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Tipo do documento: Dissertação
Título: El Quijote en la proeza de Ferreira Gullar: uma leitura da adaptação literária de Dom Quixote de la mancha, de Miguel de Cervantes, para leitores juvenis
Título(s) alternativo(s): Don Quixote in the feat of Gullar: a reading of the literary adaptation of Don Quixote de la mancha, Miguel de Cervantes, for young readers
Autor: Silva, Jeanne Sousa da
Primeiro orientador: Carvalho, Diógenes Buenos Aires de
Resumo: Esta dissertação aborda a tradução adaptada de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, realizada por Ferreira Gullar. O estudo centra-se na análise das estratégias utilizadas pelo adaptador para tornar o clássico cervantino mais próximo do jovem leitor. Dessa forma, foi imprescindível o aporte teórico da estética da recepção, de Hans Robert Jauss (1994), por dois fatores: o primeiro porque a referida teoria tem como princípio geral a experiência do leitor como fonte primordial para a compreensão dos fatos literários, tanto em sua configuração estética quanto histórica; nesse sentido, o segundo fator sustenta-se na noção de que a modalidade de texto em estudo configura-se com uma forma explícita de recepção, o que torna possível verificar os horizontes de leitura tanto do leitor de Cervantes, quanto do leitor de Gullar. Para compreender de que maneira o adaptador maneja o texto com vistas a concretizar sua recepção, foi necessário trilhar também pela teoria da tradução de Even-Zoar (1990) e André Lefevere (2007), bem como pelos estudos de Diógenes Buenos Aires de Carvalho (2006), Mário Feijó B. Monteiro (2010), Lauro Amorim (2005), por discutirem conceitos e apontarem para a iminência de uma teoria da adaptação. Com base nesses preceitos teóricos, buscou-se evidenciar ainda, que as escolhas do adaptador tiveram, dentre outros objetivos, o de favorecer a emancipação de seu público-leitor.
Abstract: Esta tesis aborda la traducción adaptada de Don Quijote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, realizada por Ferreira Gullar. El estudio se centra en el análisis de las estrategias utilizadas por el adaptador para tornar el clásico cervantino más próximo del joven lector. De esa manera, fue imprescindible el aporte teórico de la estética de la recepción, de Hans Robert Jauss (1994), por dos factores: primero porque la referida teoría tiene como principio general la experiencia del lector como fuente principal para la comprensión de los hechos literarios, tanto en su configuración estética como histórica; en ese sentido, el segundo factor se basa en la noción de que la modalidad de texto en estudio se configura como una forma explícita de recepción, siendo posible verificar los horizontes de lectura tanto del lector de Cervantes, como del lector de Gullar. Para comprender de qué manera el adaptador maneja el texto en busca de concretizar su recepción, fue necesario utilizar también la teoría de la traducción de Even-Zoar (1990) y André Lefevere (2007), así como los estudios de Diógenes Buenos Aires de Carvalho (2006), Mario Feijó B. Monteiro (2010), Lauro Amorim (2005), por discutir conceptos y apuntar para la inminencia de una teoría de la adaptación. Con base en esos preceptos teóricos, se buscó evidenciar aun, que las estrategias del adaptador tuvieron, entre otros objetivos, el de favorecer la emancipación de su público lector.
Palavras-chave: Adaptação Literária
Dom Quixote
Estética da Recepção
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SILVA, Jeanne Sousa da. El quijote en la proeza de Ferreira Gullar: uma leitura da adaptação literária de Dom Quixote de la mancha, de Miguel de Cervantes, para leitores juvenis. 2014. 83 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/44
Data de defesa: 21-Out-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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