Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1835
Tipo do documento: Monografia
Título: Um caminho sem volta: o uso das tecnologias digitais por professores em uma escola pública em Campo Maior-PI
Autor: Alves, Mariele de Oliveira Morais 
Primeiro orientador: Nunes, Mirian Abreu Alencar
Primeiro membro da banca: Alencar, Maria de Jesus Queiroz
Segundo membro da banca: Brandão Junior, Ernani José
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão continuamente presente no cotidiano da sociedade e está mudando significativamente a maneira de viver das pessoas, logo, demandando uma alfabetização digital. O presente trabalho parte da seguinte questão problema: como se configura a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação pelos professores atuantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Maior–Piauí? E tem como objetivo geral analisar o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação utilizada pelos professores do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Maior-PI. A pesquisa caracteriza-se como estudo de campo, descritiva com abordagem qualitativa, adotando a entrevistas semiestruturadas para a produção dos dados. A investigação foi realizada em uma escola municipal, direcionada a três professores atuantes na educação básica. A fundamentação teórica contou com as produções de Valente (1999, 2005, 2018), Reis (2022), Gatti (2019), Moran (2000), entre outros autores. Os resultados revelaram que, mesmo sem uma formação específica e adequada para o uso das tecnologias digitas, os professores compreendem os recursos tecnológicos como ferramentas relevantes na prática docente, e demonstraram interesse e esforço na tentativa de incluir as TDIC na sala de aula.
Abstract: Digital Information and Communication Technologies (DICT) are continuously present in society's daily life and are significantly changing the way people live, thus demanding digital literacy. This study is based on the following problem question: how is the use of digital information and communication technologies configured by teachers working in the 5th year of elementary school at a public school in Campo Maior-Piauí? Its general objective is to analyze the use of digital information and communication technologies by 5th grade elementary school teachers in a public school in Campo Maior-PI. The research is characterized as a field study, descriptive with a qualitative approach, using semi-structured interviews to produce the data. The investigation was carried out in a municipal school, with three teachers working in basic education. The theoretical basis was based on the work of Valente (1999, 2005, 2018), Reis (2022), Gatti (2019), Moran (2000), among other authors. The results revealed that, even without specific and adequate training in the use of digital technologies, teachers understand technological resources as relevant tools in teaching practice, and have shown interest and effort in trying to include TDIC in the classroom.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais
Prática Docente
Ensino-Aprendizagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: ALVES, Mariele de Oliveira Morais. Um caminho sem volta: o uso das tecnologias digitais por professores em uma escola pública em Campo Maior-PI. 2025. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1835
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdf1,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.