Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/91
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Nathália Maria Lopes-
dc.contributor.advisor1Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu-
dc.date.accessioned2016-12-13T13:33:04Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.citationDIAS, Nathália Maria Lopes. A prática da escrita no ensino fundamental: o emprego da vírgula e do ponto final nas produções escritas de alunos do 7º ano. 2015. 111 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/91-
dc.description.resumoEste trabalho tem por tema a prática da escrita no Ensino Fundamental, mais especificamente, o emprego da vírgula e do ponto final nas produções escritas de alunos do 7º ano. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (doravante PCN) orientam que, no processo de produção de textos escritos, os alunos devem ser capazes de redigir, com desenvoltura, diferentes tipos de textos. É fato que os sinais de pontuação configuram-se como importantes recursos linguísticos na organização e na produção de sentido textual. Embora a escolha de um ou outro sinal possa estar condicionada à intenção do produtor do texto, em determinadas circunstâncias, o emprego dos sinais de pontuação não varia. Nesse sentido, de acordo com Marcuschi (2008), o texto escrito apresenta um caráter interativo condicionado também pelos recursos presentes na constituição deste. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar o emprego da vírgula e do ponto final nas produções escritas dos alunos do 7º ano do ensino fundamental, mais especificamente, apresentar uma proposta de ensino da vírgula e do ponto final voltada para a análise e reflexão da língua escrita. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de campo, de cunho qualitativo, com 23 alunos de uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública municipal de Teresina, que se desenvolveu em duas etapas: aplicação de uma atividade diagnóstica, que se consolidou em uma proposta de redação do gênero relato de experiência, e análise do livro didático de Língua Portuguesa (LDLP) adotado pela escola. Após a análise dos dados, constatou-se que os alunos não empregam, ou não empregam de forma adequada, o ponto final e a vírgula e que o LDLP muitas vezes não traz atividades que exploram o potencial desses sinais nas produções escritas. Desse modo, conclui-se que uma proposta de trabalho sobre o emprego da vírgula e do ponto final, voltada para a análise e reflexão da língua escrita, seria necessária para que os sujeitos investigados pudessem ampliar seus conhecimentos acerca do emprego adequado desses sinais de pontuação e, ao mesmo tempo, compreender a importância deles para a construção de sentido do texto. Assim, elaborou-se uma proposta de atividade dividida em quatro blocos, em que cada um traz perspectivas reflexivas sobre o emprego da vírgula e do ponto final, a partir de diversos gêneros textuais, bem como sobre o potencial desses sinais para a construção de sentido nos textos.por
dc.description.abstractThis work has by subject the writing practice in elementary school, more specifically, the use of the comma and full stop in the written productions of 7th graders. The National Curriculum Parameters (hereinafter PCN) guide that in the process of production of written texts, students should be able to write with ease, different types of texts. It is true that punctuation marks are configured as an important linguistic resource in the organization and production of textual meaning. Although the choice of either signal can be conditioned to the intention of the author, in certain circumstances, the use of punctuation marks does not vary. In this sense, according to Marcuschi (2008), the written text presents a conditioned interactive nature also the resources present in this constitution. The objective of this work is to investigate the use of the comma and full stop in the written productions of students from the 7th grade of elementary school, more specifically, develop a comma teaching proposal and the final point focused on language analysis and reflection writing. To achieve this objective, a descriptive research was conducted, of course, qualitative nature, with 23 students of an 7º year of elementary school classroom, of a municipal public school of Teresina, which was developed in two stages: application of a diagnostic activity, which was consolidated in a proposed wording of gender experience report, and analysis of LDLP adopted by the school.After analyzing the data, it was found that students do not employ, or not employ properly, the period and the comma and the LDLP often does not bring activities that exploit the potential of these signs in written productions. Therefore, it was concluded that an exercise proposal on the use of comma and period, focused on analysis and written language reflection, it would be necessary for the research subjects that they do expand their knowledge about the proper use of these marks and at the same time understand the importance of these to construct text direction. Thus, it elaborated a proposal activity divided into four blocks, each of which brings thoughtful perspectives on the use of the comma and period, from various genres as well as on the potential of these signals for building meaning in the texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-12-13T13:33:04Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) [Última Versão] DISSERATAÇÃO NATHÁLIA.pdf: 1377493 bytes, checksum: 0f56ce36a7802c2043687f338f546324 (MD5) 07-01-2016- Nathália Dias- Mestrado.pdf: 31142 bytes, checksum: 95b00d0aa70aa655b6b0683d5db1327b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-13T13:33:04Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) [Última Versão] DISSERATAÇÃO NATHÁLIA.pdf: 1377493 bytes, checksum: 0f56ce36a7802c2043687f338f546324 (MD5) 07-01-2016- Nathália Dias- Mestrado.pdf: 31142 bytes, checksum: 95b00d0aa70aa655b6b0683d5db1327b (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPontuaçãopor
dc.subjectConstrução de Sentidopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA prática da escrita no ensino fundamental: o emprego da vírgula e do ponto final nas produções escritas de alunos do 7º anopor
dc.title.alternativeThe practice of writing in elementary school: the use of the comma and the end point in the written productions of 7th grade studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação514,59 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons