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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2717Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Andrade, Elisângela Amorim | - |
| dc.contributor.advisor1 | Vieira, Rita Alves | - |
| dc.contributor.advisor-co1 | Vieira, Rita Alves | - |
| dc.contributor.referee1 | Martins, Nize da Rocha Santos Paraguassu | - |
| dc.contributor.referee2 | Conceição, Jailson Almeida | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-26T21:37:42Z | - |
| dc.date.issued | 2025 | - |
| dc.identifier.citation | ANDRADE, Elisângela Amorim. O gênero parábola na formação leitora crítica: um estudo sobre as cenas da enunciação e o interdiscurso para alunos da V etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Piauí, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/2717 | - |
| dc.description.resumo | Com o propósito de efetivar um ensino de leitura e escrita proficientes este trabalho tem como objetivo geral investigar como o gênero parábola pode ser utilizado na formação leitora crítica, analisando as cenas da enunciação e o interdiscurso, com o intuito de desenvolver habilidades de leitura crítica e consciente nos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA. Por muito tempo, a parábola permaneceu como um gênero restrito à esfera religiosa, com características específicas que foram se desenvolvendo e que transformaram as narrativas parabólicas em um gênero da esfera literária. Hoje, a parábola está presente em variadas práticas discursivas e, desse modo, por meio do estudo de suas características enquanto gênero discursivo – conteúdo temático, dramaticidade e estilo –, procuramos estabelecer as regularidades e instabilidades do gênero, ancorando-se nos estudos de Sant’Anna (1998; 2010) e Maingueneau (2015) e na análise de diversos enunciados concretos pertencentes ao gênero. Como aporte teórico para o estudo da linguagem, a pesquisa se fundamenta na concepção dialógica proposta por Bakhtin (2003), Elias e Koch (2013), Kleiman (2012), estes teóricos assumem o caráter interacional como realidade da língua, considerando o discurso como prática social que se concretiza por meio dos gêneros discursivos. Para o processo de didatização do gênero parábola, este trabalho se apropria do modelo didático das Sequências Didáticas propostas por Dolz, Noverraz e Schnewly (2010). Após o desenvolvimento da proposta de encaminhamento didático, no qual desenvolvemos atividades de leitura, escrita, análise linguística e dramatização, foi realizada a implementação em uma turma de V Etapa da Educação de Jovens e Adultos - EJA, como instrumentos de coleta de dados recorreu-se questionário, produção textual e gravação das dramatizações, durante a implementação, para posterior análise. Nesse sentido, o estudo em tela, institui-se a partir da análise dos dados coletados, observando que as relações interativas desencadeadas em ambiente escolar por meio da proposta didática partindo de um gênero inédito em sala de aula como a parábola, pode conduzir a um ensino de língua materna profícuo e contextualizado, como se pode observar a partir dos resultados alcançados. É esperado que este trabalho contribua com o entendimento de que é necessário estimular, nos educandos, o gosto pela leitura e a proficiência na escrita de textos, entre estes, o parabólico. Destacou-se o gênero textual parábola por ser pouco divulgado em ambiente escolar e pelo seu caráter moral e pedagógico. Percebe-se, ao final do trabalho, que mesmo diante de alguns imponderáveis surgidos no decorrer da implementação da pesquisa, os resultados obtidos foram positivos. | por |
| dc.description.abstract | With the purpose of effecting a teaching of proficient reading and writing, this work has as its general objective to investigate how the parable genre can be used in the formation of critical readers, analyzing the scenes of enunciation and interdiscourse, in order to develop critical and conscious reading skills in students of Youth and Adult Education – EJA. For a long time, the parable remained a genre restricted to the religious sphere, with specific characteristics that were developed and that transformed the parabolic narratives into a genre of the literary sphere. Today, the parable is present in various discursive practices and, thus, through the study of its characteristics as a discursive genre – thematic content, dramaticity and style –, we seek to establish the regularities and instabilities of the genre, anchored in the studies of Sant'Anna (1998; 2010) and Maingueneau (2015) and in the analysis of various concrete statements belonging to the genre. As a theoretical contribution to the study of language, the research is based on the dialogical conception proposed by Bakhtin (2003), Elias and Koch (2013), Kleiman (2012), these theorists assume the interactional character as a reality of language, considering discourse as a social practice that is materialized through discursive genres. For the process of didactic of the parable genre, this work appropriates the didactic model of the Didactic Sequences proposed by Dolz, Noverraz and Schnewly (2010). After the development of the didactic referral proposal, in which we developed activities of reading, writing, linguistic analysis and dramatization, the implementation was carried out in a class of V Stage of Youth and Adult Education - EJA, as data collection instruments were used field diaries, questionnaire, textual production and recording of dramatizations, during the implementation, for further analysis. In this sense, the study in question is instituted from the analysis of the collected data, observing that the interactive relationships triggered in the school environment through the didactic proposal starting from an unprecedented genre in the classroom such as the parable, can lead to a fruitful and contextualized mother tongue teaching, as can be observed from the results achieved. It is expected that this work will contribute to the understanding that it is necessary to stimulate, in students, the taste for reading and proficiency in writing texts, including the parabolic. The textual genre parable stood out for being little disseminated in the school environment and for its moral and pedagogical character. At the end of the work, it is clear that even in the face of some imponderables that arose during the implementation of the research, the results obtained were positive. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Elisângela Andrade (elisangelaaandrade@aluno.uespi.br) on 2025-11-26T21:37:42Z No. of bitstreams: 2 Dissertação pós defesa - depositário.pdf: 3562848 bytes, checksum: 37873f3470fbde127683b6823aea1c61 (MD5) Produto Dissertaçõ.pdf: 1647404 bytes, checksum: 31891f1137b98915b32940ec4ef64868 (MD5) | eng |
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| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Letras | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Gênero Discursivo | por |
| dc.subject | Parábola | - |
| dc.subject | Didatização | - |
| dc.subject | Leitura | - |
| dc.subject | Escrita | - |
| dc.subject | Dramatização | - |
| dc.subject.cnpq | LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | por |
| dc.title | O gênero parábola na formação leitora crítica: um estudo sobre as cenas da enunciação e o interdiscurso para alunos da V etapa da Educação de Jovens e Adultos – EJA | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Completa.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar | |
| Produto Educacional Completo.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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