumas questões nortearam esse estudo, em que nos perguntamos sobre se a maneira muitas vezes “superficial” de explorarmos o gênero possibilita a aprendizagem, atendendo assim todas as demandas e exigências que um ensino comprometido com a qualidade deve apresentar. Outra questão foi sobre as dificuldades mais recorrentes com relação à produção do gênero notícia pelos alunos do 7º ano. Diante dessa conjuntura, passamos a pesquisar esta realidade de ensino procurando analisar as dificuldades de ambas as turmas com relação à aprendizagem do gênero notícia. Realizamos, então, as análises de três categorias para investigar a apropriação do gênero: elementos estruturais, elementos linguísticos e sequência narrativa. Nesse sentido, depois de constatado que algo precisava ser proposto em diferentes aspectos do gênero em estudo, sugerimos uma proposta de intervenção, uma Sequência Didática, que objetiva sanar ou, pelo menos, minimizar as dificuldades encontradas. Durante o percurso, estivemos embasados teoricamente por: Bakhtin (1997, 2001), Adam (2011), Bronckart (2003), Marcuschi (2000,2002), Dolz e Schneuwly (1998,2004), Alves Filho (2011), Antunes (2003), Van Dijk (1998), dentre outros.por
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the production of the news genre in two classes of the 7th grade of a state school in the city of Bom Jesus-PI. Thus, we identified the difficulties of students related to this genre. We also look at the approach that the textbook used in class features about the news genre. Later, we suggest a proposal for intervention that presents alternatives to minimize the difficulties presented by students. Some questions guide this study, in which we asked about the way often "superficial" to explore the genre enables learning, thus meeting all the demands and requirements that a teaching committed to quality must submit. Another question was about the most recurrent difficulties in relation to the production of news genre by 7th graders. Faced with this situation, we began to research this educational reality seeking to analyze the difficulties of both groups with regard to learning the news genre. We perform, then the analyzes of three categories to investigate the appropriation of the genre: structural elements, linguistic elements and narrative sequence. In this sense, having found that something needs to be proposed on different aspects of gender study, we suggest a proposal for intervention, a Didactic Sequence, which aims to solve or at least minimize the difficulties encountered. Along the way, we have been grounded theoretically by: Bakhtin (1997, 2001), Adam (2011), Bronckart (2003), Marcuschi (2000,2002), Dolz and Schneuwly (1998,2004), Alves Filho (2011), Antunes (2003), Van Dijk (1998), among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-11-24T16:38:26Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO EM CORREÇÃO (Salvo Automaticamente) (Salvo Automaticamente).pdf: 3722371 bytes, checksum: 042ec8a2a7783b73c880b0ac7f074184 (MD5) 29-10-2015-Beatriz Silva - Mestrado.pdf: 32183 bytes, checksum: 95ebd6b8f35aca7195aff51a1c54a67a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-24T16:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO EM CORREÇÃO (Salvo Automaticamente) (Salvo Automaticamente).pdf: 3722371 bytes, checksum: 042ec8a2a7783b73c880b0ac7f074184 (MD5) 29-10-2015-Beatriz Silva - Mestrado.pdf: 32183 bytes, checksum: 95ebd6b8f35aca7195aff51a1c54a67a (MD5) Previous issue date: 2015-08-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectGênero Textualpor
dc.subjectNotíciapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectSequência Didáticapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleNotícia na escola : uma proposta para o ensino na educação básicapor
dc.title.alternativeNews in school : a proposal for teaching in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo3,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons