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dc.creatorCampelo, Sandra Maria Lemos-
dc.contributor.advisor1Lopes, Iveuta de Abreu-
dc.date.accessioned2016-12-13T14:21:48Z-
dc.date.issued2015-08-05-
dc.identifier.citationCAMPELO, Sandra Maria Lemos. A mediação pedagógica no processo de produção textual: da escrita à textualização. 2015. 197 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/92-
dc.description.resumoA proposta deste estudo é analisar a mediação pedagógica no processo de produção textual. Para tanto, temos como objetivo geral examinar, no processo de produção textual de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, o emprego de operadores argumentativos no gênero artigo de opinião. Como objetivos específicos: a) verificar o reconhecimento acerca do plano composicional da sequência argumentativa revelado pelos alunos ao produzir um artigo de opinião sem mediação do professor e com mediação do professor; b) analisar o emprego de operadores argumentativos no que se refere às relações de sentido por eles estabelecidas nas produções textuais escritas com e sem mediação do professor; c) Examinar o reflexo da mediação pedagógica no processo de produção textual escrita dos alunos. Pretendemos, ainda, diante dos resultados obtidos, elaborar uma proposta de intervenção com a produção textual escrita no contexto de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. Como fundamentação teórica, utilizamos, no âmbito da Linguística Textual, os pressupostos abordados por autores como Marcuschi (2008, 2009), Adam (2011), Koch (2005, 2008, 2009, 2011, 2013a, 2013b, 2013c, 2013d, 2014). Para o estudo dos gêneros os postulados de Bakhtin (1997a, 1997b), Adam (2011), Dolz e Schneuwly (2004). Na análise da argumentação referendamo-nos em estudos de Ducrot (1972, 1989), Koch (2011), Charaudeau (2012) e Guimarães (2002). Em relação à concepção de mediação pedagógica nos conceitos de Vygotsky (2001) e Antunes (2003, 2007, 2009, 2010). Trata-se de uma pesquisa de campo, abordagem qualitativo-interpretativa que tem como suporte metodológico os fundamentos de Bortoni-Ricardo (2008), Gil (2008), Marconi e Lakatos (2003). A escola cenário da pesquisa é vinculada à rede pública estadual de ensino, localizada na cidade de Altos (PI).O corpus que compõe esta pesquisa compreende produções escritas de textos argumentativos produzidos por alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental em duas situações diversas: uma Produção Não Mediada pelo professor(PNM) e uma Produção Mediada pelo professor (PM). A partir da análise dos dados da produção inicial (PNM), com vistas aos objetivos propostos, foram construídos e sistematizados procedimentos de mediação, a fim de favorecer o avanço dos alunos no processo de produção escrita. Os dados foram analisados tomando-se por base a teoria de Ducrot (1972, 1989) que considera os operadores argumentativos como os principais elementos indicadores da força argumentativa dos enunciados, em Adam (2011), Charaudeau (2012), Antunes (2003, 2007, 2009, 2010) e nos estudos de Koch (2011, 2013a, 2013d). Após as análises qualitativas e comparativas dos textos não mediados e mediados, verificamos que a prática pedagógica na perspectiva da mediação foi fundamental para que os alunos, no processo de produção textual, utilizassem com precisão os operadores argumentativos no gênero artigo de opinião, portanto, favorecendo o processo de aprendizagem da produção escrita dos alunos.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper is the analyses of the pedagogical mediation during the process of writing. For this one, we have as a general goal to examine, in the process of the students´ writing at 9th Grade at Elementary School, the use of arguable discourse markers in the Textual Gender named Opinion Article. As specific goals: a) verify the recognition about the composition plan of arguable sequence revealed by the students when they write an opinion article without the teacher´s help and with the same one; b) analyze the use of arguable discourse markers according to the sense relations established by them in the writing process with and without the teacher´s help; c) examine the result of the pedagogical mediation in the students´ writing process. We still intend, in relation to the obtained results, to create a purpose of intervention with the writing in the context of the Portuguese Language teaching-learning. Using as theoretical base, in the area of Textual Linguistics, the assumptions discussed by authors as Marcuschi (2008, 2009), Adam (2011), Koch (2005, 2008, 2009, 2011, 2013a, 2013b, 2013c, 2013d, 2014). For the study of genres Bakhtin´s postulates (1997a, 1997b), Adam (2011), Dolz and Schneuwly (2004). At the argumentation analyses we ourselves countersign in studies of Ducrot (1972, 1989), Koch (2011), Charaudeau (2012) and Guimarães (2002). In relation to the conception ofpedagogical mediation, we ourselves countersigninVygostsky´s (2001) and Antunes´s concepts, too (2003, 2007, 2009, 2010). It is a field research, qualitative-interpretative approach that has as a methodological pillar in the basis of Bortoni-Ricardo (2008), Gil (2008), Marconi and Lakatos (2003). The scenery school of the research is a public school, located in Altos – Piauí. The corpus that constitutes this research has some writings from arguable texts written by students from Ninth Grade at Elementary Schoolin two different situations: one teacher´s non-help writing and other writing helped by the teacher. From the information analyses of the early writing, pointed to the proposed goals, were developed and systematized mediation procedures to favor the students´ progress in the writing process. The data were analyzed taking as a basis Ducrot´s theory (1972, 1989) that considers the arguable discourse markers as the main display elements of statement arguable power, in Adam (2011), Charaudeau (2012), Antunes (2003, 2007, 2009, 2010) and in Koch´s studies (2011, 2013a, 2013d). After the qualitative-comparative analyses of non-mediated and mediated texts, we verify that the pedagogical practice in the mediation point view was essential to the students, in the writing process, used with accuracy the arguable discourse markers in the Gender named Opinion Article, therefore, favoring the learning process of the students‟ writing.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-12-13T14:21:48Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao Sandra Maria Lemos Campelo - PDF (1).pdf: 1226456 bytes, checksum: 1972d5255ae17799480c69f89772704c (MD5) Ficha catalográfica da dissertação (1).pdf: 31397 bytes, checksum: a062db62e3345041366820f018f264e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-12-13T14:21:48Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao Sandra Maria Lemos Campelo - PDF (1).pdf: 1226456 bytes, checksum: 1972d5255ae17799480c69f89772704c (MD5) Ficha catalográfica da dissertação (1).pdf: 31397 bytes, checksum: a062db62e3345041366820f018f264e2 (MD5) Previous issue date: 2015-08-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectProdução Escritapor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectOperadores Argumentativospor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA mediação pedagógica no processo de produção textual: da escrita à textualizaçãopor
dc.title.alternativePedagogical mediation in the process of textual production: from writing to textualizationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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