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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1154| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | A política de formação docente no Plano Nacional de Educação (PNE) brasileira |
| Autor: | Silva, Lidiane Bandeira da |
| Primeiro orientador: | Coutinho, Maria Beatriz Dias |
| Primeiro coorientador: | Silva, Maria Pessoa da |
| Primeiro membro da banca: | Silva, Samara Borges da |
| Segundo membro da banca: | Farias, Ruth Raquel Soares |
| Resumo: | Este estudo teve como objetivo analisar as metas 15, 16, 17 e 18 do Plano Nacional de Educação (PNE), investigando como as políticas de formação docente são discutidas no Brasil, com ênfase na qualificação e valorização profissional. A pesquisa foi fundamentada em uma abordagem qualitativa de natureza bibliográfica. Os dados coletados foram categorizados e analisados sob a luz da Análise Textual Discursiva (ATD). Evidenciou-se que a formação docente é essencial para a qualidade do ensino e que as metas refletem a necessidade de formação inicial e continuada dos professores. A valorização profissional, por meio de equidade salarial e planos de carreira estruturados, é fundamental para fortalecer a identidade docente e motivar o aperfeiçoamento contínuo. Tais medidas contribuem não apenas para a qualidade da educação, mas também para uma transformação social mais ampla. Observou-se que, apesar do avanço no aumento de profissionais, persistem desafios relacionados à implementação de políticas efetivas e inclusivas. |
| Abstract: | This study aimed to analyze goals 15, 16, 17, and 18 of the National Education Plan (PNE), investigating how teacher training policies are discussed in Brazil, with an emphasis on qualification and professional valorization. The research was based on a qualitative bibliographic approach. The collected data were categorized and analyzed in the light of Discursive Textual Analysis (DTA). It was evidenced that teacher training is essential for the quality of education and that the goals reflect the need for both initial and continuous teacher training. Professional valorization, through salary equity and structured career plans, is fundamental to strengthen teacher identity and motivate continuous improvement. Such measures contribute not only to the quality of education but also to broader social transformation. It was observed that despite the progress in increasing the number of professionals, challenges related to the implementation of effective and inclusive policies persist. |
| Palavras-chave: | Qualificação Docente Plano de Carreira Transformação Social |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
| Citação: | SILVA, Lidiane Bandeira da. A política de formação docente no Plano Nacional de Educação (PNE) brasileira.2024. 36 f. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1154 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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