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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprendizagem ortográfica do fonema /s/: um estudo sobre as representações múltiplas nos ditados imagéticos e nas produções escritas de alunos do 5º ano
Título(s) alternativo(s): Orthographic learning of the phoneme / s /: a study on the multiple representations in the imaginary dictates and in the written productions of students of the 5th grade
Autor: Quadros, Maria Aldetrudes de Araújo Moura Paula
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa sobre a aprendizagem ortográfica de dezesseis alunos do 5º ano, de duas escolas públicas municipais da cidade de Santa Cruz do Piauí - PI, especificamente, acerca da apropriação gráfica do fonema /s/. Os aprendizes foram divididos em dois grupos de oito alunos cada um, o Grupo Controle e o Experimental. Teve-se como objetivo geral analisar os erros ortográficos decorrentes das representações múltiplas do fonema /s/ em ditados imagéticos e em produção escrita espontânea de alunos do 5º ano. A fim de alcançar esse objetivo, apresentou-se como objetivos específicos: identificar os erros ortográficos mais produtivos na escrita dos alunos do 5º ano; caracterizar as práticas das professoras do Grupo Controle em relação ao ensino da convenção ortográfica; e aplicar uma intervenção, no Grupo Experimental, que visa amenizar os erros ortográficos decorrentes das representações múltiplas do fonema /s/. A apropriação escrita desta unidade sonora é, possivelmente, a que apresenta mais dificuldades, visto que há dez grafemas diferentes para representá- la, determinados pela posição que ela ocupa na sílaba, além disso, essa unidade é regida, na maior parte das vezes, por irregularidades do próprio sistema. O presente trabalho foi realizado por meio de pesquisa quali-quantitativa, uma vez que os dados foram coletados com as professoras do Grupo Controle por meio de duas atividades, uma acerca da prática do ensino ortográfico e a outra, do conhecimento sobre o sistema ortográfico; e com os alunos, através de ditado imagético, reconto de fábula, preenchimento de texto com palavras lacunadas, ditado interativo, produção de texto espontâneo e reescrita de algumas dessas atividades. A categorização de erros que se propõe foi formulada com base nas pesquisas de autores como Lemle ([1982] 2009), Zorzi (1998) e Nóbrega (2013) e analisaram-se, especificamente, os erros mais produtivos nas escritas dos alunos do Grupo Experimental e do Grupo Controle que, segundo os dados da pesquisadora, foram os relativos às representações múltiplas do fonema /s/. Para fundamentar a pesquisa utilizou-se o suporte teórico de autores como Cagliari (1994, 1999 a, b, 2002), Camara Jr. (1979, [1969] 2002, [1953] 2008, 2011, [1970] 2013), Faraco (2010), Marcuschi (1997, 2010), Morais (1999, 2000, 2007), Scliar-Cabral (2003 a, b). Esta investigação favoreceu a compreensão do processo de apropriação gráfica do fonema /s/, o desenvolvimento de uma proposta de intervenção no Grupo Experimental, bem como auxiliou os professores de língua portuguesa e os professores dos anos iniciais com subsídios para trabalhar o ensino ortográfico de forma sistemática e reflexiva. Por meio das análises dos dados, chegou-se à conclusão de que as professoras do Grupo Controle, quanto à prática de ensino ortográfico, realizam um ensino que conduz a uma aprendizagem mecanizada dos alunos sobre a convenção ortográfica. Ainda se constatou que as docentes desse grupo não possuem conhecimento sistematizado e sólido acerca do sistema ortográfico. Percebeu-se que, em ambos os grupos de alunos, as alterações ortográficas mais produtivas foram as resultantes das representações múltiplas do fonema /s. Ao cotejar os resultados dos dois grupos, averiguou- se que o ensino sistemático auxiliou a apropriação da convenção ortográfica, já que os alunos do Grupo Experimental, no qual se realizou esse tipo de ensino, produziram, nas atividades de reescrita, menos erros ocasionados pelas correspondências múltiplas da unidade sonora /s/, do que os alunos do Grupo Controle.
Abstract: This paper presents results of a research about the orthographic learning of sixteen students of 5th grade elementary school from two municipal public schools of Santa Cruz do Piauí - PI, specifically, about the graphical appropriation of the phoneme /s/. Learners were divided in two groups of eight students each, the Control Group and the Experimental Group. The general objective was to analyze the spelling mistakes resulting from multiple representations of the phoneme / s / in imagetical dictations and spontaneous written production of 5th grade elementary’s students. In order to achieve that objective was presented as specific objectives: identify the most productive orthographic mistakes in writing of the students of the 5th grade; characterize the practices of the teachers in the Control Group in relation to teaching of the orthographic convention; and apply an intervention, in the experimental group, which aims to assuage the spelling mistakes resulting from multiple representations of the phoneme /s/. Written appropriation of this sound unit is possibly the one which presents more difficulties, whereas there are ten different graphemes to represent it that are determined by the position it occupies in the syllable, furthermore, this unit is governed in most cases for irregularities of the system itself. This work was realized through qualitative and quantitative research, since the data were collected with the teachers in the control group through two activities, one about the practice of orthographic teaching and the other, the knowledge about the orthographic system; and students of the 5th grade, through imagetical dictation, retelling of fable, filling of texts with blanked words, interactive dictation, spontaneous production of text and rewrite of some of these activities. The mistakes categorization that aims was formulated according to the research of authors such as Lemle ([1982] 2009), Zorzi (1998) and Nóbrega (2013) and analyzed specifically the most productive mistakes in the writings of the 5th grade’s students of the experimental group and the control group which, according to data from researcher, were those relating to multiple representations of the phoneme /s/. To substantiate the research was used the theoretical support of authors such as Cagliari (1994, 1999 a, b, 2002), Camara Jr. (1979 [1969] 2002 [1953] 2008 2011 [1970] 2013), Faraco (2010), Marcuschi (1997, 2010), Morais (1999, 2000, 2007), Scliar-Cabral (2003 a, b). This investigation favored the understanding the appropriation process of writing of the phoneme / s /, developing an intervention proposal in the Experimental Group, as well as assisting the portuguese teachers and teachers of the early years with subsidies to work the orthographic teaching in a systematic and reflective way. Through data analysis, it was concluded that the teachers in the Control Group, on the practice of orthographic teaching, perform a teaching that leads to a mechanized learning of students about orthographic convention. Still it was noted that the teachers of this group do not have systematized and solid knowledge of the orthographic system. It was noticed that in both groups of students, the most productive spelling changes were resulting from multiple representations of the phoneme / s/. To collate the results of the two groups, it was investigated that the systematic teaching helped the appropriation of spelling convention, as students of the experimental group, which was realized this kind of teaching, produced, in the rewriting activities, fewer errors caused by multiple correspondences of the sound unit / s /, than students in the control group.
Palavras-chave: Ensino de Ortografia
Erros Ortográficos
Fonema /S/
Representações Múltiplas
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: QUADROS, Maria Aldetrudes de Araújo Moura Paula. Aprendizagem ortográfica do fonema /s/: um estudo sobre as representações múltiplas nos ditados imagéticos e nas produções escritas de alunos do 5º ano. 2015. 178 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/94
Data de defesa: 30-Jun-2015
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