Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Andressa Ingrid da Silva Ramos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755872149720149por
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.contributor.referee1Brito, Antonia Edna-
dc.contributor.referee2Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4869908701634735por
dc.date.accessioned2025-10-14T23:41:18Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationSOUSA, Andressa Ingrid da Silva Ramos de. Segmentação não convencional na apropriação da escrita ortográfica: um estudo de base fonológica. 2025. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2025.por
dc.identifier.urihttps://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2649-
dc.description.resumoEste trabalho investiga o processo de apropriação da escrita por crianças do 2º ano do Ensino Fundamental I, com foco na segmentação fonológica como etapa essencial para o desenvolvimento da escrita ortográfica. Diferentemente da fala, que é adquirida naturalmente, a escrita exige um processo pedagógico sistemático, envolvendo estágios cognitivos e linguísticos complexos. A pesquisa parte da observação em sala de aula, onde a autora, professora da rede municipal de Teresina (PI), constatou que muitos alunos apresentam dificuldades significativas na escrita, especialmente na segmentação adequada de palavras. A pesquisa considera fundamental a compreensão da consciência fonológica e da teoria da psicogênese da língua escrita de Ferreiro e Teberosky (1999), além de abordar a teoria da sílaba e os constituintes prosódicos segundo autores como Alves (2017), Collischonn (2014) e Bisol (2014). O estudo parte da hipótese de que a criança desenvolve estratégias próprias de escrita, passando por fases de hipóteses sobre grafia e segmentação, e que a segmentação fonológica desempenha papel-chave na consolidação da escrita ortográfica. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de atividades com múltipla escolha, separação de sílabas, segmentação de frases e produção textual (fábula “A lebre e a tartaruga”), a fim de identificar padrões de segmentação não convencional, como a hipossegmentação (união indevida de palavras). A análise dos dados foi realizada com base nos modelos de Cunha e Miranda (2009) e Zorzi (2009). A dissertação é organizada em sete capítulos, que abrangem desde a fundamentação teórica até a proposta de intervenção. Destaca-se a elaboração de um manual prático para professores alfabetizadores, com sugestões de atividades adaptadas a diferentes níveis de aprendizagem da escrita, articuladas às habilidades previstas na BNCC. Os resultados confirmam que as crianças ainda têm dificuldade em identificar e separar palavras na escrita, o que reforça a necessidade de estratégias pedagógicas específicas voltadas à segmentação fonológica. A pesquisa conclui que a apropriação da escrita não ocorre de forma repentina, mas sim por meio de um processo que envolve hipóteses, erros e acertos. Reforça-se a importância do papel ativo do professor e a necessidade de um ensino sistemático da ortografia e da segmentação.por
dc.description.abstractThis study investigates the process of writing acquisition among 2nd-grade students in elementary education, focusing on phonological segmentation as a key stage in the development of orthographic writing. Unlike speech, which is naturally acquired, writing requires a structured pedagogical process involving complex cognitive and linguistic stages. The research stems from classroom observation, where the author, a teacher in the municipal school system of Teresina (PI, Brazil), noticed that many students faced significant difficulties in writing, particularly in properly segmenting words. The study emphasizes the importance of phonological awareness and the psychogenesis theory of written language by Ferreiro and Teberosky (1999). It also explores syllable theory and prosodic constituents, referencing scholars such as Alves (2017), Collischonn (2014), and Bisol (2014). The research is based on the hypothesis that children develop their own writing strategies, form hypotheses about spelling and segmentation, and that phonological segmentation plays a key role in achieving orthographic writing proficiency. Methodologically, the study applied multiple-choice activities, syllable separation, sentence segmentation, and textual production (e.g., the fable The Tortoise and the Hare) to identify patterns of non-conventional segmentation, such as hyposegmentation (the incorrect merging of words). Data were analyzed using the models of Cunha and Miranda (2009) and Zorzi (2009). The dissertation is structured into eight chapters, covering theoretical foundations and culminating in a pedagogical intervention proposal. This intervention includes a practical manual for literacy teachers, offering activity suggestions tailored to different levels of writing development, aligned with Brazil's National Common Curricular Base (BNCC). The results confirm that students at this stage struggle to identify and separate words in writing, highlighting the need for targeted instructional strategies focused on phonological segmentation.The research concludes that writing acquisition is not a sudden event but a gradual process involving trial, error, and the formation of hypotheses. It reinforces the teacher's active role and the need for systematic teaching of orthography and segmentation.por
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Sousa (andressaidasrdesousa@aluno.uespi.br) on 2025-10-14T23:41:18Z No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 3715616 bytes, checksum: 6a5fdaddc57b34d5bf19c7171cffb83d (MD5) CamScanner_13-10-2025_18.58_assinado.pdf: 725014 bytes, checksum: c27412ed87d956f0bf0ad56206fe172a (MD5) organized (4).pdf: 2157404 bytes, checksum: 7c190a75676c3bc64729324435acad11 (MD5) Scan 14 out. 25 20·37·20.pdf: 764156 bytes, checksum: 1dd890675288ba87f2fac448407517e2 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-10-14T23:41:18Z (GMT). No. of bitstreams: 4 DISSERTAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO.pdf: 3715616 bytes, checksum: 6a5fdaddc57b34d5bf19c7171cffb83d (MD5) CamScanner_13-10-2025_18.58_assinado.pdf: 725014 bytes, checksum: c27412ed87d956f0bf0ad56206fe172a (MD5) organized (4).pdf: 2157404 bytes, checksum: 7c190a75676c3bc64729324435acad11 (MD5) Scan 14 out. 25 20·37·20.pdf: 764156 bytes, checksum: 1dd890675288ba87f2fac448407517e2 (MD5) Previous issue date: 2025-09-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSegmentação não Convencionalpor
dc.subjectApropriação da Escrita Ortográfica-
dc.subjectFonética e Fonologia-
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleSegmentação não convencional na apropriação da escrita ortográfica: um estudo de base fonológicapor
dc.title.alternativeUnconventional Segmentation in the Acquisition of Orthographic Writing: A Phonology-Based Studyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf3,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar
Produto Educacional Completo.pdf2,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.