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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ressonâncias da pós-modernidade na representação da corporeidade feminina em contos (década de 1990) de Rubem Fonseca
Título(s) alternativo(s): Resonances of postmodernity in the representation of female corporeality in tales (1990) Rubem Fonseca
Autor: Silva, Emília Rafaelly Soares
Primeiro orientador: Mendes, Algemira de Macêdo
Resumo: Esse estudo tem por objetivo analisar as ressonâncias da pós-modernidade na representação da corporeidade das personagens femininas em contos fonsequianos. Nosso corpus é constituído por contos publicados na década de 1990, a saber: “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” e “Romance negro” (de Romance negro e outras histórias (1992)), “A carne e os ossos”, “Idiotas que falam outra língua”, “Placebo” e “O buraco na parede” (de O buraco na parede (1995)), “Viagens de núpcias” e “Carpe diem” (de Histórias de amor (1997)), “À maneira de Godard” e “O vendedor de seguros” (de A Confraria dos Espadas (1998)). A construção da corporeidade feminina pode ser evidenciada a partir dos questionamentos que a pós-modernidade tece acerca dos imperativos da modernidade (pureza, beleza e ordem). A escrita fonsequiana, permeada de paradoxos, apresenta-nos, por meio de linguagem brutalista e erótica, a corporeidade feminina que revela o corpo enquanto metáfora social. É no corpo, em especial o feminino, que a sociedade capitalista circunscreve seus ideais e imaginários. Dessa forma, os corpos podem ser analisados sob duas instâncias: a do corpo-objeto e a do corpo-sujeito, como nos mostraram Jeudy (2002) e Marzano-Parisoli (2004).O corpo ideal é (per)seguido e disciplinado constantemente através do olhar do Outro, que espera vislumbrar um corpo jovem, magro, saudável, livre de gorduras, celulites e estrias. Em nossas investigações procuramos evidenciar as escolhas narrativas de Rubem Fonseca nesse processo de crítica ao consumismo e ao aprisionamento do corpo feminino às prerrogativas da modernidade.
Abstract: Cette étude vise à analyser les résonances de la post-modernité en représentant le mode de réalisation des personnages féminins dans fonsequianos contes. Notre corpus se compose d'histoires courtes publiées dans les années 1990, à savoir: “A arte de andar nas ruas do Rio de Janeiro” et “Romance negro” (de Romance negro e outras histórias (1992)), “A carne e os ossos”, “Idiotas que falam outra língua”, “Placebo” et “O buraco na parede” (de O buraco na parede (1995)), “Viagens de núpcias” et “Carpe diem” (de Histórias de amor (1997)), “À maneira de Godard” et “O vendedor de seguros” (de A Confraria dos Espadas (1998)). La construction de la corporéité féminine peut être mise en évidence à partir des questions que la post-modernité tisse sur les impératifs de la modernité (pureté, la beauté et l'ordre). Le fonsequiana écrite, criblé de paradoxes, nous montre à travers le langage brutaliste et érotique, corporéité féminine qui révèle le corps comme métaphore sociale. Il est dans le corps, en particulier les femmes, que la société capitaliste circonscrit leurs idéaux et imaginaire. Ainsi, les organes peuvent être analysés sous deux cas: corps-objet et le corps-objet, comme indiqué Jeudy (2002) et Marzano-Parisoli (2004). Le corps idéal est recherché rigoureux et constamment à travers le regard de l'Autre, en attendant d'apercevoir un corps jeune, mince,costaud, gratuit la graisse, la cellulite et les rainures . Dans notre recherche, nous cherchons à mettre en évidence les choix narratifs Rubem Fonseca dans la critique du consumérisme et le processus de piégeage du corps féminin et les prérogatives de la modernité.
Palavras-chave: Rubem Fonseca
Pós-Modernidade
Corporeidade Feminina
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: SILVA, Emília Rafaelly Soares. Ressonâncias da pós-modernidade na representação da corporeidade feminina em contos (década de 1990) de Rubem Fonseca. 2014. 171 f. Dissertação (Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/46
Data de defesa: 2-Set-2014
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

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