???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/336
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGabriel, Djanes Lemos Ferreira-
dc.contributor.advisor1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.contributor.referee1Silva, Ailma do Nascimento-
dc.contributor.referee2Nascimento, Juscelino Francisco do-
dc.contributor.referee3Silva, Franklin Oliveira-
dc.contributor.referee4Gomes, Francisco Wellington Borges-
dc.date.accessioned2022-06-21T14:50:08Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.citationGABRIEL, Djanes Lemos Ferreira. Estratégias de leitura e compreensão de texto verbo-imagético de alunos surdos. 2022. 101 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/336-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo geral evidenciar as estratégias de leitura de textos verbo-imagéticos de alunos surdos. Como objetivos específicos, propomos: 1) identificar as estratégias de leitura utilizadas pelo leitor surdo; 2) descrever as estratégias de leitura do aluno surdo a partir de textos verbo-imagéticos; 3) analisar o processo de leitura e compreensão de textos do aluno surdo. Partimos da hipótese de que os textos multimodais, ou seja, textos constituídos por elementos verbais e visuais, potencializam a compreensão da leitura, uma vez que a constituição dos sentidos pelo surdo se dá de maneira visual e não auditiva. Neste sentido, os gêneros anúncio e tirinha, recorte deste trabalho, tornam-se importantes recursos pedagógicos na aquisição da leitura do aluno surdo, uma vez que esses textos são constituídos de elementos verbais e visuais que se combinam para construir o sentido. Como aporte teórico, seguimos os pressupostos de: Kleiman (2008, 2016), Cafiero (2005), Smith (1989), Koch e Elias ((2018), Solé (1998), que discutem o conceito de leitura e as estratégias de leitura; Karnopp e Pereira (2015), Quadros e Karnopp (2004), Quadros (2006), Fernandes (2006), Salles (2007), Pereira (2013), com uma abordagem da aquisição da leitura do aluno surdo; Campello (2008), Reyli (2003), Alves (2020), que destacam o potencial dos recursos imagéticos na constituição dos sentidos da leitura do surdo e valorizam a visualidade da pessoa surda nas práticas comunicativas, entre outros estudiosos que trazem temas pertinentes ao nosso estudo. Para concretização desta pesquisa, realizamos um estudo bibliográfico descritivo, de cunho exploratório e abordagem qualitativa no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento ao Surdo (CAS), em Teresina (PI), com quatro alunos atendidos nesta instituição. Em face da análise de dados foi perceptível que os procedimentos de leitura de textos verbo-imagéticos foram satisfatórios, destacando que os sujeitos pesquisados usam a estratégia interativa como meio de promover a construção de sentidos da sua leitura. A análise permitiu, também, constatar que os leitores surdos, assim como os ouvintes, recorrem aos seus conhecimentos prévios e conhecimentos do próprio texto para compreender a leitura. Retomando as estratégias de leitura ascendente, descendente e interativa, discutidas por Solé (1998), identificamos que os leitores surdos seguem o mesmo percurso que os leitores ouvintes, a diferença reside em considerar as especificidades de leitores de segunda língua. Dessa forma, esta pesquisa se apresenta como de grande relevância por tratar de uma questão pertinente, pois o fato de o surdo não utilizar a língua portuguesa padrão escrita e ter dificuldade de entender textos nessa língua coloca-o na condição de sujeito iletrado. Nesta perspectiva, nossa pesquisa oportuniza uma discussão acerca de estratégias de leitura de textos verbo-visuais no contexto escolar, com vistas a contribuir para a melhoria do ensino de leitura e, consequentemente, para o progresso do ensino-aprendizagem de alunos surdos.por
dc.description.abstractThis research has as a general objective to emphasize the reading strategies of image- texts of deaf students. And as specific objectives we propose: 1) Identify the reading strategies used by the deaf reader; 2) Describe the reading strategies of the deaf student from image texts; 3) Analyze the process of reading and comprehension of texts of the deaf student. We started from the hypothesis that mixed texts, i.e., texts consisting of verbal and visual elements, enhance the understanding of reading, since the constitution of the senses by the deaf occurs in a visual and not auditory way. Therefore, the genres advertisement and comic strip, cut in this work, become important pedagogical resources in the acquisition of reading for deaf students, since these texts are composed of verbal and visual elements that combine to build meaning. As theoretical support we follow the assumptions of: Kleiman (2008, 2016); Cafiero (2005); Smith (1989), Koch and Elias ((2018), Solé (1998 ) who discuss the concept of reading and reading strategies; Karnopp & Pereira (2015); Quadros & Karnopp (2004), Quadros (2006), Fernandes (2006), Salles (2007), Pereira (2013), with an approach to the deaf student's reading acquisition; Campello (2008), Reyli (2003), Alves (2020), who highlight the potential of imagery resources in the constitution of the senses of the deaf reading and value the visuality of the deaf person in communicative practices, among other scholars who bring relevant issues to our study. To conduct this research, we carried out a descriptive bibliographic study, of exploratory nature and qualitative approach in the Center for Training of Professionals for Education and Care for the Deaf (CAS), in Teresina (PI), with 04 (four) students attended in this institution. In the face of data analysis it was noticeable that the procedures for reading image texts were satisfactory, highlighting that the researched subjectsuse the interactive strategy as a means of promoting the construction of meaning of reading for deaf students. The analysis also showed that deaf readers, as well as listeners, resort to their prior knowledge and knowledge of the text itself to understand the reading. Returning to the ascending, descending and interactive reading strategies discussed by Solé (1998), we identified that deaf readers follow the same path as hearing readers, the difference lies in considering the specifics of second language readers.Thus, this research is of great relevance for dealing with a pertinent issue, because the fact that the deaf do not use the standard written Portuguese language and have difficulty understanding texts in this language puts him in the condition of illiterate subject. In this perspective, our research provides an opportunity for discussion about reading strategies for visual verb texts in the school context, in order to contribute to improving the teaching of reading and consequently to the progress of teaching-learning of deaf students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2022-06-21T14:50:08Z No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1541113 bytes, checksum: c69727b45a2c7346d0f9ab982c43be32 (MD5) Autorização_Publicação Digital.pdf: 521378 bytes, checksum: 228178347804e5c0d6e239db6da12722 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-21T14:50:08Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação Completa.pdf: 1541113 bytes, checksum: c69727b45a2c7346d0f9ab982c43be32 (MD5) Autorização_Publicação Digital.pdf: 521378 bytes, checksum: 228178347804e5c0d6e239db6da12722 (MD5) Previous issue date: 2022-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModalidades de línguaspor
dc.subjectEstratégias de leiturapor
dc.subjectLeitura visualpor
dc.subjectSurdezpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleEstratégias de leitura e compreensão de texto verbo-imagético de alunos surdospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Completa.pdfDissertação Completa1,5 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
Termo de PublicaçãoAutorização_Publicação Digital509,16 kBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.