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http://localhost:8080/tede/handle/tede/111
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A hipo e a hipersegmentação na escrita de alunos da educação de jovens e adultos: uma reflexão na perspectiva da prosódia |
Autor: | Cruz, Ana Lucia Gaspar da |
Primeiro orientador: | Carvalho, Lucirene da Silva |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Lucirene da Silva |
Segundo membro da banca: | Gomes, Yana Liss Soares |
Terceiro membro da banca: | Silva, Ailma do Nascimento |
Resumo: | Este trabalho tem como objeto de estudo os processos de segmentações indevidas nas sequências das palavras escritas, as hipossegmentações e hipersegmentações, nas produções textuais dos alunos do 3º e 4º ciclos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob o viés da teoria prosódica. Os objetivos que delinearam a pesquisa basearam-se na análise e identificação das possíveis hipóteses levantadas por esses alunos para segmentar as palavras colocando os espaços em branco entre elas. Nesses momentos de reflexão, as junturas/separações indevidas que ocorrem na segmentação das palavras se manifestam, uma vez que o aluno ainda não reconhece o vocábulo lexical isolado. Considerando a consciência metalinguística e as práticas sociais comunicativas como fatores que influenciam o processo de escrita, esta pesquisa busca compreender e explicar esses aspectos. O estudo é teórico-descritivo, pois se fundamentou em autores que abordam o tema em questão como, Ferreiro & Teberosky (1999), Zorzi (1998), Cunha (2004), Tenani & Paranhos (2011), Chacon (2013), Mollica (2007), Kato(1986), Câmara Jr.(2010), Bisol (1999, 2000, 2005, 2013), entre outros, afim de interpretar e explicar o fenômeno. Por outro lado, os dados coletados passaram por um procedimento quantitativo e qualitativo com vistas a averiguar os percentuais de ocorrências de segmentações não convencionais e relacioná-las ao contexto escolar pesquisado. Esta investigação constatou que a prosódia influencia na segmentação das palavras no texto escrito, em razão do aluno se apoiar na fala para a realização desse ato, e quanto às segmentações indevidas, as mais recorrentes são as hipossegmentações. Intencionando minimizar essas ocorrências, elaborou-se um projeto de intervenção pedagógica, com vistas a auxiliar professor e aluno nesse processo educativo. |
Abstract: | This study aims to study the undue segmentation in the sequences of written words, hyposegmentations and hypersegmentations, in the textual productions of students in the 3rd and 4th cycles of Educação de Jovens e Adultos (EJA), under the bias of prosodic theory. The objectives of this research were based on the analysis and identification of possible hypotheses raised by these students to segment the words by placing the blanks between them. In these moments of reflection, the undue joints or separations that occur in the segmentation of words are manifested, since the student still doesn‟t recognize the isolated lexical word. Considering metalinguistic awareness and communicative social practices as factors that influence the writing process, this research seeks to understand and explain these aspects. The study is theoretical-descriptive, and it was based on authors who approach the theme in question, such as Ferreira & Teberosky (1999), Zorzi (1998), Cunha (2004), Tenani & Paranhos (2011), Chacon (2007), Kato (1986), Câmara Jr. (2010), Bisol (1999, 2000, 2005, 2013), among others, searching interpret and explain the phenomenon. On the other hand, the data collected underwent a quantitative and qualitative procedure in order to ascertain the percentage of occurrences of unconventional segmentations and to relate them to the researched school context. This investigation found that prosody influences the segmentation of words in the written text, because the student relies on speech for the performance of this act, and for undue segmentations, the most recurrent are hyposegmentation. Intending to minimize these occurrences, a project of pedagogical intervention was elaborated, aiming at assisting teacher and student in this educational process. |
Palavras-chave: | Hipossegmentação Hipersegmentação EJA Prosódia Segmentação das Palavras |
Área(s) do CNPq: | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | CRUZ, Ana Lucia Gaspar da. A hipo e a hipersegmentação na escrita de alunos da educação de jovens e adultos: uma reflexão na perspectiva da prosódia. 2017. 125 f. Dissertação (Programa Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/111 |
Data de defesa: | 25-Nov-2016 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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