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dc.creatorSilva, Emília Rafaelly Soares-
dc.contributor.advisor1Mendes, Algemira de Macêdo-
dc.date.accessioned2016-10-03T15:35:52Z-
dc.date.issued2014-09-02-
dc.identifier.citationSILVA, Emília Rafaelly Soares. Ressonâncias da pós-modernidade na representação da corporeidade feminina em contos (década de 1990) de Rubem Fonseca. 2014. 171 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/46-
dc.description.resumoEsse estudo tem por objetivo analisar as ressonâncias da pós-modernidade na representação da corporeidade das personagens femininas em contos fonsequianos. Nosso corpus é constituído por contos publicados na década de 1990, a saber: “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” e “Romance negro” (de Romance negro e outras histórias (1992)), “A carne e os ossos”, “Idiotas que falam outra língua”, “Placebo” e “O buraco na parede” (de O buraco na parede (1995)), “Viagens de núpcias” e “Carpe diem” (de Histórias de amor (1997)), “À maneira de Godard” e “O vendedor de seguros” (de A Confraria dos Espadas (1998)). A construção da corporeidade feminina pode ser evidenciada a partir dos questionamentos que a pós-modernidade tece acerca dos imperativos da modernidade (pureza, beleza e ordem). A escrita fonsequiana, permeada de paradoxos, apresenta-nos, por meio de linguagem brutalista e erótica, a corporeidade feminina que revela o corpo enquanto metáfora social. É no corpo, em especial o feminino, que a sociedade capitalista circunscreve seus ideais e imaginários. Dessa forma, os corpos podem ser analisados sob duas instâncias: a do corpo-objeto e a do corpo-sujeito, como nos mostraram Jeudy (2002) e Marzano-Parisoli (2004).O corpo ideal é (per)seguido e disciplinado constantemente através do olhar do Outro, que espera vislumbrar um corpo jovem, magro, saudável, livre de gorduras, celulites e estrias. Em nossas investigações procuramos evidenciar as escolhas narrativas de Rubem Fonseca nesse processo de crítica ao consumismo e ao aprisionamento do corpo feminino às prerrogativas da modernidade.por
dc.description.abstractCette étude vise à analyser les résonances de la post-modernité en représentant le mode de réalisation des personnages féminins dans fonsequianos contes. Notre corpus se compose d'histoires courtes publiées dans les années 1990, à savoir: “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” et “Romance negro” (de Romance negro e outras histórias (1992)), “A carne e os ossos”, “Idiotas que falam outra língua”, “Placebo” et “O buraco na parede” (de O buraco na parede (1995)), “Viagens de núpcias” et “Carpe diem” (de Histórias de amor (1997)), “À maneira de Godard” et “O vendedor de seguros” (de A Confraria dos Espadas (1998)). La construction de la corporéité féminine peut être mise en évidence à partir des questions que la post-modernité tisse sur les impératifs de la modernité (pureté, la beauté et l'ordre). Le fonsequiana écrite, criblé de paradoxes, nous montre à travers le langage brutaliste et érotique, corporéité féminine qui révèle le corps comme métaphore sociale. Il est dans le corps, en particulier les femmes, que la société capitaliste circonscrit leurs idéaux et imaginaire. Ainsi, les organes peuvent être analysés sous deux cas: corps-objet et le corps-objet, comme indiqué Jeudy (2002) et Marzano-Parisoli (2004). Le corps idéal est recherché rigoureux et constamment à travers le regard de l'Autre, en attendant d'apercevoir un corps jeune, mince,costaud, gratuit la graisse, la cellulite et les rainures . Dans notre recherche, nous cherchons à mettre en évidence les choix narratifs Rubem Fonseca dans la critique du consumérisme et le processus de piégeage du corps féminin et les prérogatives de la modernité.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Kelly Silva (kelly.silva201323@gmail.com) on 2016-10-03T15:35:52Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação paginada.pdf: 691680 bytes, checksum: 12b5102dd416f8a92b60716dc7611d4a (MD5) ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.pdf: 46230 bytes, checksum: 2d3059411209c4652285cb5f84fca4e5 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectRubem Fonsecapor
dc.subjectPós-Modernidadepor
dc.subjectCorporeidade Femininapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleRessonâncias da pós-modernidade na representação da corporeidade feminina em contos (década de 1990) de Rubem Fonsecapor
dc.title.alternativeResonances of postmodernity in the representation of female corporeality in tales (1990) Rubem Fonsecaeng
dc.typeDissertaçãopor
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