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dc.creatorBrito, Aurilene Sobrinho-
dc.creator.Lattes3044515661689174por
dc.contributor.advisor1Soares, Lucineide Maria dos Santos-
dc.contributor.advisor1Lattes6693718276833234por
dc.contributor.referee1Soares, Marina Gleika Felipe-
dc.contributor.referee1Lattes5527013094839934por
dc.contributor.referee2Silva Filho, Francisco Lopes da-
dc.date.accessioned2025-04-23T11:55:59Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationBRITO, Aurilene Sobrinho. As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PI. 2024. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1783-
dc.description.resumoEste estudo analisou a gestão democrática das escolas da rede pública municipal de Educação Infantil do de Campo Maior-PI. Tratou-se dos aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e educacionais envolvendo a gestão na educação infantil e a legislação vigente a nível local e nacional. Buscou-se responder o questionamento: como ocorrem as formas de escolhas dos gestores da rede pública municipal de ensino infantil no município de Campo Maior-PI? Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com análise em documentos, teoria e entrevistas estruturadas. Como aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011) e Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), dentre outros. Por meio dessa pesquisa constatou-se que o cenário educacional precisa ser participativo e democrático e que o melhor lugar para estimular a democracia é a partir da escola. Conclui-se que apesar das dificuldades que encontra-se para implementar a gestão democrática na escola, essa democracia que tanto se fala, é incontestável.por
dc.description.abstractThis study analyzed the democratic management of public municipal Early Childhood Education schools in Campo Maior-PI. It addressed historical, political, economic, cultural, and educational aspects involving management in early childhood education and current legislation at the local and national levels. The research aimed to answer the question: how do the forms of selecting managers of the municipal public early childhood education network in Campo Maior-PI occur? As a methodological procedure, the research utilized qualitative analysis of documents, books, articles, and structured interviews. The theoretical framework included contributions from Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011), and Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), among others. Through this research, it was found that the educational scenario needs to be participatory and democratic, and the best place to stimulate democracy is from within the school. It is concluded that despite the difficulties encountered in implementing democratic management in schools, the democracy that is so often talked about is undeniable.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aurilene Sobrinho Brito (aurilenebrito@aluno.uespi.br) on 2025-04-17T19:39:52Z No. of bitstreams: 1 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 4755702 bytes, checksum: 3b58beb96c1706fad8139a7d1a441035 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: PREENCHA E ASSINE O TERMO DE AUTORIZAÇÃO, DISPONÍVEL NO LINK: HTTPS://UESPI.BR/WP-CONTENT/UPLOADS/2024/12/TERMO-DE- AUTORIZACAO-REPOSITORIO-UESPI.PDF. O TERMO DEVE SER ASSINADO PELO(S) AUTOR(ES) E PELO(A) ORIENTADOR(A). APÓS REALIZAR AS DEVIDAS CORREÇÕES E , ENVIE NOVAMENTE SUA SUBMISSÃO CONFORME O PROCEDIMENTO INDICADO NO TUTORIAL. FALTA ANEXAR O TERMO DE AUTORIZAÇÃO. on 2025-04-22T11:09:24Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Aurilene Sobrinho Brito (aurilenebrito@aluno.uespi.br) on 2025-04-22T15:30:38Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 4755702 bytes, checksum: 3b58beb96c1706fad8139a7d1a441035 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).docx.pdf: 197398 bytes, checksum: 38c3befc5aa4313a5a3ad7b7c41a06cd (MD5)eng
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dc.description.provenanceSubmitted by Aurilene Sobrinho Brito (aurilenebrito@aluno.uespi.br) on 2025-04-22T15:55:41Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI (1).docx.pdf: 197398 bytes, checksum: 38c3befc5aa4313a5a3ad7b7c41a06cd (MD5) MONOGRAFIA COMPLETA.pdf: 4625331 bytes, checksum: 887c81e232c8ba3328717a4c640c4069 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.relation.referencesBARBIER, Jean. M. Elaboração de projectos de ação e planificação. Porto: Porto Editora, 1996. BOBBIO, Norberto (2000). O futuro da democracia. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 8ª ed. São Paulo: Paz e Terra. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. ______. Lei nº 7, 7 de fevereiro de 1977 . Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Define a participação das associações de pais e encarregados de educação no sistema nacional de ensino, Brasília, DF, 1977. ______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990. ______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996. ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 4/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_10.pdf>. 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dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEscola Públicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAs formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PIpor
dc.typeMonografiapor
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