Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Mariele de Oliveira Morais-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8560098980248065por
dc.contributor.advisor1Nunes, Mirian Abreu Alencar-
dc.contributor.referee1Alencar, Maria de Jesus Queiroz-
dc.contributor.referee2Brandão Junior, Ernani José-
dc.date.accessioned2025-05-27T11:06:00Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationALVES, Mariele de Oliveira Morais. Um caminho sem volta: o uso das tecnologias digitais por professores em uma escola pública em Campo Maior-PI. 2025. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2025.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1835-
dc.description.resumoAs Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão continuamente presente no cotidiano da sociedade e está mudando significativamente a maneira de viver das pessoas, logo, demandando uma alfabetização digital. O presente trabalho parte da seguinte questão problema: como se configura a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação pelos professores atuantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Maior–Piauí? E tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizada pelos professores do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Maior-PI. A pesquisa caracteriza-se como estudo de campo, descritiva com abordagem qualitativa, adotando a entrevistas semiestruturadas para a produção dos dados. A investigação foi realizada em uma escola municipal, direcionada a três professores atuantes na educação básica. A fundamentação teórica contou com as produções de Valente (1999, 2005, 2018), Reis (2022), Gatti (2019), Moran (2000), entre outros autores. Os resultados revelaram que, mesmo sem uma formação específica e adequada para o uso das tecnologias digitas, os professores compreendem os recursos tecnológicos como ferramentas relevantes na prática docente, e demonstraram interesse e esforço na tentativa de incluir as TDIC na sala de aula.por
dc.description.abstractDigital Information and Communication Technologies (DICT) are continuously present in society's daily life and are significantly changing the way people live, thus demanding digital literacy. This study is based on the following problem question: how is the use of digital information and communication technologies configured by teachers working in the 5th year of elementary school at a public school in Campo Maior-Piauí? Its general objective is to analyze the use of digital information and communication technologies by 5th grade elementary school teachers in a public school in Campo Maior-PI. The research is characterized as a field study, descriptive with a qualitative approach, using semi-structured interviews to produce the data. The investigation was carried out in a municipal school, with three teachers working in basic education. The theoretical basis was based on the work of Valente (1999, 2005, 2018), Reis (2022), Gatti (2019), Moran (2000), among other authors. The results revealed that, even without specific and adequate training in the use of digital technologies, teachers understand technological resources as relevant tools in teaching practice, and have shown interest and effort in trying to include TDIC in the classroom.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Mariele Alves (marieledeoliveiramoraisalves@aluno.uespi.br) on 2025-05-26T13:38:25Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1075784 bytes, checksum: 5d383d626fa2f42fcd2846139cb55e55 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 518947 bytes, checksum: 67b277cfd9a21d9ab9c7411e9c8d6f78 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-05-27T11:06:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1075784 bytes, checksum: 5d383d626fa2f42fcd2846139cb55e55 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 518947 bytes, checksum: 67b277cfd9a21d9ab9c7411e9c8d6f78 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-27T11:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1075784 bytes, checksum: 5d383d626fa2f42fcd2846139cb55e55 (MD5) Termo de Autorização para Publicação.pdf: 518947 bytes, checksum: 67b277cfd9a21d9ab9c7411e9c8d6f78 (MD5) Previous issue date: 2025-05-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias Digitaispor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleUm caminho sem volta: o uso das tecnologias digitais por professores em uma escola pública em Campo Maior-PIpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.