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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Naianna Karla de Sousa-
dc.contributor.advisor1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee1Lopes, Maria Suely de Oliveira-
dc.contributor.referee2Oliveira, Karine da Rocha-
dc.contributor.referee3Brito, Stela Maria Viana Lima-
dc.date.accessioned2020-01-15T13:24:22Z-
dc.date.issued2019-02-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Naianna Karla de Sousa. A poesia de Manoel de Barros na sala de aula: “para encontrar nas palavras novas coisas de ver”. 2019. 194 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/201-
dc.description.resumoNeste trabalho, discutimos as condições de receptividade da poesia. Muitos alunos têm dificuldade de interagir com o poema: não gostam de ler e/ou não entendem o que leem. Por que não gostam? Por que não entendem? Quais são as dificuldades? Foram essas questões que nortearam este trabalho. O poema é um gênero que trabalha, artisticamente, a palavra. Na poesia, as palavras são retiradas do contexto habitual e assumem novas conotações. No momento da leitura, essa peculiaridade do gênero precisa ser considerada. Diante disso, uma das suposições que fizemos foi que a dificuldade dos alunos teria relação com os procedimentos adotados na leitura. A partir dessa suposição, uma das hipóteses que defendemos foi que a mediação do professor, a sistematização das aulas e a seleção adequada dos textos poderiam contribuir para desenvolver, nos alunos, o interesse pela poesia e a competência para ler e interpretar poema. Os resultados confirmaram as hipóteses e mostraram que a maioria dos alunos que participaram da pesquisa tem pouco contato com o poema. A dificuldade de leitura, portanto, está associada à falta de vivência com o poema. Com base nesses resultados, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica para subsidiar o trabalho com a poesia em sala de aula. Uma parte da proposta é uma adaptação de uma sequência de leitura, sugerida por Rildo Cosson (2016). Os textos contemplados nas atividades são, em sua maioria, poemas de Manoel de Barros. Dados da pesquisa mostraram que os artifícios estéticos e linguísticos empregados pelo poeta despertam o interesse dos alunos pela poesia e favorecem a compreensão da linguagem poética. Para fundamentar a pesquisa, tomamos como referências principais os estudos de Leffa (1996), sobre aspectos referentes à leitura; de Iser (1996) e Jauss (1994), que tratam da recepção do texto literário; de Cosson (2016), sobre o ensino de leitura literária; de Paz (2012), sobre poesia; de Gebara (2012) e Pinheiro (2018), que discutem o ensino de poesia.por
dc.description.abstractIn this work, we discuss the conditions of receptivity of poetry. Many students have difficulty interacting with the poem: they do not like to read and / or do not understand what they read. Why do not they like it? Why do not they understand it? What are their difficulties? It was these questions that guided this work. The poem is a genre that works the word, artistically. In poetry, words are taken out of the usual context and assume new connotations. At the time of reading, this peculiarity of the genre needs to be considered. Therefore, one of the assumptions we made was that the students' difficulty would be related to the procedures adopted in reading. From this assumption, one of the hypotheses we defended was that the teacher's mediation, the systematization of the classes and the proper selection of the texts could contribute to develop in the pupils the interest in poetry and the competence to read and interpret poems. The results confirmed the hypotheses and showed that the majority of the students who participated in the research have little contact with the poem. The difficulty of reading, therefore, is associated with the lack of experience with the poem. Based on these results, we elaborated a proposal of pedagogical intervention to support the work with poetry in the classroom. One part of the proposal is an adaptation of a reading sequence, suggested by Rildo Cosson (2016). The texts contemplated in the activities are, for the most part, poems by Manoel de Barros. Research data showed that the aesthetic and linguistic devices employed by the poet arouse students' interest in poetry and favor the understanding of poetic language. In order to base the research, we take as main references the studies of Leffa (1996), on aspects related to reading; of Iser (1996) and Jauss (1994), that deal with the reception of the literary text; of Cosson (2016), on the teaching of literary reading; de Paz (2012), on poetry; of Gebara (2012) and Pinheiro (2018), who discuss the teaching of poetry.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (aurestelima@gmail.com) on 2020-01-15T13:24:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NAIANNA KARLA DE SOUSA SANTOS.pdf: 2461184 bytes, checksum: 43b5bea178c4cfd18f62c915f1cf727d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-01-15T13:24:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) NAIANNA KARLA DE SOUSA SANTOS.pdf: 2461184 bytes, checksum: 43b5bea178c4cfd18f62c915f1cf727d (MD5) Previous issue date: 2019-02-20eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectManoel Barrospor
dc.subjectSala de Aulapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleA poesia de Manoel de Barros na sala de aula: “para encontrar nas palavras novas coisas de ver”por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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