???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/103
Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura de poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Poetry reading: a proposal for text / reader interaction in the 9th year of elementary school
Autor: Gomes, Iane Portela
Primeiro orientador: Brito, Stela Maria Viana Lima
Resumo: O presente trabalho tem como tema a “Leitura de Poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do Ensino Fundamental” com as seguintes questões norteadoras: os alunos leem poesia no cotidiano? Que ideia eles têm sobre esse gênero? Como ocorre a recepção do texto poético em sala de aula? Como o aluno pode interagir com a poesia para que tenham identificação, entendimento, e por fim, o gosto pela leitura? Quais dificuldades os discentes encontram no ato da leitura e de interação texto/leitor? Defende-se as hipóteses de que o aluno deve ser estimulado para tornar-se leitor de textos literários; o processo recepcional do texto poético em sala de aula ocorre sem a devida interação texto/leitor; as dificuldades de compreensão do texto poético residem na falta de exploração das potencialidades máximas do texto literário; a leitura da poesia aliada aos fundamentos da Estética da Recepção promove o despertar da sensibilidade e compreensão leitora do aluno. Assim, o objetivo de investigação dessa pesquisa é propor estratégias para se trabalhar a leitura do texto poético em sala de aula com base nos princípios da Estética da Recepção e no Método Recepcional. Para a consecução do estudo, adotam-se como fundamentação, os pressupostos de Solé (1998); Gebara (2012) Moisés (2012); Colomer (2007); Cosson (2014); Candido (2011); Iser (1979; 1996; 1999); Jauss (1983; 1979, 1994); Sorrenti (2009); Paz (2012); Zilberman (2009); Bordini e Aguiar (1993) dentre outros. Para tanto, atividades diagnósticas constituem o corpus deste trabalho composto de 01 (um) questionário, 15 (quinze) poesias escolhidas pelos alunos através de atividade proposta pelo livro didático e as anotações da observação direta realizada no decorrer das atividades posteriores. A metodologia da pesquisa segue padrões descritivos com cunho qualitativo, aliando-se à pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados encontrados a partir da análise de dados apontam para a necessidade de uma proposta pedagógica, visando propor estratégias de leitura de poesia com base na estética da recepção e no método recepcional, que valoriza o papel do leitor numa perspectiva ativa na leitura.
Abstract: The following work has like theme “Poetry Reading: an interaction proposal text/reader in 9th grade in Basic Education” with following guide questions: Do students read poetry every day? Which idea do they have about that gender? How does happen the perception of the poetry text into the classroom? How does the student can interact with poetry to have identification, understand, and finally, like reading? Which difficulties do students have about reading and interaction text/reader? It is defended the guess that the student must be motivated to become himself reader of literary books; the reception process of poetic texts into the classroom happens without the correct interaction between the text and student; the difficulties to comprehend the poetic text are in the absence of exploration of the capacities of literary text; the reading of poetry add to base the Reception Aesthetics to promote the student‟s sensibility and comprehension about reading. Then, the objective of investigation in this research is proposed ways to work reading of poetic text into the classroom based on principles of the Reception Aesthetic and the Reception Method. To attainment the study was used as substantiation, assumptions of Solé (1998); Gebara (2012) Moisés (2012); Colomer (2007); Cosson (2014); Candido (2011) Iser (1979; 1996; 1999); Jauss (1983; 1979, 1994); Sorrenti (2009); Paz (2012); Zilberman (2009); Bordini and Aguiar (1993) and other. Therefore, diagnostic activities compound this work done with 01 questioner, 15 poetries chosen by students though activities in the school book and information about the direct observation done during while this activities are been done. The research methodology follows descriptive and qualitative standard and bibliography and documentary research. The results found from the data analyze show some necessities about pedagogical propose, it aim propose some reading strategies about poetry based on reception aesthetics and in the reception method, which values the reader importance in this active perspective about reading.
Palavras-chave: Leitura
Poesia
Leitor
Recepção
Interação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: GOMES, Iane Portela. Leitura de poesia: uma proposta de interação texto/leitor no 9º ano do ensino fundamental. 2016. 171 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/103
Data de defesa: 26-Oct-2016
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação CompletaTexto completo4,14 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação2,52 MBJPEGThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons