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dc.creatorNascimento, Osilene Xavier do-
dc.contributor.advisor1Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2021-08-24T13:14:30Z-
dc.date.issued2020-02-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Osilene Xavier do. Gênero currículo: análise da condução das informações. 2020. 137 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/243-
dc.description.resumoEm geral, para a inserção e/ou promoção de indivíduos na comunidade empresarial é necessário que se produza texto do gênero currículo, pois ele tem o objetivo de apresentar o perfil do indivíduo dentro da comunidade, e, para isso, os produtores lançam mão de passos e movimentos retóricos para a organização das informações dispostas nos currículos, que vão de encontro a propósitos e estão relacionados com a comunidade discursiva na qual eles circulam. Assim, averiguamos quais os passos e movimentos retóricos foram utilizados na produção dos currículos, a fim de que os objetivos propostos pelo gênero fossem alcançados diante da comunidade empresarial, discutindo de que forma as informações são conduzidas conforme os passos e movimentos identificados, bem como os mecanismos linguísticos utilizados em sua seleção e distribuição. Para o desenvolvimento dessa pesquisa contamos com o aporte teórico de Swales (1990; 2004; 2016), que ao trazer significativas reflexões para o cenário da teoria de gêneros, nos foi de suma importância para o aprofundamento das noções de gênero enquanto eventos comunicativos, evidenciando a relevância das comunidades discursivas e dos propósitos comunicativos. Considerando tais referenciais estabelecemos inter-relações com as ideias de Bhatia (1993), Biasi-Rodrigues (1998), Bazerman (2005; 2006) e Côrtes et al (2017), que de forma complementar deram luz às questões pertinentes ao estudo de gêneros. Metodologicamente a presente dissertação tem caráter descritivo, quantitativo e qualitativo, através do qual averiguamos um corpus de 30 currículos que circulam na comunidade empresarial, sendo 10 direcionados a empresas industriais, 10 a empresas comerciais e 10 direcionados a empresas de prestação de serviços, verificando de que forma as informações foram dispostas nos textos coletados, identificando os movimentos/passos recorrentes, bem como os mecanismos utilizados para a seleção e organização das informações, levando em conta os propósitos comunicativos presentes e a comunidade discursiva na qual circulam. Após a realização das análises, pudemos constatar que as informações presentes nos currículos encontram-se organizadas em seis unidades retóricas, estas são compostas por subunidades desenvolvidas a partir de propósitos bem definidos, dialogando constantemente com a comunidade discursiva na qual o autor do currículo está inserido.por
dc.description.abstractIn general, for the insertion and/or promotion of individuals in the business community, it is necessary to produce a text of the curriculum genre, as it aims to present the profile of the individual within the community, and, to achieve this goal, producers use rhetorical steps and movements to organize the information arranged in the copies, which meet communicative purposes and are related to the discursive community in which they circulate. Given this, we aim to find out what the rhetorical steps and movements used in the production of the curriculum genre, so that the objectives proposed by the genre are achieved before the business community, discussing how information is conducted according to the steps and movements identified, as well as the linguistic mechanisms used in its selection and distribution. For the development of this research, we rely on the theoretical support of Swales (1990; 2004; 2016), that bringing significant reflections to the scene of the theory of genres, it was of paramount importance to us to deepen the notions of gender as communicative events, showing the relevance of discursive communities and communicative purposes. Contemplating such references, we establish interrelationships with the ideas of Bhatia (1993), Biasi-Rodrigues (1998), Bazerman (2005; 2006), Côrtes et al (2017), which in a complementary way shed light on gender-relevant issues. Methodologically, this study has a descriptive, quantitative and qualitative character, through which we found a corpus of 30 curricula circulating in the business community, 10 of which are directed to industrial companies, 10 to commercial companies and 10 directed to service providers, verifying what form the information was arranged in the collected texts, identifying the recurring movements / steps, as well as the mechanisms used for the selection and organization of the information, taking into account the present communicative purposes and the discursive community in which they circulate. After the analysis, we found that the information present in the copies are organized into six rhetorical units, which are composed of subunits developed from well-defined communicative purposes, constantly dialoguing with the discursive community in which the author of the curriculum is inserted.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-08-24T13:14:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO OSILENE FINAL.pdf: 11387177 bytes, checksum: 6f900de1a1ca028d0b950a6b03bef31c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-24T13:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO OSILENE FINAL.pdf: 11387177 bytes, checksum: 6f900de1a1ca028d0b950a6b03bef31c (MD5) Previous issue date: 2020-02-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauipor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero currículopor
dc.subjectOrganização retóricapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleGênero currículo: análise da condução das informaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
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