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Tipo do documento: Dissertação
Título: O exame nacional do ensino médio (ENEM) e a abordagem dada à prova de matemática e suas tecnologias.
Autor: Tataia, Paulo Érison Cavalcante de Oliveira
Primeiro orientador: Silva, Afonso Norberto da
Primeiro membro da banca: Silva, Afonso Norberto da
Segundo membro da banca: Oliveira, Gilvan Lima da
Terceiro membro da banca: Soares Júnior, Pedro Antônio
Resumo: Neste trabalho, no primeiro capítulo destacamos como o ENEM ganhou importância na vida dos brasileiros, a utilização da TRI no cálculo da nota do exame e a Matemática como uma das únicas áreas do conhecimento do ENEM que tem uma prova única de 45 questões de múltipla escolha que abordam seus conteúdos. No segundo capítulo, procuramos fazer um levantamento geral da evolução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde a sua criação em 1998 , destacando-se as novas funcionalidades que foram agregadas ao exame e o conteúdo exigido na prova, de acordo matriz de referência divulgada pelo Ministério da Educação, com ênfase nas competências, habilidades e objetos de conhecimentos da área de Matemática e suas Tecnologias. No terceiro capítulo, apresentamos uma comparação entre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e a Teoria Clássica dos Testes (TCT); além disso, destacamos como a utilização da TRI no ENEM, a partir de 2009, foi fundamental para tirar conclusões interessantes e bem fundamentadas sobre o desempenho dos estudantes e egressos do Ensino Médio brasileiro ao longo do tempo. No quarto capítulo, destacamos a importância da Matemática na nossa vida e a abordagem feita da Matemática no Enem. No quinto capítulo, foram apresentados dados estatísticos dos conteúdos cobrados na prova de Matemática e suas Tecnologias no exame de 2009 a 2018. No sexto capítulo, procurou-se destacar ainda mais a TRI e apresentou-se tabelas que reforçam o argumento da importância da Matemática no ENEM na nota do candidato. No sétimo capítulo fizemos as considerações finais deste trabalho e no oitavo capítulo apresentamos as referências bibliográficas que nos auxiliaram no desenvolvimento deste trabalho.
Abstract: In this paper, in the first chapter we highlight how ENEM gained importance in the lives of Brazilians, the use of IRT in calculating the exam grade and Mathematics as one of the only areas of knowledge of ENEM that has a unique proof of 45 questions. multiple choice that address their content. In the second chapter, we seek to make a general survey of the evolution of the National High School Exam (ENEM)since its creation in 1998, highlighting the new features that were added to the exam and the content required in the proof, of agreement reference matrix disclosed by the Ministry of Education, with emphasis on competences, skills and knowledge objects in the area of Mathematics and its Technologies. In the third chapter, we present a comparison between the Item Response Theory (TRI) and the Classical Test Theory (TCT); In addition, we highlight how the use of TRI in ENEM, since 2009, it has been crucial to draw interesting and well-founded conclusions about the performance of Brazilian high school students and graduates over time. In the fourth chapter, we highlight the importance of mathematics in our life and the approach taken by mathematics in Enem. In the fifth chapter, statistical data were presented on the contents charged in the Mathematics and its Technologies exam in the exam from 2009 to 2018. In the sixth chapter, we tried to further highlight the IRT and presented tables that reinforce the argument of the importance of Mathematics. ENEM in the candidate’s note. In the seventh chapter we made the final considerations of this work and in the eighth chapter we presented the bibliographical references that helped us in the development of this work.
Palavras-chave: ENEM
Teoria de Resposta ao Item
Importância da Matemática
Matemática e Suas Tecnologias
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: TATAIA, Paulo Érison Cavalcante de Oliveira. O exame nacional do ensino médio (ENEM) e a abordagem dada à prova de matemática e suas tecnologias. 2019. 62 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/215
Data de defesa: 1-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

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