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Tipo do documento: Dissertação
Título: As múltiplas semioses na aquisição de língua inglesa como língua adicional em contexto bilíngue: análise de material didático
Autor: Sampaio, Yolanda Franco Pacheco
Primeiro orientador: Lopes, Iveuta de Abreu
Primeiro membro da banca: Gomes, Francisco Wellington Borges
Segundo membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Resumo: Devido à expansão da educação bilíngue no Brasil, mais precisamente em Teresina, decidimos investigar as semioses (fala, escrita, áudio e imagens): ferramentas utilizadas em sala de aula para auxiliar o aluno a adquirir uma língua adicional (neste caso, o inglês). Nesta perspectiva, investigamos o papel desses recursos no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, selecionamos o material didático do programa bilíngue do Sistema UNO de ensino para analisar as sugestões contidas no manual do professor no que diz respeito ao uso das múltiplas semioses em sala de aula. O estudo objetiva analisar a integração das mesmas no material didático (manual e livro). Além disso, objetivamos descrever três dias da unidade quatro do livro didático Bilingual K2 – Bimester 2, apontando os recursos semióticos em destaque; caracterizar as orientações acerca do uso de recursos multimodais presentes no manual do professor e analisar as imagens de acordo com as metafunção ideacional da Gramática do Design Visual, de Kress e van Leeuwen (2006), a fim de apurar a consonância entre o que as imagens comunicam e as propostas pedagógicas sugeridas pelo manual do professor. A hipótese que motiva este estudo é que o material didático fomenta o uso das semioses em contexto de educação bilíngue. O arcabouço teórico adotado centra-se em autores que discutem a aquisição, o bilinguismo e a educação bilíngue: García (2009), Leffa e Irala (2014),Krashen (1986),Beardsmore (1986), E. García (2005), Megale (2005), Ng e Wigglesworth (2007),Harmers e Blanc (2000) e Baker (2011). No que concerne às teorias da multimodalidade e do multiletramento nos baseamos em Kress e van Leeuwen (2001) e Kress e van Leeuwen (2006), Anstey e Bull (2006),Kalantzis e Cope (2012) e Callow (1999), respectivamente. Esta pesquisa adota uma metodologia de abordagem qualitativa, com cunho descritivo. Em um primeiro momento, apontamos a integração dos modos semióticos e suas possibilidades de uso de acordo com as sugestões contidas no manual do professor do Sistema UNO de ensino. Em sequência, analisamos as imagens do livro didático, à luz da Gramática do Design Visual. Os resultados das análises apontam que o manual promove o uso das de tais recursos em sala para desencadear a aquisição, mas, por vezes, acaba focando em um modo e negligencia o potencial comunicativo de outro. Além disso, atestamos que a maioria das imagens do livro didático estão em consonância com os significados que pretendem comunicar
Abstract: Due to the expansion of bilingual education in Brazil, more precisely in Teresina, we decided to investigate the semiosis (speech, writing, audio and images): tools used in the classroom to help students acquire an additional language (in this case English). In this perspective, we investigate the role of these resources in the teaching-learning process. To do so, we selected the didactic material of the bilingual program of the UNO System of Education to analyze the suggestions contained in the teacher's manual regarding the use of multiple semiosis in the classroom. The study aims to analyze the integration of these resources in the didactic material (manual and textbook). In addition, we aim to describe three days of unit four of the Bilingual textbook K2 - Bimester 2, pointing out the prominent semiotic features; to characterize the guidelines on the use of multimodal resources present in the teacher's manual and to analyze the images according to the ideational metafunction of Visual Design Grammar, by Kress and van Leeuwen (2006), in order to ascertain the consonance between what the images communicated to the pedagogical proposals suggested by the teacher's manual. The hypothesis that motivates this study is that the didactic material encourages the use of the semiosis in a context of bilingual education. The theoretical framework adopted focuses on authors who discuss acquisition, bilingualism and bilingual education: García (2009), Leffa and Irala (2014), Krashen (1986), Beardsmore (1986), E. García (2005), Megale (2005), Ng and Wigglesworth (2007), Harmers and Blanc (2000) and Baker (2011). As for multimodal and multilevel theories, we rely on Kress and van Leeuwen (2001) and Kress and van Leeuwen (2006), Anstey and Bull (2006), Kalantzis and Cope (2012) and Callow (1999) respectively. This research adopts a methodology of qualitative approach, with a descriptive nature. In a first moment, we pointed out the integration of the semiotic modes and their possibilities of use according to the suggestions contained in the teacher's manual of the UNO System of teaching. In sequence, we analyzed the images of the textbook, in the light of the Visual Design Grammar. The results of the analyzes indicated that the manual promotes the use of such resources in the classroom to trigger the acquisition, but sometimes ends up focusing on one mode and neglecting the communicative potential of another. In addition, we attested that most of the images in the textbook are associated with the meanings they intend to communicate
Palavras-chave: Aquisição de Língua Adicional
Educação Bilíngue
Semioses
Multimodalidade
Multiletramentos
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SAMPAIO, Yolanda Franco Pacheco. As múltiplas semioses na aquisição de língua inglesa como língua adicional em contexto bilíngue: análise de material didático. 2019. 114 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/175
Data de defesa: 28-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

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