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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo da flora como ferramenta didática no ensino de botânica no município de Esperantina-PI
Autor: Carvalho, Patrícia Silva
Primeiro orientador: Mendes, Maura Rejane de Araújo
Primeiro membro da banca: Mendes, Maura Rejane de Araújo
Terceiro membro da banca: Santos Filho, Francisco Soares
Quarto membro da banca: Araújo, Josiane Silva
Resumo: Percebe-se entre os estudantes certo desinteresse pela Botânica, que pode ser causado pela “cegueira botânica”, que é definida como a dificuldade de perceber as plantas ao redor, e pelo distanciamento entre o que é ensinado e o cotidiano dos mesmos. O próprio livro didático explora muitas vezes plantas exóticas, enquanto deixa de lado as plantas nativas da região, não valorizando os ecossistemas locais. Tais fatores associados a outros, como nomenclatura difícil, poucas aulas práticas, causam desinteresse para o estudo das plantas. Este trabalho buscou analisar, se o estudo da flora nativa da região em que a comunidade escolar está inserida, pode ser utilizada como ferramenta didática eficiente, que desperte o interesse do estudante pelo estudo da Botânica A pesquisa foi realizada com 84 estudantes da 2ª série do Ensino Médio, divididos em dois grupos, denominados grupo experimental e grupo controle, além da participação de 03 professores de Biologia de uma escola localizada no município de Esperantina-PI. Para tal, buscou-se na literatura estudos sobre a vegetação do município de Esperantina, pesquisando quais espécies eram pertencentes a flora nativa da região, e assim elaborar estratégias que associassem essas plantas e temas de estudo da Botânica. Aplicou-se questionários aos dois grupos, afim buscar informações sobre conhecimentos prévios acerca da Botânica, dificuldades na aprendizagem, conhecimento a respeito da flora nativa da região e sua utilização pelo homem. Em seguida, outro questionário foi aplicado ao grupo experimental para verificar se os objetivos foram alcançados, bem como a opinião sobre as atividades. Com relação aos professores, foram entrevistados a respeito das metodologias aplicadas no ensino de Botânica e suas dificuldades. Foram executadas diversas estratégias que exploravam a flora nativa do município, tais como: aulas práticas com coletas de plantas, como aula de campo no entorno da escola e ao Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, além de atividades lúdicas como desenhos, jogos didáticos, confecção de modelos, que exploravam vários aspectos da Botânica. Os resultados obtidos foram satisfatórios quanto a realização dessas atividades que envolviam o estudo da flora nativa, pois demonstrou–se por análises estatísticas, que houve significância em alguns aspectos observados, por exemplo, aumentou o interesse pela Botânica, os estudantes afirmaram que passaram a conhecer mais os temas da Botânica de forma geral, além de afirmarem ter mais conhecimentos sobre as plantas nativas da região.
Abstract: It is perceived among students a lack of interest in Botany, which can be caused by the "botanical blindness", which is defined as the difficulty to perceive the plants around, and the distance between what is taught and their daily life. The textbook itself often explores exotic plants, while neglecting native plants in the region, not valuing local ecosystems. Such factors associated with others, such as difficult nomenclature, few practical classes, cause disinterest in the study of plants. This study aimed to analyze, if the study of native flora of the region where the school community is inserted, can be used as an efficient didactic tool, which arouses the student interest in the study of Botany. High School, divided into two groups, called experimental group and control group, and the participation of 03 biology teachers from a school located in the municipality of Esperantina-PI. To this end, we searched in the literature studies on the vegetation of the municipality of Esperantina, researching which species belonged to the native flora of the region, and thus elaborate strategies that associate these plants and themes of study of Botany. Questionnaires were applied to both groups in order to seek information about previous knowledge about botany, learning difficulties, knowledge about the native flora of the region and its use by man. Then, another questionnaire was applied to the experimental group to verify if the objectives were achieved, as well as the opinion about the activities. Regarding teachers, they were interviewed about the methodologies applied in the teaching of Botany and their difficulties. Several strategies were explored that explored the native flora of the municipality, such as: practical classes with plant collections, such as field classes around the school and the Cachoeira do Urubu Ecological Park, besides playful activities such as drawings, didactic games, making models, which explored various aspects of Botany. The results obtained were satisfactory as to the accomplishment of these activities that involved the study of the native flora, because it was demonstrated by statistical analyzes, that there was significance in some observed aspects, for example, the interest in Botany increased, the students stated that they came to know more the themes of Botany in general, and claim to have more knowledge about the native plants of the region.
Palavras-chave: Vegetação do Piauí
Estratégias Didáticas
Aprendizagem
Biologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: CARVALHO, Patrícia Silva. Estudo da flora como ferramenta didática no ensino de botânica no município de Esperantina-PI. 2019. 109 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/233
Data de defesa: 11-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

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