Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmorim, Liliane Pereira de-
dc.contributor.advisor1Lisbino, Jhon Kennedy Teixeira-
dc.date.accessioned2024-10-02T18:43:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationAMORIM, Liliane Pereira de. A democratização do ensino superior: considerações acerca do direito constitucional à educação. 2017. 52f. Monografia(Bacharelado em Direito) - Universidade Estadual do Piauí, 2017.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/918-
dc.description.resumoO Presente trabalho tem como foco analisar a democratização à educação superior no Brasil, através de políticas públicas, partindo da seguinte indagação “sem atual legislação educacional seria possível a democratização ao ensino superior?‟‟. Diante disso a pesquisa buscou discutir a educação enquanto direito fundamental constitucional, observando a educação frente os direitos sociais e por fim identificouse as políticas públicas voltadas para o acesso ao ensino superior no Brasil, visando discutir a eficácia de tais leis, quais sejam: Enem, Fies, Prouni e as Ações afirmativas. Contudo, foi possível observar que sem a atual legislação educacional tal democratização não seria possível, porém, ainda não é o bastante, vê-se então a necessidade de um maior investimento na educação básica para equiparar e viabilizar o amplo acesso à educação superior, para que todas as camadas sociais do país possam ter o seu direito fundamental à educação efetivadopor
dc.description.abstractThe aim of the present work is to analyse the democratization of higher education in Brazil, particularly approaching the constitutional right to education and starting from the following question: “Would democratization in higher education be possible without the current educational legislation?” In this regard, this research sought to discuss education as a basic constitutional right, considering it in relation to social rights, in which public policies oriented to higher education access in Brazil, namely, Enem, Fies, Prouni and affirmative actions, were identified with the aim of discussing their effectiveness. Although our study indicates that such democratization would not be possible without the current educational legislation, it is still not enough. Greater investment in basic education is needed in order to achieve a balance and to facilitate the broad access to higher education in a way that all social classes can have access to their basic right to educationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Grasielly Oliveira (grasiellymuniz@uespi.br) on 2024-10-02T15:35:43Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 386382 bytes, checksum: 8d727e451f083f7d2bb6f4bb16157193 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 318567 bytes, checksum: 9c9688f062bb2cba40eca6a02dacfee2 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-10-02T18:43:21Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 386382 bytes, checksum: 8d727e451f083f7d2bb6f4bb16157193 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 318567 bytes, checksum: 9c9688f062bb2cba40eca6a02dacfee2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-10-02T18:43:21Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 386382 bytes, checksum: 8d727e451f083f7d2bb6f4bb16157193 (MD5) Termo de Publicação.pdf: 318567 bytes, checksum: 9c9688f062bb2cba40eca6a02dacfee2 (MD5) Previous issue date: 2017-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Direitopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDireitos Fundamentaispor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpor
dc.titleA democratização do ensino superior: considerações acerca do direito constitucional à educaçãopor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Direito (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo377,33 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.