Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1154
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Lidiane Bandeira da-
dc.contributor.advisor1Coutinho, Maria Beatriz Dias-
dc.contributor.advisor-co1Silva, Maria Pessoa da-
dc.contributor.referee1Silva, Samara Borges da-
dc.contributor.referee2Farias, Ruth Raquel Soares-
dc.date.accessioned2025-01-15T13:13:41Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Lidiane Bandeira da. A política de formação docente no Plano Nacional de Educação (PNE) brasileira.2024. 36 f. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1154-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), investigando como as políticas de formação docente são discutidas no Brasil, com ênfase na qualificação e valorização profissional. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica. Os dados coletados foram categorizados e analisados sob a luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Evidenciou-se que a formação docente é essencial para a qualidade do ensino e que as metas refletem a necessidade de formação inicial e continuada dos professores. A valorização profissional, por meio de equidade salarial e planos de carreira estruturados, é fundamental para fortalecer a identidade docente e motivar o aperfeiçoamento contínuo. Tais medidas contribuem não apenas para a qualidade da educação, mas também para uma transformação social mais ampla. Observou-se que, apesar do avanço no aumento de profissionais, persistem desafios relacionados à implementação de políticas efetivas e inclusivas.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze goals 15, 16, 17, and 18 of the National Education Plan (PNE), investigating how teacher training policies are discussed in Brazil, with an emphasis on qualification and professional valorization. The research was based on a qualitative bibliographic approach. The collected data were categorized and analyzed in the light of Discursive Textual Analysis (DTA). It was evidenced that teacher training is essential for the quality of education and that the goals reflect the need for both initial and continuous teacher training. Professional valorization, through salary equity and structured career plans, is fundamental to strengthen teacher identity and motivate continuous improvement. Such measures contribute not only to the quality of education but also to broader social transformation. It was observed that despite the progress in increasing the number of professionals, challenges related to the implementation of effective and inclusive policies persist.por
dc.description.provenanceSubmitted by lidiane SILVA (lidianesilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-15T01:52:11Z No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 2722769 bytes, checksum: f78e833bc390ac4ac845c22e9abf141a (MD5) Termo-de-Autorizacao-lidiane_bandeira-UESPI_assinado_assinado.pdf: 480611 bytes, checksum: d696d9b3ffe289244d5173ab6ec681de (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-15T13:13:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 2722769 bytes, checksum: f78e833bc390ac4ac845c22e9abf141a (MD5) Termo-de-Autorizacao-lidiane_bandeira-UESPI_assinado_assinado.pdf: 480611 bytes, checksum: d696d9b3ffe289244d5173ab6ec681de (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-15T13:13:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Trabalho de Conclusão de Curso.pdf: 2722769 bytes, checksum: f78e833bc390ac4ac845c22e9abf141a (MD5) Termo-de-Autorizacao-lidiane_bandeira-UESPI_assinado_assinado.pdf: 480611 bytes, checksum: d696d9b3ffe289244d5173ab6ec681de (MD5) Previous issue date: 2024-12-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQualificação Docentepor
dc.subjectPlano de Carreirapor
dc.subjectTransformação Socialpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA política de formação docente no Plano Nacional de Educação (PNE) brasileirapor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completo.pdf2,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.