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Tipo do documento: Dissertação
Título: O miniconto no contexto de sala de aula na perspectiva da crítica literária contemporânea
Autor: Santos, Francisca Carolina Sousa
Primeiro orientador: Brito, Stela Maria Viana Lima
Resumo: A globalização e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) mudaram as formas de produção e recepção dos textos. Na era da comunicação instantânea, as muitas atribuições sociais exigem que os textos sejam cada vez mais acessíveis e breves. Dessa forma, postula-se que os minicontos − narrativas bastante concisas − tornam a atividade leitora mais rápida e dinâmica. A inclusão do miniconto no componente curricular de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) conferiu destaque a esse gênero literário. Assim, o objetivo geral do presente estudo é analisar como a leitura e a produção de minicontos auxiliam no letramento literário de alunos de uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental, em uma escola de Teresina-PI. Esta pesquisa também tem por objetivos específicos: Demonstrar como a crítica literária aborda o miniconto; Identificar o papel do aluno-leitor/aluno-autor na recepção e produção de minicontos; Descrever de que forma os minicontos estimulam a leitura e a produção textual; Efetivar estudos sobre minicontos pelo viés dos estudos estruturais e recepcionais; Elaborar proposta de intervenção que auxilie no letramento literário com a utilização de minicontos. Diante disso, surgiram as seguintes questões norteadoras: De que forma a leitura e a produção de minicontos auxiliam no letramento literário? Como as mininarrativas despertam o interesse dos alunos pela literatura? Qual a importância do leitor na leitura de minicontos? Como o gênero miniconto é destacado na crítica literária? Para responder a essas questões, supôs-se que ler e produzir minicontos auxilia no letramento literário, visto que é um gênero breve e que atrai a atenção do leitor, bem como o leitor preenche as lacunas das mininarrativas, e também porque tem conquistado espaço entre a crítica literária e o público em geral. A base teórica fundamenta-se em Vieira (2015), Todorov (2009), Cosson (2012), Eagleton (2003; 2006), Jolles (1976), Franco Junior (2005), Moisés (2012), Spalding (2008) e Sim-Sim (2007), na Teoria da Estética da Recepção e do Efeito, de Jauss e Iser, respectivamente, e na Desconstrução, de Jacques Derrida. A metodologia utilizada neste estudo foi de cunho quali-quantitativo, juntamente à bibliográfica, exploratória e aplicada. Em virtude da recente inclusão nos currículos escolares e livros didáticos do gênero miniconto, esta pesquisa visa a colaborar com a prática docente, auxiliando no processo ensino-aprendizagem de mininarrativas. Para tanto, como produto final desta dissertação, elaborou-se um guia didático para professores, que contém atividades de leitura e produção de minicontos. Desse modo, os docentes podem utilizar as atividades como material de apoio em suas aulas, despertando o interesse dos alunos pela leitura literária.
Abstract: The Globalization and Digital Information and Communication Technologies (TDIC) have changed the ways of producing and receiving texts. In the age of instant communication, the many social attributions require that texts be increasingly accessible and brief. Thus, it is postulated that mini-stories - very concise narratives - make reading activity faster and more dynamic. The inclusion of the mini-story in the Portuguese Language curriculum component of the National Common Curricular Base (BNCC) has placed emphasis on this literary genre. Thus, the general objective of the present study is to analyze how reading and the production of mini-stories help in the literary literacy of students in a class of the 8th grade of elementary school, in a school in Teresina-PI. This research also has specific objectives: To demonstrate how literary criticism approaches the mini-story; Identify the role of student-reader / studentauthor in receiving and producing mini-stories; Describe how mini-stories stimulate reading and textual production; Implement studies on mini-counts by means of structural and reception studies; Develop an intervention proposal that helps literary literacy with the use of mini-stories. In addition, the following guiding questions arose: How does reading and the production of mini-stories help in literary literacy? How do mini-narratives arouse students' interest in literature? What is the importance of the reader when reading mini-stories? How is the ministory genre is emphasized in literary criticism? To answer these questions, it was assumed that reading and producing mini stories helps literary literacy, since it is a short genre that attracts the attention of the reader, as well as the reader fills the gaps in the mini-narratives, and also because it has gained space between literary criticism and the general public. The theoretical basis is based on Vieira (2015), Todorov (2009), Cosson (2012), Eagleton (2003; 2006), Jolles (1976), Franco Junior (2005), Moisés (2012), Spalding (2008) and Sim-Sim (2007), in the Aesthetics Theory of Reception and Effect, by Jauss and Iser, respectively, and in the Deconstruction, by Jacques Derrida. The methodology used in this study was qualitative and quantitative, together with bibliographic, exploratory and applied. Due to the recent inclusion in school curricula and textbooks of the mini-stories genre, this research aims to collaborate with teaching practice, assisting in the teaching-learning process of mini-narratives. For that, as a final product of this dissertation, a didactic guide for teachers was elaborated, which contains reading activities and production of mini-stories. Therefore, teachers can use the activities as support material in their classes, arousing students' interest in literary reading.
Palavras-chave: Miniconto
Letramento literário
Ensino fundamental
Crítica literária
Área(s) do CNPq: LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: SANTOS, Francisca Carolina Sousa. O miniconto no contexto de sala de aula na perspectiva da crítica literária contemporânea. 2020. 127 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/329
Data de defesa: 8-Mai-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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