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Tipo do documento: Dissertação
Título: (Des)construção da desinformação nas mídias sociais: uma análise da criação, (re)produção, compartilhamento e critério de credibilidade de uma informação falsa
Autor: Silva, Mônica Valéria Mineiro da
Primeiro orientador: Costa, Giselda dos Santos
Resumo: Com o avanço tecnológico, a internet tornou-se uma ótima ferramenta de acesso rápido à informação, contudo, também, facilitou a criação e a divulgação da desinformação, especialmente por meio das mídias sociais, provocando o fenômeno conhecido como Infodemia, registrado pela OMS e outras instituições governamentais como um fator problemático mundialmente na atualidade. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar a produção, distribuição e recepção das informações falsas no meio digital, analisando as estratégias linguísticas para a elaboração desse tipo de texto e sua aceitação por parte dos leitores. Para atingir tal objetivo, a metodologia utilizada baseou-se do Modelo Interativo de Miles et al. (2014) e na técnica de triangulação concebida por Denzin e Lincoln (2005). O corpus analisado consiste num conteúdo falso produzido no contexto da pandemia de Covid-19, publicado no site Gossip e compartilhado no Facebook e no Twitter, intitulado “Coronavírus: o presidente russo, Vladimir Putin, libera 800 tigres e 500 leões para impor a regra de ‘proibição de circulação’ no país”; bem como os comentários postados nas redes sociais sobre a matéria. O aporte teórico no qual nos fundamentamos concentra-se principalmente nos estudos de Alcott e Gentzkow (2017), Burkhardt (2017), Tandoc et al. (2017; 2018), Wardle (2017), Wardle e Derakhshan (2017), Zaryan (2017), Roozenbeek e Linden (2019), Khairunissa (2020), Zaryan (2017), dentre outros. Os dados mostram que a principal estratégia de produção consiste na intertextualidade, ou seja, a sobreposição e diálogo entre diferentes textos. Quanto à recepção, percebemos que as informações manipuladas possuem um alto nível de credibilidade, tendo como principais critérios de autenticação a mensagem (52,9% no Facebook) e o interpessoal-intencional (50,7% no Twitter). Nossos resultados evidenciam a larga necessidade da aquisição do letramento crítico midiático como uma ferramenta positiva no enfrentamento à cultura da desinformação e suas possíveis consequências.
Abstract: With the technological advances, the internet has become a great tool for quick access to information. On the other hand, it has also facilitated the creation and dissemination of misinformation, mainly via social media, which causes the phenomenon known as Infodemia, registered by the World Health Organization and other government institutions as a problematic factor worldwide nowadays. Therefore, this research aims to investigate the production, distribution, and reception of false information in the digital environment, analyzing linguistic strategies for the elaboration of this type of text and its acceptance by the readers. In order to achieve this goal, the methodology used was based on the Interactive Model of Miles et al. (2014) and on the triangulation technique designed by Denzin and Lincoln (2005). The analyzed corpus consists of fake content produced in the context of the Covid-19 pandemic published on the Gossip website and shared on Facebook and Twitter, entitled “Coronavirus: Russian President Vladimir Putin releases 800 tigers and 500 lions to enforce the rule of 'prohibition of circulation' in Russia”; as well as the comments posted on social media regarding this topic. The theoretical framework on which we based focuses mainly on the studies by Alcott and Gentzkow (2017), Burkhardt (2017), Tandoc et al. (2017 and 2018), Wardle (2017), Wardle and Derakhshan (2017), Zaryan (2017), Roozenbeek and Linden (2019), Khairunissa (2020), Zaryan (2017), among others. The data show that the main production strategy consists of intertextuality, that is, the overlapping and dialogue between different texts. Regarding the reception, we realized that the manipulated information has a high level of credibility, having as main authentication criteria the message (52.9% on Facebook) and the interpersonal-intentional (50.7% on Twitter). Our results show the great need for the acquisition of critical media literacy as a positive tool in confronting the culture of disinformation and its possible consequences.
Palavras-chave: Desinformação
Redes sociais
Pandemia
Autenticação da desinformação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SILVA, Mônica Valéria Mineiro da. (Des)construção da desinformação nas mídias sociais: uma análise da criação, (re)produção, compartilhamento e critério de credibilidade de uma informação falsa. 2021. 126 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/291
Data de defesa: 24-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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