Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/93
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gramática e ensino: ampliando o desempenho linguístico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca da concordância verbal
Título(s) alternativo(s): Grammar and teaching: increasing the linguistic performance of students in the 9th year of elementary school about verbal agreement
Autor: Santos, Leyrson da Silva
Primeiro orientador: Gomes, Raimundo Francisco
Resumo: Este trabalho busca apresentar uma proposta capaz de ampliar o desempenho linguístico acerca da concordância verbal dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Teresina – Piauí. Para desenvolvê-lo, utilizamos uma abordagem descritiva e qualitativa, pois nossa proposta consiste em, a partir da aplicação de uma atividade sobre os aspectos da concordância verbal presente no livro didático adotado para essa turma, observar o desempenho linguístico dos alunos para registrá-los e analisá-los a luz das orientações dos PCN e de teorias linguísticas sobre o tema. Nosso intuito é apontar os tipos de inadequações que foram identificadas nessa atividade, que constitui o corpus do nosso trabalho e contempla vinte e cinco participantes, para apresentar uma proposta de ensino que se baseie nos estudos da gramática tradicional e da gramática de uso. Para isso, recorremos aos estudos linguísticos sobre concepções de norma, gramática e ensino de gramática. Essas teorias nos permitem especificar qual modelo mais contribui para efetivar a ampliação do desempenho linguístico dos alunos acerca do aspecto linguístico abordado neste trabalho. A atividade diagnóstica se constituiu em um recurso muito importante, pois nos forneceu um panorama da turma pesquisada acerca dos aspectos da concordância verbal, ao ponto que indicou os rumos que deveríamos seguir para trabalhar as possíveis deficiências. A análise dos dados providos por essa atividade mostrou que os alunos apresentam deficiências em quatro aspectos da concordância verbal, a saber: relação entre o verbo e o sujeito ou núcleo do sujeito, sujeito formado por numerais/porcentagem e expressões de sentido quantitativo, concordância com o uso do verbo acompanhado do pronome SE e a concordância formada quando há verbos impessoais. A partir dessas constatações foi possível elaborar uma atividade de intervenção composta de cinco atividades que visam desenvolver as habilidades que os alunos apresentaram dificuldades e que seja capaz de ampliar o desempenho linguístico do aluno. Acreditamos que essas atividades fornecem uma nova perspectiva para se trabalhar os aspectos da concordância verbal por se basearem em situações reais de uso, uma vez que as questões giram em torno de textos que circulam socialmente e estão ao alcance dos alunos. Além disso, as questões que compõem a atividade de intervenção visam conduzir o aluno ao domínio dos aspectos da concordância verbal por meio de reflexões sobre a forma como esses aspectos foram usados para a construção dos textos, revelando, em alguns casos, a intenção do autor ao optar por um ou outro aspecto verbal. Acreditamos que essa nova perspectiva possa contribuir para melhorar o ensino de gramática nas escolas por adotar uma postura de ensino que almeja levar o aluno à reflexão sobre os mais variados aspectos linguísticos que faz uso e ampliar o seu desempenho linguístico à medida que faz novas reflexões sobre esses usos.
Abstract: This study aims to present a proposal which enables to enlarge the linguistic performance about the verbal agreement of 9th graders from elementary school at a public school in the city of Teresina – in the State of Piauí. To develop it, it was used a descriptive and qualitative approach, because its proposal is to, through the application of an activity on the aspects of the verb agreement in the textbook adopted for this class, observe the linguistic performance of the students to register and analyze them in the light of the guidelines of the PCN and linguistic theories on the subject. The main intention of this study is to point out the types of inadequacies that have been identified in this activity, which constitutes the corpus of this work and includes twenty-five participants to present an educational proposal (intervention) that is based on studies of traditional grammar and use of this grammar. For this, we turn to the linguistic studies on standard concepts, grammar and grammar teaching. These theories allow us to specify which model contributes most to effective the expansion of linguistic performance of students about the linguistic aspect addressed in this work. The diagnostic activity constituted a very important feature because it provided us with an overview of the class researched about the aspects of the verbal agreement, to the point that indicated the direction we should follow to work out possible deficiencies Data analysis provided by this activity showed that students have deficiencies in four aspects of the verbal agreement , namely: the relationship between the verb and the subject or core subject , subject made up of numerals / percentage and expressions of quantitative sense , consistent with the use of the verb accompanied by SE pronoun and agreement formed when there are impersonal verbs. From these findings it was possible to work out an intervention activity consists of five activities aimed at developing the skills that students had difficulties and to be able to enlarge the linguistic student achievement. We believe that these activities provide a new perspective to work with aspects of verb agreement because they are based on real situations of use, since the questions revolve around texts circulating socially and within the reach of students. In addition, the issues that make up the intervention activity aim to lead the student to the field of aspects of verb agreement through reflections on how these aspects were used for the construction of texts, revealing in some cases, the author's intention by opting for either verbal aspect. We believe that this new perspective can contribute to improving the grammar teaching in schools by adopting an educational approach that aims to bring the student to reflect on the most varied linguistic aspects that makes use and expand their linguistic performance as you make new reflections on these uses.
Palavras-chave: Desempenho Linguístico
Concordância Verbal
Ensino
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Leyrson da Silva. Gramática e ensino: ampliando o desempenho linguístico dos alunos do 9º ano do ensino fundamental acerca da concordância verbal. 2015. 127 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/93
Data de defesa: 27-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa3,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons