Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1783
Tipo do documento: Monografia
Título: As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PI
Autor: Brito, Aurilene Sobrinho 
Primeiro orientador: Soares, Lucineide Maria dos Santos
Primeiro membro da banca: Soares, Marina Gleika Felipe
Segundo membro da banca: Silva Filho, Francisco Lopes da
Resumo: Este estudo analisou a gestão democrática das escolas da rede pública municipal de Educação Infantil do de Campo Maior-PI. Tratou-se dos aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e educacionais envolvendo a gestão na educação infantil e a legislação vigente a nível local e nacional. Buscou-se responder o questionamento: como ocorrem as formas de escolhas dos gestores da rede pública municipal de ensino infantil no município de Campo Maior-PI? Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com análise em documentos, teoria e entrevistas estruturadas. Como aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011) e Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), dentre outros. Por meio dessa pesquisa constatou-se que o cenário educacional precisa ser participativo e democrático e que o melhor lugar para estimular a democracia é a partir da escola. Conclui-se que apesar das dificuldades que encontra-se para implementar a gestão democrática na escola, essa democracia que tanto se fala, é incontestável.
Abstract: This study analyzed the democratic management of public municipal Early Childhood Education schools in Campo Maior-PI. It addressed historical, political, economic, cultural, and educational aspects involving management in early childhood education and current legislation at the local and national levels. The research aimed to answer the question: how do the forms of selecting managers of the municipal public early childhood education network in Campo Maior-PI occur? As a methodological procedure, the research utilized qualitative analysis of documents, books, articles, and structured interviews. The theoretical framework included contributions from Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011), and Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), among others. Through this research, it was found that the educational scenario needs to be participatory and democratic, and the best place to stimulate democracy is from within the school. It is concluded that despite the difficulties encountered in implementing democratic management in schools, the democracy that is so often talked about is undeniable.
Palavras-chave: Gestão Democrática
Educação Infantil
Escola Pública
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: BRITO, Aurilene Sobrinho. As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PI. 2024. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1783
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf4,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.