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Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção textual, revisão e reescrita: uma análise de textos de alunos do 6° ano do ensino fundamental
Autor: Fontenele, Oscarina de Castro Silva
Primeiro orientador: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Primeiro membro da banca: Magalhães Neto, Pedro Rodrigues
Segundo membro da banca: Lopes, Iveuta de Abreu
Terceiro membro da banca: Martins, Nize da R. S. Paraguassu
Resumo: Esta dissertação discute o ensino de produção textual, mais especificamente, a natureza processual dessa prática linguística, destacando a importância da revisão e reescrita para o aprimoramento de um texto escrito. Para tanto, temos como objetivo geral analisar o desempenho em produção textual de alunos de 6º ano do ensino fundamental quanto à realização das etapas de revisão e reescrita. Como objetivos específicos: a) Comparar as versões, inicial e reescrita, de uma produção textual, evidenciando aspectos de textualidade e os elementos básicos do gênero; b) Investigar a realização das sugestões do professor, via bilhete, pelos alunos ao reescreverem seus textos; c) Elaborar uma proposta de intervenção baseada na metodologia de sequência didática com os gêneros textuais conto maravilhoso e relato pessoal, que possibilite aos alunos de 6º ano melhorar suas competências em relação à produção textual escrita. Para fundamentar este trabalho, recorremos a Antunes (2003; 2009; 2010;), Bakhtin (1997; 2011); Brasil (1997; 1998; 2017), Coelho (2003), Costa Val (2001; 2004; 2006), Dolz e Schneuwly (2004), Fiad e Mayrink-Sabinson (1991), Geraldi (1997; 2012), Gil (2002), Koch (2009, 2010; 2014; 2015), Mafra e Barros (2017), Marconi e Lakatos (2003), Marcuschi (2008; 2010), Menegassi (1998), Ruiz (2015), Serafini (2001), Sercundes (1997), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualitativo-interpretativa, cuja coleta de dados aconteceu nos meses de abril a agosto de 2018. O corpus é constituído por 40 (quarenta) textos, versões iniciais e versões reescritas, de 10 (dez) alunos de 6º do ensino fundamental de uma escola pública de Parnaíba-PI. As análises revelaram o aumento do desempenho dos alunos na versão reescrita em relação aos aspectos de textualidade e aos elementos básicos do gênero textual após intervenção do professor via bilhete orientador. Resultado que atesta a importância das etapas de revisão e reescrita no ensino de produção textual, realizadas a partir de uma intervenção textual-interativa. Por fim, com base nos resultados obtidos, elaboramos uma proposta de intervenção, visando apresentar uma sugestão de ensino de escrita, revisão e reescrita com gêneros textuais.
Abstract: This dissertation discuss about text production, in the procedural nature of this linguistic practice, highlighting the importance of review and rewriting to the upgrading of a written text. Therefore, we have as general objective to analyze the performance in text production of students in the 6th grade in Elementary school about the accomplishment of the stages of review and rewrite. As specific objective: a) To compare the initial and rewrite versions of a text production evidencing textual aspects and the basic elements of gender; b) To investigate the accomplishment of teacher suggestions, through note, by students to rewritten their texts. c) To elaborate an intervention proposal based on the methodology of didactic sequence with the text genders wonderful tale and personal report, which make possible to the students of 6th grade to improve their abilities about text writing production. To substantiate this work, we resorted to Antunes (2003; 2009; 2010;), Bakhtin (1997; 2011); Brasil (1997; 1998; 2017), Coelho (2003), Costa Val (2001; 2004; 2006), Dolz and Schneuwly (2004), Fiad and Mayrink-Sabinson (1991), Geraldi (1997; 2012), Gil (2002), Koch (2009, 2010; 2014; 2015), Mafra and Barros (2017), Marconi and Lakatos (2003), Marcuschi (2008; 2010), Menegassi (1998), Ruiz (2015), Serafini (2001), Sercundes (1997), and other. It treats about a field research, of descriptive nature, with qualitative-interpretative approaching, which data collect occurred from April to August in 2018. The corpus is constituted by 40(forty) texts, initial versions and rewritten versions, by 10(ten) students from 6th grade of elementary school from a public school in Parnaíba-PI. The reviews revealed the increasing of the performance of students in the rewritten version in relation to the aspects of textuality and the basic elements of the text gender after the intervention of the teacher through guiding note. Result that proves the importance of the stages of review and rewriting in the teaching of text production, done from a text-interactive intervention. Finally, based on the results gotten, we elaborated a proposal of intervention, seeks to present a suggestion of teaching of writing, review and rewritten with text genders.
Palavras-chave: Escrita
Produção Textua
Revisão
Reescrita
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: FONTENELE, Oscarina de Castro Silva. Produção textual, revisão e reescrita: uma análise de textos de alunos do 6° ano do ensino fundamental. 2019. 194 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/203
Data de defesa: 7-Feb-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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