???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/100
Tipo do documento: Dissertação
Título: Harmonia vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano de uma escola pública em Codó – Maranhão
Título(s) alternativo(s): Vowel harmony: an analysis of the process in the spontaneous writing of 7th grade students from a public school in Codó - Maranhão
Autor: Santos, Meirydianne Chrystina de Almeida
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Resumo: Nas salas de aula, é comum os professores constatarem que há muitos alunos que encontram dificuldades no aprendizado da escrita ortográfica. Para o docente, essa observação implica repensar o ensino e refletir sobre a forma como a escrita é trabalhada na escola, para que se possa pensar em uma prática pedagógica mais consciente com a ortografia, tanto por parte do aluno quanto do professor. Em razão disso, esta pesquisa, a qual tem como tema “Harmonia Vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano em uma escola pública em Codó – Maranhão” visa à análise de um dos tipos de processo fonológico que ocorre na escrita dos alunos, o qual consiste na troca das vogais médias /e/ e /o/ pelas altas /i/ e /u/. O estudo contribui com reflexões importantes sobre questões como: por que é tão comum os alunos, em seus textos escritos, realizarem as vogais médias como altas em posições átonas? De que forma se pode explicar este fenômeno presente nos textos escritos dos alunos? Quais os contextos motivadores que contribuem para que o processo ocorra? De que forma se pode pensar em ação interventiva para ajudar os alunos no enfrentamento dessa dificuldade? O objetivo geral da pesquisa é analisar como se realizam as vogais médias pretônicas nas produções espontâneas dos alunos do 7º ano do ensino fundamental para elaboração de propostas com vistas à minimização dos problemas encontrados. Para tanto, tomou-se como referencial teórico embasador da pesquisa os escritos de: Bisol (2015, 2013, 2009, 1981), Matzenauer (2013, 2010, 2006, 2005), Bortoni et. al. (1992,1991), Câmara Jr. ([1970] 2015), Silva (2015, 2011), Callou e Leite (2010, 2004), Callou, Moraes e Leite (2013), Cagliari (2009, 2002), Zorzi (2010, 2009), Massini-Cagliari (1999), Morais (2010, 2007, 1994). Os dados foram coletados a partir de textos produzidos pelos alunos do 7º ano, de escola pública. A análise dos dados mostrou que tanto a vogal alta na sílaba posterior quanto a qualidade da consoante adjacente são os fatores que mais contribuem para a troca das vogais /e/ e /o/ para /i/ e /u/, na escrita dos alunos. Espera-se que o estudo contribua como fonte para ampliação das discussões no campo da harmonia vocálica, no que se refere à escrita.
Abstract: In classrooms, it is common for teachers to perceive that there are many students who have difficulties in learning of orthographic writing. For teacher, this observation implies rethinking the education and reflect on how writing is taught in school, so that can think of a more conscious pedagogical practice orthography, by both the student and the teacher. As a result, this research, which has the theme "Harmony Vowel: an analysis of the process in spontaneous writing of students 7th grade in a public school in Codó - Maranhão" is aimed at analysis of one of the types of phonological process that occurs in student’s writing, which is the exchange of the mid vowels /e/ and /o/ the high /i/ and /u/. The study provides important insights on questions such as: why is it so common for students in their written texts perform the mid vowels as high in unstressed positions? How can we explain this phenomenon present in the written texts of the students? What are the motivators contexts that contribute to the process occur? How can think of interventional action to help students in overcoming this difficulty? The overall objective of the research is to analyze how to perform the middle unstressed vowels in spontaneous productions of the students of the 7th grade of elementary school to prepare proposals with a view to minimizing the problems encountered. Therefore, we took as theoretical basis research the writings of: Bisol (2015, 2013, 2009, 1981), Matzenauer (2013, 2010, 2006, 2005), Bortoni et. al. (1992.1991), Câmara Jr. ([1970] 2015), Silva (2015, 2011), Callou and Leite (2010, 2004), Callou, Moraes and Leite (2013), Cagliari (2009, 2002), Zorzi (2010, 2009), Massini-Cagliari (1999), Morais (2010, 2007, 1994). Data were collected from texts produced by the students of the 7th grade of public school. Data analysis showed that both high vowel in the subsequent syllable as the quality of the consonant adjacent are the factors that most contribute to the exchange of vowels / e / and / o / to / i / and / u / in student’s writing . It is expected that the study will help to expand as a source of discussion in the field of vowel harmony, with respect to writing.
Palavras-chave: Harmonia Vocálica
Escrita Espontânea
Ortografia
Ensino
Processos Fonológicos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Meirydianne Chrystina de Almeida. Harmonia vocálica: uma análise do processo na escrita espontânea de alunos do 7º ano de uma escola pública em Codó – Maranhão. 2016. 182 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/100
Data de defesa: 11-Nov-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons