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http://localhost:8080/tede/handle/tede/336
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Estratégias de leitura e compreensão de texto verbo-imagético de alunos surdos |
Autor: | Gabriel, Djanes Lemos Ferreira |
Primeiro orientador: | Silva, Ailma do Nascimento |
Primeiro membro da banca: | Silva, Ailma do Nascimento |
Segundo membro da banca: | Nascimento, Juscelino Francisco do |
Terceiro membro da banca: | Silva, Franklin Oliveira |
Quarto membro da banca: | Gomes, Francisco Wellington Borges |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar as estratégias de leitura de textos verbo-imagéticos de alunos surdos. Como objetivos específicos, propomos: 1) identificar as estratégias de leitura utilizadas pelo leitor surdo; 2) descrever as estratégias de leitura do aluno surdo a partir de textos verbo-imagéticos; 3) analisar o processo de leitura e compreensão de textos do aluno surdo. Partimos da hipótese de que os textos multimodais, ou seja, textos constituídos por elementos verbais e visuais, potencializam a compreensão da leitura, uma vez que a constituição dos sentidos pelo surdo se dá de maneira visual e não auditiva. Neste sentido, os gêneros anúncio e tirinha, recorte deste trabalho, tornam-se importantes recursos pedagógicos na aquisição da leitura do aluno surdo, uma vez que esses textos são constituídos de elementos verbais e visuais que se combinam para construir o sentido. Como aporte teórico, seguimos os pressupostos de: Kleiman (2008, 2016), Cafiero (2005), Smith (1989), Koch e Elias ((2018), Solé (1998), que discutem o conceito de leitura e as estratégias de leitura; Karnopp e Pereira (2015), Quadros e Karnopp (2004), Quadros (2006), Fernandes (2006), Salles (2007), Pereira (2013), com uma abordagem da aquisição da leitura do aluno surdo; Campello (2008), Reyli (2003), Alves (2020), que destacam o potencial dos recursos imagéticos na constituição dos sentidos da leitura do surdo e valorizam a visualidade da pessoa surda nas práticas comunicativas, entre outros estudiosos que trazem temas pertinentes ao nosso estudo. Para concretização desta pesquisa, realizamos um estudo bibliográfico descritivo, de cunho exploratório e abordagem qualitativa no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS), em Teresina (PI), com quatro alunos atendidos nesta instituição. Em face da análise de dados foi perceptível que os procedimentos de leitura de textos verbo-imagéticos foram satisfatórios, destacando que os sujeitos pesquisados usam a estratégia interativa como meio de promover a construção de sentidos da sua leitura. A análise permitiu, também, constatar que os leitores surdos, assim como os ouvintes, recorrem aos seus conhecimentos prévios e conhecimentos do próprio texto para compreender a leitura. Retomando as estratégias de leitura ascendente, descendente e interativa, discutidas por Solé (1998), identificamos que os leitores surdos seguem o mesmo percurso que os leitores ouvintes, a diferença reside em considerar as especificidades de leitores de segunda língua. Dessa forma, esta pesquisa se apresenta como de grande relevância por tratar de uma questão pertinente, pois o fato de o surdo não utilizar a língua portuguesa padrão escrita e ter dificuldade de entender textos nessa língua coloca-o na condição de sujeito iletrado. Nesta perspectiva, nossa pesquisa oportuniza uma discussão acerca de estratégias de leitura de textos verbo-visuais no contexto escolar, com vistas a contribuir para a melhoria do ensino de leitura e, consequentemente, para o progresso do ensino-aprendizagem de alunos surdos. |
Abstract: | This research has as a general objective to emphasize the reading strategies of image- texts of deaf students. And as specific objectives we propose: 1) Identify the reading strategies used by the deaf reader; 2) Describe the reading strategies of the deaf student from image texts; 3) Analyze the process of reading and comprehension of texts of the deaf student. We started from the hypothesis that mixed texts, i.e., texts consisting of verbal and visual elements, enhance the understanding of reading, since the constitution of the senses by the deaf occurs in a visual and not auditory way. Therefore, the genres advertisement and comic strip, cut in this work, become important pedagogical resources in the acquisition of reading for deaf students, since these texts are composed of verbal and visual elements that combine to build meaning. As theoretical support we follow the assumptions of: Kleiman (2008, 2016); Cafiero (2005); Smith (1989), Koch and Elias ((2018), Solé (1998 ) who discuss the concept of reading and reading strategies; Karnopp & Pereira (2015); Quadros & Karnopp (2004), Quadros (2006), Fernandes (2006), Salles (2007), Pereira (2013), with an approach to the deaf student's reading acquisition; Campello (2008), Reyli (2003), Alves (2020), who highlight the potential of imagery resources in the constitution of the senses of the deaf reading and value the visuality of the deaf person in communicative practices, among other scholars who bring relevant issues to our study. To conduct this research, we carried out a descriptive bibliographic study, of exploratory nature and qualitative approach in the Center for Training of Professionals for Education and Care for the Deaf (CAS), in Teresina (PI), with 04 (four) students attended in this institution. In the face of data analysis it was noticeable that the procedures for reading image texts were satisfactory, highlighting that the researched subjectsuse the interactive strategy as a means of promoting the construction of meaning of reading for deaf students. The analysis also showed that deaf readers, as well as listeners, resort to their prior knowledge and knowledge of the text itself to understand the reading. Returning to the ascending, descending and interactive reading strategies discussed by Solé (1998), we identified that deaf readers follow the same path as hearing readers, the difference lies in considering the specifics of second language readers.Thus, this research is of great relevance for dealing with a pertinent issue, because the fact that the deaf do not use the standard written Portuguese language and have difficulty understanding texts in this language puts him in the condition of illiterate subject. In this perspective, our research provides an opportunity for discussion about reading strategies for visual verb texts in the school context, in order to contribute to improving the teaching of reading and consequently to the progress of teaching-learning of deaf students. |
Palavras-chave: | Modalidades de línguas Estratégias de leitura Leitura visual Surdez |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | GABRIEL, Djanes Lemos Ferreira. Estratégias de leitura e compreensão de texto verbo-imagético de alunos surdos. 2022. 101 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/336 |
Data de defesa: | 31-Mar-2022 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Letras |
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