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dc.creatorNunes, Polyana Carvalho-
dc.contributor.advisor1Melo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.date.accessioned2021-11-09T14:10:13Z-
dc.date.issued2021-08-28-
dc.identifier.citationNUNES, Polyana Carvalho. A metonímia conceptual como estratégia argumentativa em campanhas de trânsito multimodais. 2021. 145 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/283-
dc.description.resumoNeste trabalho, realizamos, por meio de uma interface entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva, um estudo da metonímia conceptual via modelos cognitivos idealizados, buscando investigar sua relação com a construção persuasiva de campanhas publicitárias de trânsito. Partimos da hipótese de que, nesse gênero argumentativo, a metonímia conceptual, manifestada em mais de uma semiose, atua como um importante gatilho para a construção persuasiva e que sua evocação não ocorre de modo aleatório. Assim, assumindo como postulado que a metonímia ultrapassa a noção histórica de extensão-referencial, fizemos um levantamento da literatura pertinente aos atuais fundamentos teóricos da Linguística Textual, da Linguística Cognitiva e da Argumentação. Nesse sentido, destacamos a relevância basilar dos apontamentos de Cavalcante e Custódio Filho (2010) e de Cavalcante (2012), para fundamentar a noção de texto na perspectiva sociocognitiva; de Lakoff (1987), Lakoff e Johnson (2002) e Abreu (2008), em suas abordagens da metonímia como um modelo cognitivo conceptual e inferencial; de Lima (2003, 2009), ao tratar da construção da interface textual-cognitiva, contribuindo para o deslocamento teórico da metonímia nos estudos da referenciação, e de Pinto (2010), para subsidiar, por meio da discussão acerca da Argumentação em Gêneros, o quadro para análise de gêneros persuasivos, o qual forneceu as categorias de análise nesta investigação. O corpus da pesquisa é composto por dez exemplares de peças publicitárias de trânsito coletadas na plataforma Facebook do DETRAN-PI. Revestido de uma natureza qualitativo-analítico-descritiva dos dados, neste estudo, se analisam e interpretam os fatos observados. Desse modo, evidenciamos que a metonímia conceptual, manifestada em diferentes semioses, atua como um gatilho para a construção persuasiva das campanhas publicitárias de trânsito. Ademais, as análises demonstram que as metonímias se encontram intimamente relacionadas com as escolhas enunciativas, sendo que sua evocação nas campanhas constitui estratégia argumentativa com que a instância enunciadora busca persuadir seus interlocutores, mediante uma teia de sentidos de base inferencial que apela aos conhecimentos socioculturais.por
dc.description.abstractIn this work, we conducted, through an interface between Textual Linguistics and Cognitive Linguistics, a study of conceptual metonymy, via idealized cognitive models, aiming to investigate their relationship with the persuasive construction of traffic advertising campaigns. Taking into consideration the hypothesis that, in this argumentative genre, conceptual metonymy, manifested in more than one semiosis, acts as an important trigger for persuasive construction and that its evocation does not occur randomly. Thus, assuming, as previously postulated, that metonymy goes beyond the historical notion of referential extension, we searched in the literature regarding the current postulates of Textual Linguistics, Cognitive Linguistics, and Argumentation. From this point of view, we highlighted the basic relevance of the records of Cavalcante (2012) and Cavalcante and Custódio Filho (2010) to underlie the notion of text in the sociocognitive perspective adopted for this research; Lakoff (1987), Lakoff and Johnson (2002), and Abreu (2008) to present the approaches of metonymy as a conceptual and inferential cognitive model; Lima (2003, 2009), addressing the construction of the textualcognitive interface, contributing for the theoretical displacement of metonymy to the studies of referencing; and Pinto (2010) to subsidize, through the discussion about Argumentation in Genres, the framework for persuasive gender analysis, which provided us with the categories of analysis in this investigation. The corpus of the study consisted of 10 copies of traffic advertisement notes, collected from the Facebook platform of DETRAN-PI. With a qualitativeanalytical-descriptive nature of the data, in this study, the observed facts were analyzed and investigated. Thus, we showed that the conceptual metonymy, manifested in different semiosis, acts as a trigger for the persuasive construction of traffic advertising campaigns. In addition, the analyzes demonstrate that metonymies are closely related to the enunciative choices, and their evocation in campaigns constitutes an argumentative strategy with which an enunciating instance seeks to persuade its interlocutors, through a web of meanings with an inferential basis that appeals to sociocultural knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2021-11-09T14:10:13Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2133235 bytes, checksum: e52098ad8d078ffd4bdb84d0a03bc0aa (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-09T14:10:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2133235 bytes, checksum: e52098ad8d078ffd4bdb84d0a03bc0aa (MD5) Previous issue date: 2021-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMetonímia conceptualpor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectArgumentaçãopor
dc.subjectPersuasãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subject.cnpqLETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleA metonímia conceptual como estratégia argumentativa em campanhas de trânsito multimodaispor
dc.typeDissertaçãopor
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