Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/148
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Mariluce-
dc.contributor.advisor1Lima, Silvana Maria Calixto de-
dc.contributor.referee1Gomes, Francisco Wellington Borges-
dc.contributor.referee2Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2018-09-03T18:21:10Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.citationLIMA, Mariluce. Gênero meme verbo-imagético: trabalhando a construção de sentidos de textos multimodais no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 168 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/148-
dc.description.resumoCom os avanços tecnológicos, o mundo e a forma de nos comunicarmos têm se tornado cada vez mais multimodal. À vista disso, e em virtude do crescente interesse dos adolescentes pelo mundo digital, o educador entende a necessidade de adequar suas práticas a essas novas mudanças. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o texto deve ser a unidade básica do ensino da Língua Portuguesa. As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental do município de Teresina-PI corroboram com essa recomendação, pois propõem que o discente deve estar em contato com os diversos gêneros textuais. Nesse contexto, os alunos ainda enfrentam muitas dificuldades para compreender os textos multimodais, os quais conjugam a linguagem verbal e não verbal. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo investigar as estratégias de leitura aplicadas à construção de sentidos de gêneros verbo-imagéticos no 9º ano do Ensino Fundamental. Para isso, parte-se do trabalho com o gênero meme verbo-imagético, com a finalidade de compreender as estratégias responsáveis por estabelecer as devidas relações entre as linguagens verbal e não verbal, além dos processos de referenciação, vistos como processos essenciais na progressão textual e na compreensão leitora desses textos. Embasado pelos aspectos teóricos da Linguística Textual, este trabalho fundamenta-se em autores como Marcuschi (2000, 2008, 2010), Cavalcante (2014, 2016), Koch (2014, 2015), Dionísio (2011), Dawkins (1976), Kress &Van Leewen (1996), Rojo (2012), entre outros. A pesquisa se caracteriza metodologicamente como uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, com uma abordagem quali-quantitativa dos dados. Nas primeiras análises, feitas a partir dos resultados de uma avaliação externa aplicada a uma turma de 9º ano de uma escola pública municipal de Teresina-PI, constatou-se que os alunos apresentaram um baixo desempenho nas habilidades de compreensão leitora. Tal fato foi observado principalmente em textos multimodais. Nesse sentido, essa avaliação, além do acompanhamento diário em sala de aula, foi um instrumento fundamental para que se compreendesse a necessidade de um trabalho sistemático com a compreensão leitora desses gêneros. A citada prova viabilizou a detecção das habilidades nas quais os alunos apresentaram baixo desempenho, assim como a organização de um conjunto de categorias que visassem analisar as dificuldades dos alunos. A análise dos dados encontrados na atividade diagnóstica resultou na apresentação de uma proposta didática, em que se privilegia as estratégias de leitura dos textos multimodais, particularmente do gênero meme verbo-imagético. Tal proposta deve ser vista como uma sugestão de intervenção para ampliar a competência leitora dos alunos no que concerne à construção de sentidos de textos multimodais.por
dc.description.abstractWith technological advances, the world and the way we communicate have become increasingly multimodal. With this perspective, and due to the growing interest of adolescents in the digital world, the educator understands the necessity to adapt their practices to these new changes. According to the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the text must be the basic unit of Portuguese language teaching. The Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental of the city of Teresina-PI corroborate this recommendation, since they propose that the student should be in contact with the various textual genres. In this context, students still face many difficulties in understanding multimodal texts, which combine verbal and non-verbal language. Therefore, this research aims to investigate the reading strategies applied to the construction of senses of verbal-imagery genres in the 9th year of primary education. In order to do so, it is based on the work with the verb-imagery meme genre, with the purpose of understanding the strategies responsible for establishing the proper relations between verbal and non-verbal languages, as well as the processes of reference, seen as essential processes in textual progression and in the reading comprehension of these texts. Based on the theoretical aspects of Textual Linguistics, this work is based on authors such as Marcuschi (2000, 2008, 2010), Cavalcante (2014, 2016), Koch (2014, 2015), Dionísio (2011), Dawkins Leewen (1996), Rojo (2012), among others. The research is methodologically characterized as a field research, of a descriptive character, with a qualitative-quantitative approach of the data. In the first analyzes, made from the results of an external evaluation applied to a 9th grade class of a municipal public school in Teresina-PI, it was verified that the students presented a low performance in the reading comprehension skills. This fact was observed mainly in multimodal texts. In this sense, this evaluation, besides the daily monitoring in the classroom, was a fundamental instrument for understanding the need for a systematic work with the reading comprehension of these genres. The aforementioned test enabled the detection of the abilities in which the students presented low performance, as well as the organization of a set of categories that aimed to analyze the difficulties of the students. The analysis of the data found in the diagnostic activity resulted in the presentation of a didactic proposal, in which the reading strategies of the multimodal texts, particularly of the verb-imagery meme genre, are privileged. This proposal should be seen as a suggestion of intervention to broaden students' reading competence regarding the construction of the meanings of multimodal texts.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aureste Lima (aurestelima@gmail.com) on 2018-09-03T18:21:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Texto Integral_LIMA, Mariluce.pdf: 6469277 bytes, checksum: 0084c6069838a1b965a69ac42c0abb0e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-03T18:21:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_Texto Integral_LIMA, Mariluce.pdf: 6469277 bytes, checksum: 0084c6069838a1b965a69ac42c0abb0e (MD5) Previous issue date: 2018-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMultimodalidade Textualpor
dc.subjectConstrução de Sentidopor
dc.subjectEstratégias de Leiturapor
dc.subjectCompreensão Leitorapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleGênero meme verbo-imagético : trabalhando a construção de sentidos de textos multimodais no 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa6,32 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação525,87 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons