Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2689
Tipo do documento: Dissertação
Título: Letramento literário em sala de aula: a literatura piauiense no 9º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Literary Literacy in the Classroom: Piauí Literature in the 9th Grade of Elementary School
Autor: Martins, Katiane Régis Pereira 
Primeiro orientador: Silva, Luciano Ferreira da
Primeiro membro da banca: Lopes, Raquel da Silva
Segundo membro da banca: Lima, Mácia Edlene Mauriz
Resumo: Este estudo tem como tema “o letramento literário e a Literatura Piauiense no Ensino Fundamental” e registra uma experiência de promoção do letramento literário com alunos do 9º ano do ensino fundamental por meio da sequência básica idealizada por Cosson (2009), com a utilização da literatura piauiense. Para isso, foi elaborada uma proposta de intervenção baseada na obra Ataliba, o vaqueiro, de Francisco Gil Castelo Branco, com o objetivo de fortalecer a conexão dos estudantes com suas raízes culturais e desenvolver suas habilidades críticas e reflexivas. O referencial teórico que fundamenta este estudo inclui autores como Candido (2012), Todorov (2009), Compagnon (2009), Aguiar e Bordini (1988), Cosson (2009, 2015, 2020), Zilberman (2012) e Soares (2009, 2014), entre outros. A pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, adotou uma abordagem bibliográfica e de campo, utilizando questionários diagnósticos para compreender as percepções e experiências dos alunos com a leitura. Os resultados evidenciaram a necessidade de estratégias didático-pedagógicas mais eficazes para o trabalho com o texto literário na turma em análise. Além disso, a proposta de intervenção realizada demonstrou que a sequência básica de leitura fortalece o engajamento dos alunos, amplia seu repertório cultural e aprimora sua compreensão textual.
Abstract: This study focuses on "literary literacy and the literature of Piauí in elementary education" and documents an experience promoting literary literacy among 9th-grade elementary school students through the basic sequence devised by Cosson (2009), using literature from Piauí. To this end, an intervention proposal was developed based on the work Ataliba, o vaqueiro, by Francisco Gil Castelo Branco, with the aim of strengthening the students' connection with their cultural roots and developing their critical and reflective skills. The theoretical framework that underpins this study includes authors such as Candido (2012), Todorov (2009), Compagnon (2009), Aguiar and Bordini (1988), Cosson (2009, 2015, 2020), Zilberman (2012) and Soares (2009, 2014), among others. The research, of an exploratory and descriptive nature, adopted a bibliographic and field approach, using diagnostic questionnaires to understand the students' perceptions and experiences with reading. The results highlighted the need for more effective didactic-pedagogical strategies for working with literary texts in the class under analysis. In addition, the intervention proposal carried out demonstrated that the basic reading sequence strengthens students' engagement, expands their cultural repertoire and improves their textual comprehension.
Palavras-chave: Letramento Literário
Literatura Piauiense
Ensino Fundamental
Sequência Básica
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MARTINS, Katiane Régis Pereira. Letramento literário em sala de aula: a literatura piauiense no 9º ano do ensino fundamental. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Universidade Estadual do Piauí, Centro de Ciências Humanas e Letras, Teresina, 2025.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2689
Data de defesa: 2025
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdf3,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.