???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/196
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de leitura no contexto escolar: um estudo do gênero notícia no 8° ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes-PI
Autor: Moraes, Fernando Luiz Liberato
Primeiro orientador: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Primeiro membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Segundo membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Terceiro membro da banca: Alves, Shirlei Marly
Resumo: Durante as aulas de língua portuguesa observamos que os alunos manifestam dificuldade em compreender a leitura de diferentes gêneros de textos. Para nós, surge a inquietação de, a partir do ensino de leitura de um gênero, pensar em estratégias que auxiliem os alunos a se tornarem mais proficientes ao lerem um texto. Neste sentido, o trabalho intitulado O ENSINO DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: um estudo do gênero notícia no 8º ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes – PI, amplia reflexões sobre questionamentos do tipo: como os alunos em atividades de leitura compreendem os textos que leem? Quais os gêneros e estratégias de leitura que a escola contempla em sua prática com os alunos? Qual o papel de gêneros com a notícia de jornal para a formação leitora dos alunos do ensino fundamental? Que dificuldades os alunos ainda manifestam depois que lerem textos do gênero notícia? O objetivo geral da pesquisa é investigar como a leitura do gênero notícia pode contribuir para a compreensão leitora de alunos do ensino fundamental de uma turma de 8º ano. Para tanto, baseamo-nos em referenciais teóricos como Lajolo e Zilberman (1999), Zilberman (2009), Marcuschi (2008, 2011), Dolz e Schneuly (2004), Siqueira e Zimmer (2006) Solé (1998) e Sim-Sim (2007), entre outros. Coletamos os dados a partir de atividades de leitura propostas aos alunos do 8º ano de uma escola pública. Os resultados mostraram que os alunos, para melhor compreenderem os textos de notícia que leem, necessitam da mediação do professor, independente dos momentos de leitura. No entanto, na estratégia Antes da leitura, manifestaram compreensão geral do gênero notícia independentemente da atividade de leitura na escola. Na estratégia Durante a leitura, manifestaram conhecimento do teor que as notícias veiculam e, na estratégia Depois da leitura, demonstraram dificuldades em registrar o que haviam lido. Nas três estratégias, os alunos necessitam de atividades direcionadas para maximizar os aspectos que dominam e de atividades específicas de compreensão da leitura de texto escrito. Ansiamos, assim, que este trabalho com estratégias de leitura, amplie nossa visão sobre o fenômeno do ensino de leitura no contexto da sala de aula.
Abstract: During the Portuguese classes we observed that the students show difficulties in understand the reading of different texts. To us, appears the concern of, from the teaching of reading of a gender, to think about strategies which help the student become proficient to read a text. In this sense, the work about the theme THE TEACHING OF READING IN THE SCHOOL CONTEXT: a study of news gender in 8th grade from a municipal school in Buriti dos Lopes-PI searches for analyzing the reading activities proposed into the classroom to verify the reading comprehension of the students. The work enlarge thought about questions like: How do the students understand the texts that they read in reading activities? What genders and strategies of reading does the school give importance in its practices to the students? What is the function of genders to the reading formation of the students in Elementary school with news from newspaper? Which difficulties do the students have after reading texts of news gender? The general objective of the research is to investigate how the reading of news gender can help the reading comprehension of students from the Elementary school in a class of 8th grade. Therefore, we based on theoretical references in Lajolo and Zilbernam (1999), Zilbernam (2009), Marcuschi (2008, 2011), Dolz e Schneuly (2004), PCN (1998), Siqueira and Zimmer (2006) Solé (1998) and Sim-Sim (2007) and other. We collected the data from the activities of reading proposed to the students from the 8th grade from a public school. The results shown that the students to understand better the texts of news that they read they need the mediation of the teacher independent of the reading moments. However, the strategy Before the reading, manifested a general comprehension about news gender independent the activity of reading at school. The strategy During the reading, manifested knowledge of the content the news advertise and, in the strategy After the reading , shown difficulties to register what was read. In the three strategies the students need of activities directed to increase the aspects that they dominate and the specific activities of comprehension of reading of written texts. We want, so, that this work with reading strategies contributes to the phenomenon comprehension of teaching of reading in the school context into the classroom.
Palavras-chave: Alunos
Estratégias de Leitura
Gêneros Textuais
Notícias
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MORAES, Fernando Luiz Liberato. O ensino de leitura no contexto escolar: um estudo do gênero notícia no 8° ano de uma escola municipal de Buriti dos Lopes-PI. 2019. 226 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/196
Data de defesa: 7-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa3,02 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de Publicação956,82 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons