| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1783| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PI |
| Autor: | Brito, Aurilene Sobrinho ![]() |
| Primeiro orientador: | Soares, Lucineide Maria dos Santos |
| Primeiro membro da banca: | Soares, Marina Gleika Felipe |
| Segundo membro da banca: | Silva Filho, Francisco Lopes da |
| Resumo: | Este estudo analisou a gestão democrática das escolas da rede pública municipal de Educação Infantil do de Campo Maior-PI. Tratou-se dos aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e educacionais envolvendo a gestão na educação infantil e a legislação vigente a nível local e nacional. Buscou-se responder o questionamento: como ocorrem as formas de escolhas dos gestores da rede pública municipal de ensino infantil no município de Campo Maior-PI? Como procedimento metodológico, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com análise em documentos, teoria e entrevistas estruturadas. Como aporte teórico foram utilizadas as contribuições de Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011) e Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), dentre outros. Por meio dessa pesquisa constatou-se que o cenário educacional precisa ser participativo e democrático e que o melhor lugar para estimular a democracia é a partir da escola. Conclui-se que apesar das dificuldades que encontra-se para implementar a gestão democrática na escola, essa democracia que tanto se fala, é incontestável. |
| Abstract: | This study analyzed the democratic management of public municipal Early Childhood Education schools in Campo Maior-PI. It addressed historical, political, economic, cultural, and educational aspects involving management in early childhood education and current legislation at the local and national levels. The research aimed to answer the question: how do the forms of selecting managers of the municipal public early childhood education network in Campo Maior-PI occur? As a methodological procedure, the research utilized qualitative analysis of documents, books, articles, and structured interviews. The theoretical framework included contributions from Dourado (1990), Freire (1987, 1996), Gracinho (2007), Libâneo (2011), and Paro (1986, 1995, 2001, 2003, 2011), among others. Through this research, it was found that the educational scenario needs to be participatory and democratic, and the best place to stimulate democracy is from within the school. It is concluded that despite the difficulties encountered in implementing democratic management in schools, the democracy that is so often talked about is undeniable. |
| Palavras-chave: | Gestão Democrática Educação Infantil Escola Pública |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | BRITO, Aurilene Sobrinho. As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PI. 2024. 73 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1783 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Monografia Completa.pdf | 4,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

