Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/150
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Jeane Virginia Costa do-
dc.contributor.advisor1Souza, Elio Ferreira de-
dc.contributor.referee1Silva, Iraneide Soares da-
dc.contributor.referee2Bezerra Filho, Feliciano José-
dc.date.accessioned2018-09-05T17:58:31Z-
dc.date.issued2018-05-14-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Jeane Virginia Costa do. Identidades e religiosidade na literatura afrodescendente: um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e The bondwoman's narrative, de Hannah Crafts. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí,Teresina, 2018.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/150-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como corpus o romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves e a narrativa autobiográfica The bondwoman’s narrative (2002), de Hannah Crafts. Ambos foram ambientados no século XIX em plena escravidão no Brasil e nos Estados Unidos, respectivamente. As obras apresentam trânsitos de mulheres escravizadas e suas diversas experiências religiosas ocorridas nos entre-lugares. Estas vivências referem-se tanto a tradição religiosa de matriz judaico-cristã, quanto às tradições ancestrais de matriz africana. Por isso, foi justificada a escolha da temática como foco deste estudo. Foi delineado como objetivo geral analisar, de forma comparativa, como se deu o processo de construção das identidades com relação à religiosidade das protagonistas. Como objetivos específicos definiu-se identificar as experiências religiosas e cosmogônicas nas personagens estudadas; examinar como Kehinde/Luísa Mahin e Hannah Crafts se posicionaram diante das situações impostas pela condição da escravidão; desenvolver reflexões de caráter comparativo acerca das temáticas mencionadas. A metodologia da pesquisa foi o levantamento bibliográfico. O conhecimento sobre identidades negras foi embasado na teoria de Kabengele Munanga (2015), Roland Walter (2013) e Frantz Fanon (2008), dentre outros. Stefania Capone (2011), Reginaldo Prandi (2001), William Edward Burghardt "W. E. B." Du Bois (1999) e Pierre Verger (1981) foram os teóricos embasadores da temática religiosa e cosmogônica da pesquisa. A diáspora foi estudada sob as perspectivas de Dionne Brand (2005), Stuart Hall (2003) e Paul Gilroy (2001). Os entre-lugares foram analisados sob a lente de Édouard Glissant (2011, 2005) e Homi K. Bhabha (2001). Como resultado das análises verificou-se que, ambas as protagonistas, após a conquista da liberdade, optaram por práticas religiosas hegemônicas, porém de modo dissimulado, pois não abandonaram práticas ligadas a tradição africana, o que caracteriza a hibridização de suas identidades.por
dc.description.abstractThis dissertation has as corpus the novel Um defeito de cor (2006), written by Ana Maria Gonçalves and the autobiographic narrative The bondwoman’s narrative (2002), written by Hannah Crafts. Both of them were set in nineteenth century in slavery epoch in Brazil and the United States, respectively. The books present the passage of enslaved women and their diverse religious experiences occurred in the in-betweens. These experiences refer to Judeo-Christian matrix religious tradition as well as African matrix ancestral traditions. Because of this, it was justified the choice of the thematic as focus of this study. It was delineated as main purpose to analyze, in a comparative way, how occur the construction process of the identities in relation to the religiosity of main characters of the books. As specific objectives it was defined to identify the religious and cosmogonic experiences in studied characters; to examine how Kehinde/Luísa Mahin and Hannah Crafts behaved through the imposed situations by the slavery condition; to develop reflections in comparative character about the mentioned topic. The research methology was the bibligraphic survey. The knowledge about Black identities was based on the theory of Kabengele Munanga (2015), Roland Walter (2013) and Frantz Fanon (2008), among others. Stefani Capone (2011), Reginaldo Prandi (2001), William Edward Burghardt “W. E. B.” Du Bois (1999) and Pierre Verger (1981) were the theorists who based the religious and cosmogonic issue of the research. The diaspora was studied under the perspective of Dionne Brand (2005), Stuart Hall (2003) and Paul Gilroy (2001). The in-betweens were analyzed beneath the thoughts of Édouard Glissant (2011, 2005) and Homi K. Bhabha (2001). As result of the analyses it was verified that, both of the main characters, after the liberty conquering, chose by hegemonic religious practices, however in a disguised way, because they did not abandon the practices linked to African tradition, which characterize the hybridization of their identities.por
dc.description.provenanceSubmitted by Aureste Lima (aurestelima@gmail.com) on 2018-09-05T17:58:31Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_ NASCIMENTO, Virginia Costa do.pdf: 1358477 bytes, checksum: dd4abe3676fb88233e4d58c2ed2005a7 (MD5) Dissertação_ NASCIMENTO, Virginia Costa do.pdf: 1358477 bytes, checksum: dd4abe3676fb88233e4d58c2ed2005a7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-09-05T17:58:31Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação_ NASCIMENTO, Virginia Costa do.pdf: 1358477 bytes, checksum: dd4abe3676fb88233e4d58c2ed2005a7 (MD5) Dissertação_ NASCIMENTO, Virginia Costa do.pdf: 1358477 bytes, checksum: dd4abe3676fb88233e4d58c2ed2005a7 (MD5) Previous issue date: 2018-05-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura Afrodescendentepor
dc.subjectLiteratura Afro-Brasileirapor
dc.subjectLiteratura Afro-Americanapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectReligiosidadepor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNASpor
dc.titleIdentidades e religiosidade na literatura afrodescendente : um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves e The bondwoman's narrative, de Hannah Craftspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Termo de Publicação314,9 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons