Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/90
Tipo do documento: Dissertação
Título: Referenciação e construção de sentidos de textos multimodais: trabalhando o gênero tirinha
Título(s) alternativo(s): Reference and construction of meanings of multimodal texts: working the comic genre
Autor: Sousa, Adriela Jorge dos Reis de
Primeiro orientador: Lima, Silvana Maria Calixto de
Resumo: Desenvolver em sala de aula atividades pedagógicas que integrem além das linguagens verbal e verbo-visual, outras semioses, por meio de recursos como textos, filmes, músicas, figuras, etc., aportando nos processos referenciais, a fim de propiciar a construção de sentidos de maneira mais significativa, aprimorando as habilidades de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, é um desafio para o professor de Língua Portuguesa. O mundo e a nossa maneira de nos comunicarmos têm se tornado cada vez mais multimodais, daí a relevância do trabalho em sala de aula sob essa perspectiva. Nesse contexto, este trabalho reflete sobre a abordagem do processo de referenciação dentro das práticas de trabalho com textos multimodais numa sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental, propondo estratégias para o desenvolvimento dessa matéria tendo em vista a construção dos sentidos do texto. A pesquisa engloba estudos na área da Linguística de Texto, dando ênfase para a perspectiva sociocognitiva e os processos de referenciação, bem como para a teoria da multimodalidade e o trabalho com o gênero textual tirinha em sala de aula. Para esta reflexão, apoiamo-nos em Dionísio (2005; 2011; 2014), Cavalcante (2011; 2012), Koch (2009), Marcuschi (2005), Rojo e Moura (2012), Vergueiro e Ramos (2009), entre outros que abordam o objeto de estudo deste trabalho. Os dados coletados, a partir de uma atividade aplicada, foram analisados numa relação qualitativa à luz da bibliografia selecionada. Embora boa parte dos alunos tenham apresentado percentuais positivos nas respostas da atividade diagnóstica, há ainda outros que não demonstraram um nível satisfatório de compreensão da atividade, o que é um indicativo para propor um trabalho sistemático com os processos referenciais em textos multimodais. Dessa forma, esta investigação tem como resultado uma proposta de ensino envolvendo os processos referenciais na construção de sentidos de textos multimodais, particularmente do gênero tirinha. Com esta proposta de ensino, espera-se que a prática docente, voltada para este aspecto, desenvolva de forma mais produtiva e sistemática as habilidades de leitura e compreensão de textos multimodais.
Abstract: In the 9th grade of elementary school the Language Portuguese teachers has a challenge, develop activities pedagogical in classroom that integrate beyond verbal languages and visual verb, others semiosis, through of examples texts, movies, music, pictures and others, contributing in referential process, in order to propitiate the construction of meanings in a more significantly sense. The communication between the world and our way have become increasingly multimodal therefore the relevance of the work in the classroom in this perspective. This work reflects on the approach of the referral process within working practices with multimodal texts in the classroom of 9th grade of elementary school, proposing strategies for the development this matter with a view to constructions of senses the text. The analysis involve studies in the Linguistics of text area, with emphasis on the socio-cognitive perspective and the referral processes as well as for the theory of multimodality and working with genre textual the comics, in the classroom. This work is based on Dionísio (2005; 2011; 2014), Cavalcante (2011; 2012), Koch (2009), Marcuschi (2005), Rojo e Moura (2012), Vergueiro e Ramos (2009) studies and others topics related. The data collected from an applied activity, analyzed on a qualitative relation to the selected bibliographic light. Although most of the students have shown positive percentages in the answers of the diagnostic activity, there are still others who did not show a satisfactory level of understanding of the activity, which is indicative to propose a systematic work with the referential processes in multimodal texts. This way, this research has resulted in a teaching proposal involving referential processes in the construction of multimodal texts senses, particularly of comic genre. With this teaching proposal, it is expected that the teaching practice, focused on this aspect, develops in a more productive and systematic way the reading skills and understanding of multimodals texts.
Palavras-chave: Referenciação
Multimodalidade Textual
Gênero Tirinha
Construção de Sentido
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SOUSA, Adriela Jorge dos Reis de. Referenciação e construção de sentidos de textos multimodais: trabalhando o gênero tirinha. 2015. 107 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/90
Data de defesa: 21-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo3,72 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons